quinta-feira, 16 de junho de 2022

E Pur Si Muove




















Bom dia a petrolheads!

Parecia um ser vivo.

16 comentários:

Paulo MOretti disse...

Sensacional !! Saudades desta época !!!

Anônimo disse...

Fico tentando imaginar se não tivessem imposto tantas restrições a criatividade e tecnologia. Como seriam os carros de hoje? Abs, Fernando

Bernardo disse...

não tem video das suspensões sendo exercitadas??? muito legal....

Paulo Heidenreich Jr disse...

Realmente Fernando, é de se imaginar. Na minha opinião esse carro foi o divisor de águas na F1. A FIA proibiu o uso da suspensão ativa, controle de tração e outros dispositivos devido à diferença técnica entre as equipes, sempre alegando que não seria bom para o campeonato uma superioridade tão grande da Williams. E o que foi aquilo ano passado ? Será que os equipamentos de hoje em dia estão nivelados ? Nunca torci tanto para que as outras equipes equilibrem as coisas novamente, para que possamos ver a disputa ponto a ponto.

Rafael Schelb disse...

Qual seria o melhor. O FW14B ou MP4/4? Páreo duro, né?

Anônimo disse...

Rafael Schelb (e demais!)...

A MP4/4, em 1988, ganhou quase tudo - sem oposição! - e com Alain Prost e Ayrton Senna na condução da máquina...

A FW14B, em 1992, foi MUITO superior às demais e ganhou bastante naquele ano... foi pilotada por Nigel Mansell e Riccardo Patrese

Ambas levaram seus pilotos ao campeonato e vice de pilotos e a equipe ao título de construtores...

Não devemos esquecer que 1988 foi um ano de transição na F1: o último dos motores turbo! A Williams, por exemplo, usou um Judd naturalmente aspirado, enquanto a McLaren usou um Honda turbo em seu auge...

Em 1992, os motores estavam mais 'equilibrados'... Williams com um Renault V10, Ferrari com um V12 e a McLaren com um Honda V12... Bom, a Renault estava em ascenção enquanto a Honda estava em seu último ano na F1 (antes de voltar em 2000)...

É dificil... mas talvez - TALVEZ! - a FE14B levasse alguma ligeira vantagem sobre a MP4/4...

ou não... sei lá...

um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

errata:
FE14B não!!!
o certo é FW14B...

abraço,
Renato Breder

Rafael Schelb disse...

Boa análise, Breder... Realmente é difícil saber, o que importa é que ambos foram carros dos sonhos...

Ron Groo disse...

Por mais impressionante que fosse, agradeço para isto não ter ido a frente...
Começou ai na suspensão, logo teríamos controles remotos para o volante e o piloto seria um mero boneco dentro do carro.

PS, mostrei ao meu filho mais novo e o comentário dele foi: "-Que espécie de bruxaria é esta?"

Verde disse...

Vocês estão diantes do melhor carro de Fórmula 1 de todos os tempos. E possivelmente de uma das melhores criações automobilísticas do ser humano.

Anônimo disse...

Isso que não deu tempo de porem o cambio CVT no FW15...aquilo sim que seria um carro de outra galáxia.

Anônimo disse...

Curiosidade: alguem sabe quantos foram fabricados para as temporadas de 91/92/93 e se algum foi vendido a algum particular ou permanecem propriedade do Team Williams?

Ze Maria

Rodrigo Keke disse...

O MP4/4 foi criado pelo Gordon Murray a partir de um conceito utilizado ainda na Brabham em 1986, que na ocasião não deu certo. Teve o melhor motor do ano, os melhores pilotos do grid na ocasião (um deles ainda na fase de afirmação) e uma concorrência não tão inspirada. Ou alguém acha que Williams, Ferrari e afins fizeram algo que preste em 1988? Claro, o MP4/4 foi um bólido excelente, mas não revolucionou nada, não apontou tendências. Já o FW-14B e seu sucessor FW-15C obrigaram a FIA a mudar a cartilha. Porque naquela altura tinha ficado bem claro que as outras haviam ficado pra trás. Frank Williams deve olhar pra trás e suspirar...

TW disse...

Corradi,

com um carro assim, não tinha como Mansell perder o campeonato em 1992.

abs

LGD disse...

Uau! Me fez lembrar do Robocop testando os sistemas...

Davi de Oliveira disse...

Deviam voltar com a suspensão ativa agora em 2022 pra resolver os problemas de Porpoising. Foi até uma sugestão do Alexander Albon durante a pré temporada.