tag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post4645598181489338196..comments2024-03-25T16:44:46.519-03:00Comments on F1 Corradi: 1981Humberto Corradihttp://www.blogger.com/profile/13311647281747598546noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-65083537189350636862012-07-04T00:37:25.000-03:002012-07-04T00:37:25.000-03:00A Alfa do Andretti parece um caminhão em comparaçã...A Alfa do Andretti parece um caminhão em comparação ao Brabham do Piquet na foto em Jarama. . .<br /><br />A Lotus do de Angelis foi a sucedssora daquela com duplo chassis considerada fora do regulamento. . .<br /><br />E a Theodore do Tambay poderia até ser esquisita, mas andava muito bem em se tratando de uma equipe privada. . .<br /><br />Zé MariaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-78141513907241734502012-07-03T22:56:31.160-03:002012-07-03T22:56:31.160-03:00Embora a fibra de carbono ainda fosse privilégio d...Embora a fibra de carbono ainda fosse privilégio da McLaren, as estruturas já estavam bem mais fortalecidas, mesmo com o honeycomb. E quanto ao acidente do Gilles, o problema foi a soltura do assento, pois o coque ficou inteiro.Ituano Voadornoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-53484007004566058252012-07-03T21:30:18.137-03:002012-07-03T21:30:18.137-03:00O carro da segunda foto é um ícone, um divisor de ...O carro da segunda foto é um ícone, um divisor de águas... no mínimo, para Colin Chapman.<br /><br />É o revolucionário <b>Lotus 88</b>, com a idéia do chassis duplo, que apesar de ter sido apresentado em alguns GPs oficiais, jamais participou de uma corrida do Mundial de F1.<br /><br />Nos 3 primeiros GPs de 1981 - Long Beach, Jacarepaguá e Argentina - o carro chegou receber o 'OK' dos comissários técnicos. Mas, o pessoal da FISA acabou revogando a decisão dos comissários técnicos.<br /><br />Colin Chapman e a Lotus recorriam à Corte de Apelações da FIA durante todo o tempo.<br />Embora inscrita, a equipe britânica nem apareceu na 4a etapa da temporada - San Maribo-Ímola.<br />A Corte de Apelações da FISA julgou o carro ilegal apesar de opinião favorável dos Experts Técnicos da Universidade de Cracóvia, na Polônia (!!).<br /><br />Nesse início de temporada, a Lotus teve que contar com o modelo do ano anterior atualizado, o 81B.<br />Em paralelo, Chapman e a Lotus estavam executando algumas 'leves' modificações no 88 a fim de torná-lo 'legal' aos olhos da FISA.<br />A Lotus ainda lançou um outro modelo, o 87, na 6a etapa, em Mônaco.<br /><br />A última tentativa da Lotus, em aprovar seu modelo revolucionário, foi no GP da Grã-Bretanha, em Silverstone (9a etapa).<br />A Lotus deu uma 'ligeira ajeitadinha' no carro, batizou-o com um novo nome - 88B - e tentou, mais uma veza a aprovação dos comissários da FISA...<br />O carro foi apresentado aos comissários técnicos da RAC que, garantiram a Chapman que, se os carros apresentados para o GP fossem exatamente iguais àquele apresentado a eles, tais carros deveriam ser permitidos no GP.<br />Mas, a FISA discordou, fazendo referência ao caso na Corte da FIA, e ameaçando toda sorte de sanções, incluindo a retirada do status de corrida do campeonato mundial (para o GP britânico).<br />Depois dos protestos, a FISA divulgou um comunicado afirmando que o modelo 88B não se adequava ao regulamento técnico da F1 e ameaçou a RAC, os oficiais da corrida e a Lotus caso mantivessem suas decisões. Os comissários foram bem advertidos de que a FISA tinha a autoridade para impor penalidades conforme o Código Esportivo Internacional e se calaram.<br />A Lotus então encarou a conversão dos modelos 88B para o 87 durante a noite (para participarem do GP).<br />Nigel Mansell chegou a ser desqualificado nos treinos - e apenas Elio De Angelis participou do GP, num modelo 87...