Putz, questão complicada, mesmo. Mas acho que a ética muda conforme mudam os tempos. Em primeiro lugar, Fangio era retardatário de Hawthorn, não disputava posição direta, como no caso de Bruno e Schumacher. Em segundo, naqueles tempos, as manobras de ultrapassagem podiam mais facilmente (sublinhe-se o mais facilmente) terminar em acidentes graves.
Foi punido merecidamente, tomou um passão por fora do alemão e quis segurar o que não dava, tem uma imagem em camera lenta que mostra ele tentando espalhar sobre o alemão, se fosse inteligente deixava passar e terminava na posição que o Petrov chegou 10º.
A grande diferença é respeito... Não se vai ao exagero dos anos 50, mas se virem as lutas entre Button e Hamilton, por exemplo, eles nunca fazem o abandono do outro (no Canadá, eu sei, mas isso foi porque o Jenson não viu o Lewis) porque se respeitam um ao outro.
Já o Schumacher o único piloto que alguma vez respeitou como um igual foi o Mika Hakkinen, portanto não nos podemos surpreender que não o respeitem.
Concordo com o Daniel Médici... era disputa direta por posição.
Só vendo de novo hoje, e várias vezes, é que percebi que o Bruno Senna retardou mais do que devia sua frenagem e acabou acertando o carro do Schumacher. Talvez, se ele deixasse o alemão passar e tentasse o "x", teria ido por fora na primeira perna do "S" e estaria por dentro na segunda perna. Ou então, tentaria usar o DRS na reta oposta (opção que parece não ter funcionado neste GP Brasil).
Para mim foi mais acidente de corrida que um incidente passível de punição...
E o Bruno Senna foi penalizado pelo toque ainda na reta dos boxes e não pelo segundo toque, que resultou no furo do pneu da Mercedes. Certo?
A "falta de respeito", se é que pode ser chamada assim, se deu após o GP, com Bruno Senna não reconhecendo que "escorregou" e culpando o vetusto alemão... não na pista...
Acho que foi incidente, lance de corrida, ngm devia ser punido. Mas se era pra punir alguém, que fosse o ainda inexperiente Bruno, que ao que indicam todos os vídeos, esqueceu de fazer a curva. E nem percebeu que esqueceu.
Punição injusta. Agora foi bem feito p/ ele, pois seu tio ajudou a estragar nosso Templo... Quero deixar bem claro que adimiro demais o tio como piloto, certamente um dos maiores de todos os tempos!
Punição injusta, até porque foram DOIS toques, primeiro do alemão nele, ANTES da curva, ele inclusive gesticula com a mão direita, depois o segundo contato, dentro da curva, que resultou no furo do TE do alemão. . .
Quem forçou a barra de verdade foi o Schummi, jogando o carro em cima do Bruno, querendo "achar um espaço" meio que na marra. . .
9 comentários:
Putz, questão complicada, mesmo. Mas acho que a ética muda conforme mudam os tempos. Em primeiro lugar, Fangio era retardatário de Hawthorn, não disputava posição direta, como no caso de Bruno e Schumacher. Em segundo, naqueles tempos, as manobras de ultrapassagem podiam mais facilmente (sublinhe-se o mais facilmente) terminar em acidentes graves.
Foi punido merecidamente, tomou um passão por fora do alemão e quis segurar o que não dava, tem uma imagem em camera lenta que mostra ele tentando espalhar sobre o alemão, se fosse inteligente deixava passar e terminava na posição que o Petrov chegou 10º.
A grande diferença é respeito... Não se vai ao exagero dos anos 50, mas se virem as lutas entre Button e Hamilton, por exemplo, eles nunca fazem o abandono do outro (no Canadá, eu sei, mas isso foi porque o Jenson não viu o Lewis) porque se respeitam um ao outro.
Já o Schumacher o único piloto que alguma vez respeitou como um igual foi o Mika Hakkinen, portanto não nos podemos surpreender que não o respeitem.
Corradi,
A meu ver, faltou experiência. Se bem que a punição foi exagerada, não era para tanto.
abs
E o Schumy algum dia respeitou alguém?
Concordo com o Daniel Médici... era disputa direta por posição.
Só vendo de novo hoje, e várias vezes, é que percebi que o Bruno Senna retardou mais do que devia sua frenagem e acabou acertando o carro do Schumacher. Talvez, se ele deixasse o alemão passar e tentasse o "x", teria ido por fora na primeira perna do "S" e estaria por dentro na segunda perna. Ou então, tentaria usar o DRS na reta oposta (opção que parece não ter funcionado neste GP Brasil).
Para mim foi mais acidente de corrida que um incidente passível de punição...
E o Bruno Senna foi penalizado pelo toque ainda na reta dos boxes e não pelo segundo toque, que resultou no furo do pneu da Mercedes. Certo?
A "falta de respeito", se é que pode ser chamada assim, se deu após o GP, com Bruno Senna não reconhecendo que "escorregou" e culpando o vetusto alemão... não na pista...
um abraço,
Renato Breder
Acho que foi incidente, lance de corrida, ngm devia ser punido.
Mas se era pra punir alguém, que fosse o ainda inexperiente Bruno, que ao que indicam todos os vídeos, esqueceu de fazer a curva. E nem percebeu que esqueceu.
Punição injusta.
Agora foi bem feito p/ ele, pois seu tio ajudou a estragar nosso Templo...
Quero deixar bem claro que adimiro demais o tio como piloto, certamente um dos maiores de todos os tempos!
Depois de tantos pitacos, aqui vai o meu:
Punição injusta, até porque foram DOIS toques, primeiro do alemão nele, ANTES da curva, ele inclusive gesticula com a mão direita, depois o segundo contato, dentro da curva, que resultou no furo do TE do alemão. . .
Quem forçou a barra de verdade foi o Schummi, jogando o carro em cima do Bruno, querendo "achar um espaço" meio que na marra. . .
Zé Maria
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