tag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post7169960528859447750..comments2024-03-25T16:44:46.519-03:00Comments on F1 Corradi: SolarHumberto Corradihttp://www.blogger.com/profile/13311647281747598546noreply@blogger.comBlogger18125tag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-35417050770241910962012-10-02T13:30:06.546-03:002012-10-02T13:30:06.546-03:00 olá Citadini
não há muito tempo o Flavio Gomes c... olá Citadini<br /><br />não há muito tempo o Flavio Gomes contou, no blog dele, a história de uma versão não-oficial para o acidente do Senna, algo bastante especulativo mas que ele ouviu o Emanuelle Pirro contar, este ex-piloto da F1 que participou de uma comissão investigativa sobre aquekle acidente.<br /> a Williams estaria utilizando, clandestinamente, um sistema de direção assistida que teria sofrido uma pane geral naquele momento na Tamburello, e o mais fantástico é que a barra de direção teria se quebrado não pelo choque, mas pela força imposta por Senna ao volante na tentativa de esterçar o carro.<br /> (fica óbvio o tamanho da encrenca se essa for a verdade, dado que a Benetton foi execrada å época, pela suspeita fundamentada de utilizar todos aqueles recursos eletrônicos que estavam proibidos a partir daquela temporada.)<br /><br /> outra coisa que adiciona ås causas do acidente é Patrick Head, numa entrevista a uma revista inglesa, anos depois do acidente, afirmando que o conjunto do trem de direção na dianteira do carro, era o mesmo que já estava instalado para o GP anterior å Imola, em Aida-Japão, e que foi abalroado lateralmente pela Ferrari de Larini quando os dois carros saíram da pista para a brita.<br /> induzindo a pensar que este choque teria enfraquecido a resistência da barra de direção (além do fato dela ter sido refeita e re-soldada etc).fernandohttps://www.blogger.com/profile/07512875640933051580noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-3624807655690132232012-09-28T19:51:14.811-03:002012-09-28T19:51:14.811-03:00Oi Corradi.
Perdão Humberto, lembrei do assunto s...Oi Corradi.<br /><br />Perdão Humberto, lembrei do assunto sobre a morte do Ayrton e esqueci de assinar.<br />Então, ficou só nisso ? As inverstigações não mostram porquê ocorreu aquilo ? Aquele carro era muito problemático naquele início de ano.<br /><br />Obrigado, Marcelo Citadini.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-3805307847529130132012-09-28T08:05:43.890-03:002012-09-28T08:05:43.890-03:00Anônimo (por que não se identifica?)
Foi a quebra...Anônimo (por que não se identifica?)<br /><br />Foi a quebra da barra de direção, não?<br /><br />ValeuHumberto Corradihttps://www.blogger.com/profile/13311647281747598546noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-24711630522712448742012-09-27T21:32:17.242-03:002012-09-27T21:32:17.242-03:00Um dia ainda construo uma máquina do tempo...
Ca...Um dia ainda construo uma máquina do tempo...<br /><br /><br />Carlos HenriqueAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-54445013163123788882012-09-27T20:06:38.670-03:002012-09-27T20:06:38.670-03:00Obrigo-me a subscrever os comentários dos amigos N...Obrigo-me a subscrever os comentários dos amigos Nelson e Renato Breder:<br />que trinca, Ayrton Senna, MP4/4, Spa. Clássico... Carlos Del Valle / Podcast F1 Brasilhttps://www.blogger.com/profile/01251419692046312538noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-37216031228396151452012-09-27T19:47:32.682-03:002012-09-27T19:47:32.682-03:00Oi Corradi. Chegando atrasado.
O que está aí para...Oi Corradi. Chegando atrasado.<br /><br />O que está aí para mim é simplesmente perfeito. Três lendas. Mas gostaria de perguntar algo a você e a esse super pessoal que escreve aqui. É sobre o triste acidente do Ayrton em 94. Já existe hoje uma explicação precisa sobre o quê tirou o domínio do FW16 das mãos dele, fazendo-o seguir em linha reta e colidir na Tamburello ?<br /><br />Obrigado e abraços.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-11826601431520422032012-09-27T15:43:27.577-03:002012-09-27T15:43:27.577-03:00Aliás, esse carro era um primor... nada mais que a...Aliás, esse carro era um primor... nada mais que a evolução do Brabham BT55, só que mais equilibrado, uma vez que o V6 Honda se adaptou melhor ao conceito de carro baixo do que o 4 cil inclinado da BMW. Acho que foi o último carro concebido pelo Gordon Murray na F1 (apesar do projeto ter sido creditado ao Steve Nichols - outro fera).<br /><br />Pode não ter o bico alto e as asas aerodinâmicas de hoje, mas tinha um centro de gravidade extremamente baixo. <br /><br />Apesar de hoje os carros terem uma seção frontal menor, proporcionando uma melhor penetração aerodinâmica, naquela época dispunham de peneus traseiros mais largos, asas traseiras maiores e belos e gigantescos difusores soprados na traseira - ou seja, muita aderência em curva, mas menor velocidade final. <br /><br />Já a potência, talvez seja pouca coisa maior que hoje, uma vez que esses turbos andavam com 2.5 bar.<br /><br />Mas o grande diferencial ali eram os dois indivíduos atrás do volante...harertonhttps://www.blogger.com/profile/06744872955250499800noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-88555080048416831582012-09-27T15:35:01.508-03:002012-09-27T15:35:01.508-03:00Após essa corrida Prost disse a Senna: "Congr...Após essa corrida Prost disse a Senna: "Congratulations, Le Champion"... e tome champanha no olho do francês...harertonhttps://www.blogger.com/profile/06744872955250499800noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-3633957815149591832012-09-27T14:11:53.829-03:002012-09-27T14:11:53.829-03:00 que bela imagem.
