tag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post7247996060291399746..comments2024-03-25T16:44:46.519-03:00Comments on F1 Corradi: AltoHumberto Corradihttp://www.blogger.com/profile/13311647281747598546noreply@blogger.comBlogger11125tag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-78763474169473217722012-06-01T20:26:22.483-03:002012-06-01T20:26:22.483-03:00é vero, Rubem, eu tinha me esquecido das 'mini...é vero, Rubem, eu tinha me esquecido das 'mini-saias', na verdade não sabia direito quando elas passarama ser utilizadas, mas certamente os FW de 79 já as tinha, talvez mesmo as Lotus 79 dominadoras da temporada 78; e me lembrei de uma foto da M23 com Hunt ao volante, com uma 'barra de saia' de plástico transparente flexível ao redor do chassi junto ao solo (na distância entre-eixos).<br />na F1 era o início da preocupação em se aproveitar o fluxo de ar sob os carros.<br />abraço<br />Fernandofernandohttps://www.blogger.com/profile/07512875640933051580noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-63563272529410579412012-05-30T18:44:42.821-03:002012-05-30T18:44:42.821-03:00Apenas para dizer que o fernando e o Rubem foram c...Apenas para dizer que o fernando e o Rubem foram conjuntamente a "cereja do bolo", contando em detalhes (sempre exatos) o porquê de a T5 não ter dado nem para o começo. . .<br /><br />Impressionante foi que, após o retumbante fracasso do modelo, os italianos partiram com tudo para os carros turbo, primeiro com o "caminhão" 126CK de 1981, que mesmo assim venceu várias com Villeneuve (até Mônaco!) e depois com a imbatível 126C2 de 82, quando só perderam o Mundial porque nem o canadense nem Pironi conseguiram chegar ao seu final. . .acabou caindo no colo do Keke Rosberg, num dos títulos mais sem graça da competição. . .<br /><br />Abraços e até. . .<br /><br />Zé MariaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-70477804319555601892012-05-30T11:20:37.637-03:002012-05-30T11:20:37.637-03:00Está certíssimo Fernando. Toda a descrição do efei...Está certíssimo Fernando. Toda a descrição do efeito solo é essa mesma. eram chamados de wing car porque o efeito aerodinãmico era idêntico a o de uma asa de avião, só que invertida. A asa do avião atua aerodinamicamente para levantar o avião do chão, nos carro asa ou wing cars o efeito é o contrário. O carro cola no chão exatamente pela área de baixa pressão na parte traseira que fazendo o efeito venturi, "chupa" todo o ar e "cola" o carro no chão.<br /> Porém não foi dito que a sua eficiência só existe com a adoção das mini-saias que canalizam o ar por baixo e mantém o fluxo uniforme. Sem a sua adoção haveria um regime turbulento ao invés do regime laminar que dá eficiência ao projeto.<br /> Aonde o projeto da Ferrari desandou? Foi quando na realidade fez duas asas menores- e menos eficientes- no fundo do carro ao contrário da concorrência em que o perfil era apenas um, isso provocava assimetria de curvas porque eram dois fluxos distintos e independentes ao invés de um. Teria que haver mini saias centrais também para tecnicamente o projeto ter alguma eficiencia, mas além do regulamento não permitir esse advento provavelmente iria ser destruído durante a corrida dado o cursso curtíssimo, essa solução só seria viável em laboratório ou condições especiais. em condições de corrida impossível!!!!!<br /><br /><br /> Rubem Rodriguez Gonzalezpoliticamente_incorretohttps://www.blogger.com/profile/06857758723579600828noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-78366113092341205212012-05-30T10:14:33.153-03:002012-05-30T10:14:33.153-03:00e, justamente por ter o efeito-solo somente nos si...e, justamente por ter o efeito-solo somente nos sidepods, nas laterais, esse carro ficou em tamanha desvantagem com a concorrência.<br /> (Zé Maria, certíssimo, o Sheckter, carregando o número 1 na carenagem, não conseguiu se classificar pro grid do GP do Canadá em Montreal)<br /> essa ótima foto mostra o X do problema: os outros carros tinham um defletor (talvez seja mais apropriado que difusor) que afunilava o fluxo de ar por baixo do cockpit até o fim do carro, por baixo de motor e transmissão, criando o chamado 'efeito Venturi', mudança de pressão atmosférica e aceleração do fluxo de ar embaixo do carro, provocando aumento de downforce - não tenho formação de físico ou técnico de nada, então perdoem e me corrijam se eu estiver dizendo alguma grande besteira.<br /><br /> o motor de cilindros contrapostos, horizontais, da ferrari, impedia a utilização plena do tal efeito como os carros de motores com cilindros em V conseguiam.fernandohttps://www.blogger.com/profile/07512875640933051580noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-42675197326481391042012-05-30T05:31:44.539-03:002012-05-30T05:31:44.539-03:00Uau! É deste tipo de foto que eu gosto. Adoro as s...Uau! É deste tipo de foto que eu gosto. Adoro as soluções simples e limpas da mecânica dos anos 60.Tomatehttps://www.blogger.com/profile/01542839904094889303noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-35587357842131581112012-05-29T22:54:10.394-03:002012-05-29T22:54:10.394-03:00Para um geek como eu, essa foto é ouro puro, como ...Para um geek como eu, essa foto é ouro puro, como o colega Mario falou, dá para ver o "carro-asa" com o gigantesco difusor embaixo da carenagem lateralCarlos Del Valle / Podcast F1 Brasilhttps://www.blogger.com/profile/01251419692046312538noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-1462098998172280292012-05-29T20:56:24.594-03:002012-05-29T20:56:24.594-03:00Pois é, o ano foi tão desastroso que o Jody mandou...Pois é, o ano foi tão desastroso que o Jody mandou tudo as favas no fim da temporada e foi brincar de outras coisas (o Corradi fez um excelente post a respeito dos afazeres pós-F1 do Jody Schekter, é só buscar nos arquivos do blog).Rodrigo Kekenoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-71849779436793356772012-05-29T18:48:10.529-03:002012-05-29T18:48:10.529-03:00Nessa foto dá para notar bem o famoso carro-asa.
M...Nessa foto dá para notar bem o famoso carro-asa.<br />MarioAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-68101902885778883842012-05-29T17:38:56.720-03:002012-05-29T17:38:56.720-03:00Coisa mais linda de se ver!
Tudo feito no maior do...Coisa mais linda de se ver!<br />Tudo feito no maior dos caprichos, vejam o que brilham as lâminas do aerofólio traseiro!<br />Pena que o carro era uma bomba, tão ruim que o campeão do ano anterior, não aguentou a bucha, acho que até houve DNQ durante a temporada, e se aposentou!<br /><br />Zé MariaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-21747082664290818212012-05-29T14:02:21.688-03:002012-05-29T14:02:21.688-03:00É, Corradi...
hoje a Ferrari e a Ducati (bem como...É, Corradi...<br /><br />hoje a Ferrari e a Ducati (bem como a Itália, claro!) estão assim... com as entranhas à mostra...<br /><br />um abraço,<br />Renato BrederAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034653313238789780.post-72099198044491164732012-05-29T13:38:44.507-03:002012-05-29T13:38:44.507-03:00Atualmente, nem que se queria, essa foto poderia s...Atualmente, nem que se queria, essa foto poderia ser tirada!TWhttps://www.blogger.com/profile/02480418476938777412noreply@blogger.com