quinta-feira, 4 de junho de 2020

Olivier Gendebien


























O belga Olivier Gendebien foi um herói da Segunda Guerra
Mundial.

Do tipo que meteu chumbo nos nazistas.

Participou da resistência no seu país e também da divisão de
paraquedismo do exército britânico.

Seu nome também é lembrado por outros motivos.

Gendebien foi um dos maiores pilotos de Sportcars de todos
os tempos.

De família rica, na universidade se formou em engenharia.

Depois da guerra foi trabalhar na África.

No Congo.

Lá descobriu o Rally.

Seus bons resultados na categoria chamaram a atenção
de Enzo Ferrari.

Logo ele conseguiu um contrato com a Scuderia Italiana.

Seu jeito de conduzir era admirado pelo Commendatore.

"Um nobre ao volante".

Chegou a participar de 15 corridas da Fórmula 1.

Porém foi nas provas de Endurance que Gendebien se destacou.

E colecionou vitórias.

Reims, Sebring, Nurburgring...

De 1957 à 1962 seu nome no alto dos pódios virou rotina.

Três títulos na Targa Florio.

Quatro conquistas nas 24 horas de Le Mans.

Quatro!!!

Uma verdadeira lenda.

Em 1962 seus familiares o pressionaram para que deixasse
as pistas.

Havia o medo que Gendebien fosse mais um entre os dezenas
de mortos vítimas de acidentes na época.

Abastado, morreu em 1998 em sua casa no sul da França.

Perguntado certa vez sobre o segredo da sua carreira vitoriosa,
o belga respondeu:

"Dobrar as esquinas mais rápido do que se gostaria..."

6 comentários:

ALEX disse...

caramba, tiro o chapéu! d fato vc é um aficionado por corridas! ESTE POST FAZ MTO JUS AO SUBTITULO DO BLOG! ;)

Ron Groo disse...

Esta frase poderia ter sido seu epitáfio.

fernando disse...

ótimo post, não sabia que ele tinha lutado (e heróicamente) na II Guerra.

na foto do alto, com a 156 da Escuderia Nacional Belga, certamente em Spa-Francorchamps - equipe dirigida pelo concessionário da marca do cavallino na Bélgica, Jaques Swaters, aliás se não me engano o primeiro revendedor autorizado da marca fora da Itália.

Anônimo disse...

Antes de Olivier Gendebien, 'nosso' Chico Landi quis correr na F1 com uma Ferrari pintada em amarelo - a cor dos carros para o Brasil. "SACRILEGIO", teria pensado Enzo Ferrari e a coisa parou por aí...

Anos depois lá estava a Ferrari amarelo-belga de Gendebien... e em todos os GPs que ele participou com uma Ferrari, sempre foi pelo time oficial e nenhum pela 'Equipe Nationale Belge'!

* Foto 1 - GP da Bélgica de 1961. Gendebien, com sua Ferrari 156-F1 amarela, terminou em 4o esse GP.
* Foto 2 - GP da França de 1960, em Reims, a bordo de uma Cooper T51 Climax, #44 (da 'Yeoman Credit Racing Team'), o carro à frente dos três, na foto. Gendebien terminou em 2o esse GP.
* Foto 3 - (preciso dar uma 'pesquisada'... talvez Nürburgring, Spa-Francorchamps, etc)

um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

Só para completar,

A foto 3 parece ser das 24 Horas de Le Mans, em 1960.
Olivier Gendebien, em dupla com Paul Frère, venceu esa edição da prova a bordo de uma 'Ferrari 250TR 59/60', com o número 11.

Apenas a título de comparação, aqui está uma '250TR 59/60', usada por George Reed e Bill Sturgis nas 12 Horas de Sebring de 1961, com configuração idêntica.
http://www.racingsportscars.com/photo/1961/Sebring-1961-03-25-016a.jpg
http://www.racingsportscars.com/photo/1961/Sebring-1961-03-25-016.jpg

Mesma 'boca' da Ferrari, mesmas tomadas de ar central e adicionais no capo dianteiro, mesmos pára-brisas, faróis semelhantes, curvas em geral bem iguais...
A Ferrari que vem atrás, na foto, provavelmente a '250TR 59' de André pilette e Ricardo Rodriguez (ao volante?), já não apresenta as tomadas de ar adicionais no capo dianteiro.

A outra '250TR 59/60', na prova, era a de Wolfgang von Trips e Phil Hill, mas não aparece na foto.


outro abraço,
Renato Breder

Ricardo Reno disse...

Uma história bem rica sem dúvida.