tag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post474337714516385275..comments2024-03-25T16:44:46.519-03:00Comments on F1 Corradi: Up to dateHumberto Corradihttp://www.blogger.com/profile/13311647281747598546noreply@blogger.comBlogger7125tag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-87420530439358632322012-07-23T01:17:35.099-03:002012-07-23T01:17:35.099-03:00Zé Maria, sou especialista em turbinas também. já ...Zé Maria, sou especialista em turbinas também. já trabalhei com várias - todas estacionarias, principalmente as solar saturn, centaurus as nuovo pignone e as hispano suiza - realmente quando a turbina não se destina a propulsão por expansão e velocidade dos gases e é destinada a um eixo de força após a camara de combustão são intalados dois rotores, um que retroaciona o eixo do comperessor chamado de HP - high power - e o segundo rotor que aciona um eixo de força que recebe a denominação de LP - low power - e realmente não existe contato físico entre elas, apenas uma variação de rotação e força entre ambas. <br /><br /> No meu caso específico as turbinas na sua totalidade eram para geração de energia ou compressão de gás para exportação para o continente. Todas elas eram alimentadas por GN , gás natural da formação que é desidratado e filtrado antes de ser injetado nas camaras de combustão.<br /><br /> Um abraço Zé Maria, e obrigado por se dar ao trabalho de lêr as bobagens que escrevo por aqui.<br /><br /> Rubem Rodriguez Gonzalezpoliticamente_incorretohttps://www.blogger.com/profile/06857758723579600828noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-65368485703453260872012-07-22T00:22:19.988-03:002012-07-22T00:22:19.988-03:00Rubem, buenas. . .atrasadaço e com grandes chances...Rubem, buenas. . .atrasadaço e com grandes chances de não ser lido mas. . .<br />Misturando alhos com bugalhos e pegando o gancho do acoplamento não ser mecanico mas apenas hidráulico, cito aqui mais uma curiosidade:<br /><br />O motor turbo-hélice mais consagrado da história da aviação, o venerável Pratt & Whitney PT 6 também não possui acoplamento mecânico entre as turbinas de força e de torque, eu costumo definir como acoplamento "viscoso", visto que ocorre apenas a passagem do ar soprado pela primeira através da segunda, tanto que se o maluco quiser ele pode "trancar" a hélice que o motor continua girando. . .<br /><br />É isso, bom domingo e até. . .<br /><br />Zé MariaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-10627363707248644522012-07-20T07:58:59.098-03:002012-07-20T07:58:59.098-03:00Você está certo Rubem, e de facto o que descreve é...Você está certo Rubem, e de facto o que descreve é o sistema que se designa por conversor de "binário" (em Portugal) ou "torque" (no Brasil), e que é muito utilizado nas caixas de velocidades (ou cambio) automáticas.<br />No caso do Lotus, quando eu escrevi este texto (2007) não conhecia o termo "chain transfer case", mas trata-se da (vou usar as designações de Portugal) caixa de transferência, de onde é transmitido o binário/torque para os eixos dianteiro e/ou traseiro, e que pode ser modelos com carrectos (gear) ou corrente (chain).<br />Resumindo, o eixo de saída da turbina estava ligado a um conversor de binário/torque, de onde saía um eixo para a caixa de tranferência, e daí saía um eixo de transmissão para a dianteira e outro para traseira.<br />Utilizar turbinas a gás em carros, é de facto uma ideia que (pelo menos) no papel parece ter tudo para dar certo. Teria sido interessante acompanhar a sua evolução na competição automóvel, mas as federações e os lobbys das marcas rápidamente procederam á sua ilegalização.<br />Saudações.<br />CGCarlos Gilnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-54280283649234797282012-07-20T01:36:41.635-03:002012-07-20T01:36:41.635-03:00Carlos a diferença sutil de idiomas entre nós leva...Carlos a diferença sutil de idiomas entre nós leva as vezes a conclusões erradas. Acho que o conversor binário que você se refere é o conversor de torque que vem a ser o método de transmissão de força do motor para a caixa de câmbio dos modelos hidramáticos em substituição ao conjunto tradicional de embreagem e seus discos.