Difícil fazer um post especial sobre a Lotus. São várias fases e muitos pilotos importantes.
Hoje postei algumas tentando seguir um tema. Existem muitas outras, belas, fotos no arquivo,
e de todas as épocas. Outro dia coloco aqui. Podem me cobrar.
Essa Lotus que o Peterson está pilotando (foto do meio) é uma Ilha rodeada por 72...
É uma Lotus 76, de 1974. Foi introduzida em substituição à Lotus 72E. Participou de 3 GPs consecutivos: África do Sul, Espanha e Bélgica. Ronnie Peterson e Jacky Ickx detestaram tanto o carro que "suplicaram" a Colin Chapman o retorno da "aposentada" 72E...
A 76 apareceu de novo só no GP da Alemanha porque Peterson bateu sua 72E nos treinos. Ickx usou a 76 de novo na Áustria e Itália. E, por último, Tim Schenken usou a 76 no GP dos EUA, em Watkins Glen, como terceiro piloto (não oficial) da Lotus.
No resumo, participou de 7 GPs, 10 entradas. Exceto o quarto lugar obtido por Peterson na Alemanha e a desclassificação de Schenken nos EUA, todos os outros resultados foram abandonos... uma Lotus ovelha negra...
E além disso, na minha modesta opinião, ela destoa, do ponto de vista estético, das Lotus 72. Acho ela feia, ou pouquíssimo bonita...
Quando o cara viaja (literalmente) e fica sem poder acessar, na vólta "é o ó do borogodó", mas mesmo assim vamos lá:
A primeira foto é de 73 e pela ausência de patrocínio foi num daqueles GPs em que a publicidade tabagista era proibida, parece Alemanha. . .
A outra já foi bem comentada pela "entidade" RB, era a tranqueira da 76, a famosa "4 pedais", sendo 2 para os freios, idéia maluca do Chapman que acabou não dando certo, aqui numa versão já modificada em relação à original, que tinha 2 asas traseiras superpostas. . .
A última, a "criminosa" #8 como bem o disse o Al Unser Jr, foi a do campeonato de 1972, aqui em sua versão definitiva, com asa traseira do modelo 69 de F 2 e spoilers dianteiros retangulares, era um foguete!! Local? Brands Hatch, com vitória do Rato apesar da "ajudinha" do team mate Dave Walker, um "roda-presa" que resolveu segurar o Emerson na hora em que ia levar uma volta de vantagem e dessa maneira fazendo o "Vesgo" (Sir Jackie Stewart) "fungar no cangote" do brasileiro. . .coisas da F 1!
Zé Maria
PS: Corradi tem razão, a 76 de fato até era bonita, mas era uma verdadeira "cadeira-elétrica"!! Tanto é que a 72, em suas várias versões, foi o monoposto que mais temporadas consecutivas cumpriu na F 1, foram 6 entre 70 e 75, com 2 títulos mundiais e uma penca de vitórias!
8 comentários:
Uma equipe fora de série, sem dúvida alguma! E dona do carro mais lindo, pra mim, da história da categoria.
abs
Corradi,
A Lotus era linda demais!
abs
Essa nro 8 com o Rato, em algum lugar parecido a Brands Hatch... vou te falar... essa é "criminosa"!
Essa Lotus que o Peterson está pilotando (foto do meio) é uma Ilha rodeada por 72...
É uma Lotus 76, de 1974. Foi introduzida em substituição à Lotus 72E. Participou de 3 GPs consecutivos: África do Sul, Espanha e Bélgica. Ronnie Peterson e Jacky Ickx detestaram tanto o carro que "suplicaram" a Colin Chapman o retorno da "aposentada" 72E...
A 76 apareceu de novo só no GP da Alemanha porque Peterson bateu sua 72E nos treinos. Ickx usou a 76 de novo na Áustria e Itália. E, por último, Tim Schenken usou a 76 no GP dos EUA, em Watkins Glen, como terceiro piloto (não oficial) da Lotus.
No resumo, participou de 7 GPs, 10 entradas. Exceto o quarto lugar obtido por Peterson na Alemanha e a desclassificação de Schenken nos EUA, todos os outros resultados foram abandonos... uma Lotus ovelha negra...
E além disso, na minha modesta opinião, ela destoa, do ponto de vista estético, das Lotus 72. Acho ela feia, ou pouquíssimo bonita...
um abraço,
Renato Breder
Renato
Gosto dessa Lotus do Peterson justamente por ser mais "rara" e pelo seu design diferenciado.
Valeu
Grande Team Lotus! Esta é daquelas que faz muita falta à actual F1. Corradi, não se esqueça de botar aqui uma foto da Lotus com o Pedro Lamy!
Abraço
Corradi, esses posts com triplas fotográficas estão matadores. parabéns.
fernando
Quando o cara viaja (literalmente) e fica sem poder acessar, na vólta "é o ó do borogodó", mas mesmo assim vamos lá:
A primeira foto é de 73 e pela ausência de patrocínio foi num daqueles GPs em que a publicidade tabagista era proibida, parece Alemanha. . .
A outra já foi bem comentada pela "entidade" RB, era a tranqueira da 76, a famosa "4 pedais", sendo 2 para os freios, idéia maluca do Chapman que acabou não dando certo, aqui numa versão já modificada em relação à original, que tinha 2 asas traseiras superpostas. . .
A última, a "criminosa" #8 como bem o disse o Al Unser Jr, foi a do campeonato de 1972, aqui em sua versão definitiva, com asa traseira do modelo 69 de F 2 e spoilers dianteiros retangulares, era um foguete!!
Local? Brands Hatch, com vitória do Rato apesar da "ajudinha" do team mate Dave Walker, um "roda-presa" que resolveu segurar o Emerson na hora em que ia levar uma volta de vantagem e dessa maneira fazendo o "Vesgo" (Sir Jackie Stewart) "fungar no cangote" do brasileiro. . .coisas da F 1!
Zé Maria
PS: Corradi tem razão, a 76 de fato até era bonita, mas era uma verdadeira "cadeira-elétrica"!! Tanto é que a 72, em suas várias versões, foi o monoposto que mais temporadas consecutivas cumpriu na F 1, foram 6 entre 70 e 75, com 2 títulos mundiais e uma penca de vitórias!
Postar um comentário