sábado, 12 de maio de 2012

Essência

























De uma forma despretensiosa.

Retratos da Fórmula 1 dos anos 60.

10 comentários:

fernando disse...

na foto de cima, rindt em charade treinando para o GP da frança de1969. utilizando um capacete emprestado por seu grande amigo piers courage, que era do tipo aberto - rindt não conseguiu usar o seu de tipo integral pois ainda sentia tonturas quando pilotando, consequência do forte acidente em montjuich meses antes. com o de frente aberta pode se sentir mais confortável.

na foto dos pits em monaco - num lugar em q ficaram por poucas edições, assim como a largada, no trecho em frente à enseada, depois da tabacaria - os carros azuis, 46 e 48, serão os anacrônicos mas belos scarab, norteamericanos?

Humberto Corradi disse...

Fernando

Bem observado!

Outra imagem deles na mesma prova (1960)

http://desmond.imageshack.us/Himg14/scaled.php?server=14&filename=reventlow196002mc48d.jpg&res=landing

Mais sobre Scarab

http://f1corradi.blogspot.com.br/2011/10/sinopse.html

Valeu

Anônimo disse...

fernando mandando bem!!

E conhece MUUUUITO da história do Rindt!! Legal!!

Zé Maria

Anônimo disse...

Complementando. . .a Bê Ême branca deve ser com certeza uma F2 participando do GP Alemanha/69 onde as 2 categorias correram juntas. . .carro de Hubert Hahne. . .foto dos treinos porque Gerhard Mitter sofreu um acidente fatal nas práticas e a equipe se retirou da prova.

Zé Maria

Secastro disse...

Bela F1 dos anos 60; é uma pena que só comecei a me interessar por automobilismo com 11 anos, em 1970.

Ao mesmo tempo bela, tremendamente insegura - pilhas de feno (!!) nas margens das pistas, carros frágeis e que incendiavam com incrível facilidade...a lista vai longe. Não adiantar achar belo e ignorar a morte de tantos pilotos como ocorria naqueles tempos. Risco faz parte do jogo, mas correr naquela época era perto de suicídio.

Não custa sonhar, mas imaginem corridas em autódromos com um mínimo de segurança, carros seguros e com a beleza de 1960-1970, sem malditas trocas de pneus e reabastecimento, sem asas móveis e outras porcarias, com PILOTOS de verdade, com carne e osso, pilotando F1, F2, Marcas, sem contratos de 999 paginas com direitos de imagem, que proíbem isto e aquilo...

Acho que exagerei, mas sonhar é legal.

Anônimo disse...

* FOTO 1
Sigo o mestre Fernando!!


* FOTO 2 - Monte Carlo, Mônaco, 1960
Entre os dois carro azuis, encostado ao pit wall, dá para ver o capo azul imperial com 2 listras brancas. Esquema de cores 'oficial' para carros estadunidenses...
O #48 era o de Lance Reventlow e o #46 o de Chuck Daigh.

O carro verde-água com nariz vermelho, tem as cores da 'Yeoman Credit Racing Team'. O número parece terminar em 8 ou 3... É o carro #18 de Tony Brooks, uma Cooper T51.

Enquanto as duas Scarabs não se qualificaram ao GP, Brooks terminou a corrida na 4a posição.


* FOTO 3 - Nürburgring, Alemanha, 1969
Supondo ser uma foto de uma corrida da F1...
Seria a BMW 269, um carro de Formula 2, do piloto Hubert Hahne.
Em Nürburgring, por mais de uma vez, carros da F2 'preencheram' o grid da F1. Isso ocorria para que não houvessem 'hiatos' muito grandes no 'trenzinho de carros', o que não era bom para o público presente no autódromo...

O time da BMW se retirou e não participou desse GP devido à morte de Gerhard Mitter, num acidente nos treinos.


* FOTO 4 - Monte Carlo, Mônaco, 1965
O carro verde, #9, com uma faixa branca central é uma Brabham. E o piloto com um capacete branco, não é Jack Brabham, Denny Hulme, Dan Gurney ou Jacky Ickx. É Bob Anderson.
Assim, é Mônaco em 1965. Anderson está em sua Brabham BT11 com motor Climax 1.5 V8.
O carro vermelho, #11, é outra Brabham BT11, mas com um motor BRM 1.5 V8. O piloro é Frank Gardner.
O terceito carro na foto, traz o #10... O capacete parece vermelho mas não é (alguma ilusão de ótica?)... dava pra pensar que era o Jo Siffert. O capacete é escuro (preto talvez) com uma faixa branca contornando o casco...
O piloto é Paul Hawkins, pilotando uma Lotus 33 com motor Climax 1.5 V8.
Embora pela foto não pareça, os carros de Anderson e Hawkins têm a mesma pintura - verde e branca - e são da mesma equipe: DW Racing Enterprise.



Fotos fantásticas...
A F1 ainda deve seu prestígio a imagens como essas... se a F1 estivesse começando agora, não creio que duraria 60 anos...


um abraço,
Renato Breder

politicamente_incorreto disse...

Secastro, esse é o meu sonho. a volta da simplicidade. Existe algo mais belo do que o simples e bem feito?

Rubem Rodriguez Gonzalez

fernando disse...

corradi, bela a segunda foto dos scarab q vc indica no comment - confirma a beleza dos carros e também traz mais um pouco do charme único das ruas de monte carlo; passando pelo hairpin da estação de trem, provavelmente na primeira sessão de treinos do GP, quinta-feira muito cedo, por volta de 7 da manhã, daí a luz do sol nascente, 'dura', delineando as sombras no asfalto.
relendo o post "Sinopse", não pude deixar de notar alguma sincronicidade de fatos, qual seja a oficina-fábrica dos scarab serem passadas ao carrol shelby, que como estamos sabendo morreu nesse mesmo dia do post "Essência" - aliás uma característica também dele.

como o cockpit do F2-BMW faz lembrar o de um avião 'antigo', monomotor a hélice (motor a pistão...), os rebites , as linhas do parabrisa, e isso levando à 'coincidência' - na verdade não - do escudo da marca ser a estilização de uma hélice de propulsão, em movimento. eu acho um dos escudos mais bonitos de qualquer marca já criados.

boa, Breder, na quarta foto eu notei que eram uns caras 'do fundão' do grid, por assim dizer (sabemos que os grids não eram extensos nessa época, ainda mais em mônaco), mas não tinha idéia quem fosse, valeu. certamente nenhum dos ponteiros.
chama a atenção na foto a 'pista': nada de guardrails, uns míseros sacos de areia frente ao hidrante ou fonte ou sei lá o quê, lembrando que os carros faziam 120 km/h de média na volta - uma velocidade suficiente para, no mínimo, machucar bastante em caso de acidente.
curti também as cores das casas e a marquise do que parece ser uma boate. duvido que ainda seja assim hoje em dia.

e ainda, outra coisa que sempre me deixa meio intrigado, esse aspecto de estrada vicinal da pista de charade, sabendo que foi construída especificamente para corridas a motor - não era uma estrada normal que viesse a ser fechada para acontecer umas corridas.
ver uma máquina moderna e incomum como uma lotus 49 a percorrendo é uma imagem intrigante.

Fabiani C Gargioni #27 disse...

Concordo com o Secastro e com o Rubem, em gênero, número e grau. A F1 se perdeu no emaranhado da tecnologia e do dinheiro!!!

fernando disse...

Breder, azul imperial é bacana demais, e comnbina com o status de um carro de F1.
só li agora. valeu.