<br /><br />Isso trouxe um degosto enorme à Chapman, que sabia que tais decisões pela ilegalidade de seu projeto eram fruto de brigas políticas entre FOCA, FISA, FIA, e também pelo receio das equipes rivais, que pressionavam (sobretudo a FISA) para impedir a aprovação do novo carro da Lotus.<br />Chegou-se ao cúmulo da Ferrari forçar a FISA para incluir nas regras que um carro de F1 DEVERIA possuir um sistema de suspensão (molas, amortecedores...). A Ferrari temia que o novo - e secretíssimo - projeto da Lotus fosse de um "F1-kart", o que manteria a altura regulamentar de 6cm do fundo do carro para a pista. Se esse fosse o projeto da Lotus, tal artigo do regulamento 'melaria' o projeto da Lotus... pura sacanagem ferrarista...<br /><br />Foi a gota d'água para Chapman... a politicagem da categoria foi desestimulante demais para ele... <br /><br /><br />Seu próximo 'grande feito' no automobilismo foi... o 'DeLorean DMC-12'...<br />Pouco tempo depois, com o fracasso do DeLorean... bom, dizem por aí que ele morreu... há quem acredite que ele 'forjou' a própria morte e está vivo no Pantanal Mato-Grossense...<br /><br />Se você me permite, Corradi, eu já elaborei minha "Teoria da Conspiração" (hehehehe) quanto a esse caso e deixei nos comentários do 'F1 Nostalgia' há quase 2 anos atrás:<br />http://f1nostalgia.blogspot.com.br/2010/11/onde-esta-voce-colin.html<br /><br /><br />Seja como for, a F1 perdeu Colin Chapman... e com as contínuas tentativas de tornar ilegais quaisquer soluções de engenharia que aparecem na F1, uma hora os 'gênios' - ou quase isso - chutam o balde...<br />Próximo da lista: Adrian Newey.. será?<br /><br /><br />um abraço,<br />Renato BrederAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-71302580794340949372012-07-03T19:14:09.971-03:002012-07-03T19:14:09.971-03:00A imagem em pb é linda. Mas o ultimo carro é horro...A imagem em pb é linda. Mas o ultimo carro é horroroso.Ron Groohttps://www.blogger.com/profile/12691757216545637994noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-62262858336145941882012-07-03T18:25:31.348-03:002012-07-03T18:25:31.348-03:00Corradi,
essa temporada foi fantástica tbm...
ab...Corradi,<br /><br />essa temporada foi fantástica tbm...<br /><br />abs...Por Dentro dos Boxeshttps://www.blogger.com/profile/08977892785427381142noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-54814946659100466372012-07-03T17:18:48.562-03:002012-07-03T17:18:48.562-03:00Naquela época o material predominante nos chassis ...Naquela época o material predominante nos chassis ainda era o alumínio. Quem apontou um novo caminho nesse sentido foi o John Barnard, que introduziu novos materiais como o kevlar e a fibra de carbono na construção dos carros da Mclaren em 1980, seguindo sua experiência de sucesso no ano anterior com o Chaparral 2K na extinta USAC. Claro que a segurança não ia melhorar da noite pro dia, já que haviam vários pontos a serem melhorados, como na proteção a cabeça em capotamentos por exemplo (os santantônios até os anos 80 não inspiravam confiança alguma).Rodrigo Kekenoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-90599954772006128512012-07-03T16:21:09.155-03:002012-07-03T16:21:09.155-03:00Qual era o material que compunha a estrutura dos f...Qual era o material que compunha a estrutura dos f1 nesses tempos? Pq o piloto e principalmente suas cabeças parecem estar bem mais protegidos do que nos carros do final dos anos 80/início dos 90... Pelo que aconteceu com o Gilles parecem que não eram muito sólidos não neh...E.Martinshttps://www.blogger.com/profile/06806497081288337451noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-62065648576642996482012-07-03T15:48:36.134-03:002012-07-03T15:48:36.134-03:00Que bico medonho dessa Theodore!Que bico medonho dessa Theodore!Rodrigo Kekenoreply@blogger.com