quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Respeitado




















Um conto. Circuito de Reims, 1958.  

Juan Manuel Fangio sofre com sua Maserati nas longas retas do circuito francês.

O inglês Mike Hawthorn com sua Ferrari é o dono da corrida.

Ao alcançar o argentino cinco vezes campeão mundial, não ultrapassa.

Diminui a velocidade e o acompanha até a linha de chegada.

Indagado sobre a atitude, Hawthorn foi direto ao ponto:

"Não se coloca uma volta sobre Fangio".

Atitude de reverência.

10 comentários:

Ron Groo disse...

Sensacional. Automobilismo era coisa de gentlemans.

zamborlini disse...

a foto do post é do gp da fança de 1957 em rouen.

Pedro Moutinho disse...

fantastico.

Belair disse...

PQP! Arrepiou!

Sergio Villarim disse...

Respeito. É bom, e todos gostam.

Anônimo disse...

puxa vida! fiquei sem palavras no momento em que terminei de ler. Não consigo imaginar uma coisa dessas acontecendo na F1 dessa era. Realmente, citando Groo: "Automobilismo era coisa de gentlemans"

TW disse...

Atitudes que infelizmente não vemos hoje em dia! Que respeito!

abs

Oscar disse...

Um respeito tão profundo que até emociona.Ter saudades de um tempo que não vivemos é meio que clichê,mas juro que gostaria que esses bons tempos voltassem a reinar no automobilismo.

politicamente_incorreto disse...

Os pilotos são os cavaleiros modernos que sempre possuíram um código de honra,respeito e mesmo reverência ao adversário.
Os pilotos na primeira guerra mundial guardaram na sua maioria essa galhardia, o maior exemplo vinha do maior e primeiro "ás" o Barão Vermelho que evitava acertar o piloto adversário nos duelos aéreos pois segundo ele mesmo , era um combatente e não um assassino.
Quem sabe em alguma curva mais fechada do futuro o homem não volte a redescobrir valores como honra, respeito e dignidade, meu pai já falava que que o ítem mais abundante no mundo era o dinheiro, pois existia muito e todo o dia faziam mais, porém oportunidades de mostrar valores são única e o dinheiro não pode compra-las. pena que a maioria esmagadora venda a própria mãe se achar o preço "justo", não sebem nem o que vão fazer com o dinheiro mas quem perde oportunidades de ganhar mais algum é um "trouxa". essa é a síntese do homem moderno, dinheiro dinheiro dinheiro dinheiro........

fernando disse...

lembrei-me que hawthorn havia derrotado fangio, uma vez, também em reims, no GP frança 1953 - e pelas mesmas equipes/marcas com que correram em 58.
fui olhar as infos sobre aquela corrida: 2 horas e 44 minutos de prova (havia pt stops, afinal eram 500 kms de percurso) à média de 183 km/h, isso em carros sob regulamento F2.
hawthorn cruzou em primeiro a bandeirada final, um segundo antes do aregentino!
foi muito frustrante para este essa derrota, mas isso não pesou contra o inglês, a quem muito também respeitava.

o pentacampeão argentino teve uma carreira incrível - boa parte de suas corridas sempre teem histórias e episódios interessantes; dado seu enorme talento e grandeza de personalidade eu considero essas histórias, de suas corridas, uma mitologia.