<br /><br /> Funciona assim: o motor - ou turbina - faz girar o eixo que em sua ponta é acoplado a um equipamento de desenho toroidal aonde um rotor acoplado a esse eixo e mergulhado em óleo hidraulico que por efeito hidrodinamico transmite o giro a um rotor secundário que é acoplado a um eixo de saída. Não existe contato físico entre eles, isso permite vairações infinitas de acortdo com a resistencia do segundo rotor, daí o nome de conversor de torque. É claro que existem acessórios como valvulas de pressão e um desenho especial na caraça interna do conversor que direciona o fluxo de óleo adequadamente, alguns são estáticos ou variáveis.<br /> Descrevendo parece um monstro, mas na realidade é um dos equipamentos mecanicos mais simples e fucionais que existe. Um verdadeiro ovo de colombo. é imensamente usado na industria graças a ausencia total de contato fisico entre propulsor e propelido. evitando trancos, quebras e contra rotações.<br /> Acho que você se refere a esse equipamento, s enão for não tem problema. fica a dica.... abraço a todos.<br /><br /> Rubem Rodriguez GOnzalezpoliticamente_incorretohttps://www.blogger.com/profile/06857758723579600828noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-89312509939894364652012-07-19T12:41:49.821-03:002012-07-19T12:41:49.821-03:00Corradi,
não consigo mesmo ver Lewis fora do time...Corradi,<br /><br />não consigo mesmo ver Lewis fora do time de Woking. Apesar disso, ele terá que aceitar um salário menos extravagante.<br /><br />Essa briga aí é antiga. E a Mercedes não deve ficar na F1 nem mais três anos.<br /><br />Quanto ao Razia, acho que se tudo der certo (dinheiro do Eike patrocinando o baiano ano que vem), pode sobrar para algum dos pilotos atuais da Toro Rosso.<br /><br />absTWhttps://www.blogger.com/profile/02480418476938777412noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-18126673572482839842012-07-19T09:29:35.788-03:002012-07-19T09:29:35.788-03:00Corradi, bom dia...
um Lotus exuberante, bem ao e...Corradi, bom dia...<br /><br />um Lotus exuberante, bem ao estilo Chapman...<br /><br />abs...Por Dentro dos Boxeshttps://www.blogger.com/profile/08977892785427381142noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-61865064243586253702012-07-19T09:22:16.567-03:002012-07-19T09:22:16.567-03:00O exótico Lotus 56B com Emerson Fittipaldi ao vola...O exótico Lotus 56B com Emerson Fittipaldi ao volante.<br />Nos tempos em que o Autosport (português) ainda tinha um fórum civilizado, participei numa troca de artigos sobre este carro, e transcrevo o meu (o original pode ser acedido no link que está no fim):<br /><br />O Lotus 56B foi a versão para F1, do carro que Colin Chapman e Maurice Phillippe haviam concebido para as 500 Milhas de indianápolis de 1968.<br />Este carro tinha várias particularidades que o destinguiam de todos os outros F1 da época.<br />O seu desenho era o de uma cunha sobre rodas.<br />Em vez do tradicional motor de explosão, tinha uma turbina a gás Pratt & Whitney STN 6/76. Esta turbina era mais pequena e leve que os motores tradicionais.<br />Em vez da habitual caixa de velocidades e embraiagem, tinha um conversor de binário (segundo outros documento seria uma caixa de transferência "chain transfer case" no original; se alguém souber algo sobre este ponto avance com a informação) que transmitia o movimento ás 4 rodas.<br />A sua potência era de cerca de 600hp, bem superior aos 425hp dos motores tradicionais utilizados na época.<br />No ano de 1971 a Lotus inscreveu o carro com Emerson Fittipaldi em duas provas extra campeonato, o International Trophy em Silverstone onde desistiu por quebra da suspenção, e a Race of Champions em Brands Hatch onde brilhou enquanto houve chuva nas qualificações, mas como a corrida foi em tempo seco acabou no meio do pelotão.<br />Nesse mesmo ano a Lotus increve o carro em três GP's.<br />No GP da Holanda em Zandvoort, realizado com chuva, Dave Walker consegue uma recuperação brilhante e chega a dar a ideia de puder vencer, até que se despista e põe Colin Chapman em fúria.<br />No GP de Inglaterra em Silverstone, Reine Wisell acaba a corrida a 11 voltas do vencedor.<br />No GP de Itália em Monza, Emerson Fittipaldi termina a corrida em 8º, e sem impressionar.<br />Com estes resultados e com a concorrência do vitorioso 72, o 56 terminou então a sua carreira competitiva.<br />Colin Chapman ainda projectou construír uma versão mais pequena e leva do 56B, mas esse foi um projecto que nunca se concretizou.<br />O legado mais importante do 56 foi o seu desenho, que serviu de ponto de partida para o extraordinário Lotus 72. <br />Contribuído por CG , Terça, 27 de Novembro de 2007 às 11:52 <br /><br />Ler mais: http://autosport.sapo.pt/lotus-56b=f46061#ixzz214PfQQoTCarlos Gilnoreply@blogger.com