pena que minha lembrança dess... que bela imagem.<br /> pena que minha lembrança dessa temporada é um pouco vaga, pra ser sincero na época a esmagadora dominação da McLaren me aborrecia… me arrependo de não ter sido um espectador mais atento naquele ano.<br /> <br /> lá atrás acho que é a primeira perna do S de Les Combes, Senna percorrendo a saída desse S onde vai passar pela zebra externa que sempre é mostrada por trás nas transmissões de TV, um ligeiro aclive que se vê na foto, seguido de ligeiro declive em direção ao ‘ladeira abaixo‘ que se inicia å direita (Rivage?) daí esquerda (Bruxelles) e termina lá embaixo de novo å esquerda na Pouhon (de 2 tangências).fernandohttps://www.blogger.com/profile/07512875640933051580noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-24861500993872889052012-09-27T14:05:43.193-03:002012-09-27T14:05:43.193-03:00um dado dos mais interessantes é o quanto senna ab...um dado dos mais interessantes é o quanto senna abria do prost nas voltas iniciais. era coisa de 4/10 por volta numa pista de 7 km. Impressionante.<br />e outro dado q o mauro santana já falou é a ultrapassagem do senna. quando ele entra a reta, a tv mostra quase que um só carro, de tanto q senna estava próximo do anão. demais!!!!zamborlininoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-90748318939973986682012-09-27T13:29:28.506-03:002012-09-27T13:29:28.506-03:00Belíssima foto.
Apenas o carro que não é meu favo...Belíssima foto.<br /><br />Apenas o carro que não é meu favorito absoluto: Sou apaixonado pelo MacLaren MP 4/5 e seu motor aspirado. Um dos mais belos sons, na minha modesta opinião, que um carro de corrida já produziu.<br /><br />Nada como uma bela foto para espantar o sono depois do almoço!<br /><br />Abraço,<br /><br />PeterTomatehttps://www.blogger.com/profile/01542839904094889303noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-12953891930304463782012-09-27T12:54:12.158-03:002012-09-27T12:54:12.158-03:00Belíssima imagem! Senna venceu a corrida depois de...Belíssima imagem! Senna venceu a corrida depois de uma belíssima ultrapassagem sobre Prost na freada das Les Combes, logo no início.<br /><br />Era a primeira de quatro vitórias em sequência do piloto por lá! Bons tempos!TWhttps://www.blogger.com/profile/02480418476938777412noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-12344978244668735252012-09-27T12:18:08.396-03:002012-09-27T12:18:08.396-03:00Interessante...
A pista é até bem simples, no sen...Interessante...<br /><br />A pista é até bem simples, no sentido que é meio estrada meio circuito permanente, não tem construções faraônicas no entorno, não tem a "pena de Tilke", é um circuito "das antigas"...<br /><br />O capacete de Ayrton Senna era de uma simplicidade só. Amarelo com 3 faixas "cortando-o ao meio", aliás, pode se considerar apenas 2 faixas, uma verde e outra azul, um capacete simples e que mudou pouquíssimo desde que surgiu...<br /><br />O McLaren MP4/4 era também, pelo menos visualmente falando, um carro simples, de visual limpo... isento de 'penduricalhos aerodinâmicos', sem F-duct, DRS, KERS, parecia um caixote - bem baixinho - com 4 rodas, uma asa traseira enorme e uma asa dianteira grande e reta, simples sem aletas para lá e para cá...<br /><br />Toda essa análise para acabar concordando com o comentário conciso do Nelson... 3 LENDAS!<br /><br />- Um dos melhores circuitos, talvez o mais querido pelos pilotos e fãs de F1;<br />- Um dos melhores pilotos, talvez o mais admirado pelos pilotos e fãs de F1;<br />- Um dos melhores F1 já produzidos; esmagou a concorrência e teve Senna e Prost conduzindo-os. Só isso!<br /><br /><br />um abraço,<br />Renato BrederAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-53477029916548391382012-09-27T12:10:47.031-03:002012-09-27T12:10:47.031-03:00Belo clique, belo cenário, belo carro!Belo clique, belo cenário, belo carro!Vinicius Nettonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-81465721342637198942012-09-27T12:08:49.999-03:002012-09-27T12:08:49.999-03:00Corradi,
um clique perfeito...
abs...Corradi,<br /><br />um clique perfeito...<br /><br />abs...Por Dentro dos Boxeshttps://www.blogger.com/profile/08977892785427381142noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-87787617513932462802012-09-27T11:13:10.417-03:002012-09-27T11:13:10.417-03:00Bela foto!
Ele fez um ataque ao Prost na primeira...Bela foto!<br /><br />Ele fez um ataque ao Prost na primeira volta que ficou na história.<br /><br />Lembro bem que lá em casa, eu meu pai e meus tios assistindo a corrida, vibramos como se fosse um gol de placa!<br /><br />Abraço!<br /><br />Mauro Santana<br />Curitiba-PRAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-28238130289694405212012-09-27T10:55:43.010-03:002012-09-27T10:55:43.010-03:00Três lendas:
Senna, Mclaren MP4/4 e Spa-Francorha...Três lendas:<br /><br />Senna, Mclaren MP4/4 e Spa-Francorhamps !<br /><br />NelsonNelsonhttps://www.blogger.com/profile/14920879855073073861noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-45708869734274843762012-09-27T10:53:21.129-03:002012-09-27T10:53:21.129-03:00Saudades ... Saudades ... Társis Muniznoreply@blogger.com