quarta-feira, 8 de julho de 2020

Jacky Ickx




























Sua carreira começou desinteressada.

O belga Jacky Ickx não ligava para os autódromos.

Havia o incentivo da família para que ele fosse para as pistas.

Parecia tudo em vão.

Seu pai, um jornalista que cobria as corridas, mesmo assim não desistia.

Sua última cartada foi uma motocicleta.

No alvo.

A doença da velocidade tomou conta do rapaz.

Com apenas 22 anos já estava na Fórmula 1.

Em seu sétimo GP conquistava sua primeira vitória.

Nasceu pra coisa.

E seus feitos não paravam.

Com seu Ford GT venceu as 24 horas de Le Mans.

Jacky tinha 24 anos.

Sem respeito algum, andou para seu carro.

Ao contrário dos outros pilotos.

Um protesto contra o tipo tradicional de largadas no Endurance.

Saiu da última posição.

E triunfou.

A primeira de seis vitórias em La Sarthe.

Em sua coleção de troféus também aparece um do Rally Paris-Dakar.

Talento de sobra.

Fãs ao redor do planeta.

Tem até um piloto capixaba que foi registrado com um nome em sua homenagem.

Dieckle Icklis.

Mas por que esse piloto não foi campeão mundial na Fórmula 1?

Há motivos.

Pra ser campeão é preciso fazer as escolhas certas.

Uma lição que o mestre Juan Manuel Fangio ensinou muito bem.

Outra.

A Fórmula 1 exige presença.

Prioridade total.

Com o tempo as distrações parecem que enfraqueceram o espírito de Ickx.

Enfraqueceram a vontade.

Tudo ficou fácil.

Duas lembranças recentes de 2010.

Sebastian Vettel jogando seu Red Bull contra Mark Webber na Turquia.

Fernando Alonso empurrando a Ferrari de Felipe Massa para a grama na entrada
dos boxes na China.

Dois atos cheios de exageros.

Que dizem muito.

Pois é assim que se nota a determinação de quem quer ser campeão.

13 comentários:

Ron Groo disse...

Concordo... Tem uma frase, não me lembro de qual piloto era que dizia o seguinte:

"-Não F1 não se diz passe, por favor. E sim, passe se puder.

politicamente_incorreto disse...

Vontade nunca faltou ao Ickx, muuuito pelo contrário. o que ocorre é que ele a certa altura da sua carreira se desinteressou totalmente pela F-1.
Na década de 60 e 70 era comum os pilotos da F-1 correrem até de patinete para levantarem alguma grana a mais, em suma: as atividades do grid era ser piloto de F-1 mas que rodavam a "bolsinha " em outras categorias para completarem o cofrinho.
O Ickx fez ao contrário, usava aF-1 como cofrinho e pilotava em outras categorias, principalmente esporte protótipos. Acho que em algum momento entre 71 e 72 o belga se "apaixonou" pela Endurance e nunca mais largou a sua paixão. Um piloto genial como o Ickx não esqueçe, desaprende ou então é um puta piloto de protótipos e um "bostão" na F-1 como suas ultimas apresentações na categoria demonstraram.

Acho que ele perdeu todo o interesse pela F-1 e suas politicagens, é difícil alguém que pilotou para o carcamano do Enzo Ferrari continuar romântico, provavelmente ao se envolver com a eficácia germânica preferiu "tirar" a F-1 do coração e continuou sua carreira claudicante na categoria apenas porque ainda lhe rendia alguma grana, mas nenhum prazer.

Rubem Rodriguez Gonzalez.

P.S. Pode ser que alguma fada madrinha o tenha visitado dentro do cockipt, ninguém sabe o que pode acontecer pilotando em Le Mans na madrugada.... deve ser uma sensãção muito estranha.... quase 400 km/h e só você e deus na imensidão e solidão da madrugada....brrrrrrr!!!! dá até arrepio...

Rubem Rodriguez Gonzalez

Anônimo disse...

Por outro lado, Corradi,

em seu auge na F1, Jacky Ickx tinha como adversários pilotos como Jochen Rindt, Jackie Stewart, Emerson Fittipaldi, Niki Lauda - estes campeões - e ainda Ronnie Peterson, Clay Regazzoni, Patrick Depailler...

Quando Lauda começou a triunfar, a carreira de Ickx na F1 já estava na descendente... Wolf-Williams (1976), Ensign (1976-1978) e Ligier (1979) nas 4 últimas temporadas...

Para a grande maioria dos brasileiros, Jacky Ickx foi o sujeito que 'impediu' Ayrton Senna de vencer em Mônaco 1984... (se isso é verdade, então foi ele quem 'deu' o título a Niki Lauda naquele ano!).

Ickx foi um GRANDE piloto...

abraço,
Renato Breder

zamborlini disse...

complementando o excelente post, devemos falar q ickx era o rei da chuva, antes do senna aparecer, e o rei de nurburgring.

Fabiani C Gargioni #27 disse...

Ickx,para mim uma eterna lenda do automobilismo mundial!!!

Marcos Antonio disse...

pra mim, gênio do endurance. inigualável. Na F1, faltou o "instinto assassino" de querer ser o campeão

Marques disse...

Concordo com todos os elogios mas ao mesmo tempo Ickx foi um dos pilotos "do contra" quando Stewart tentava transformar a F1 em uma categoria mais segura.

Anônimo disse...

Complementando a todos e já que o zamborlini citou Nurburgring, assistam no Youtube o GP da Alemanha/69, quando o belga, menino ainda, de BT26A deu um couro em Stewart de MS80, após uma perseguição implacável e avassaladora. . .venceria também no Canada e acabaria se sagrando Vice-Campeão, mesma colocação do ano seguinte, já pela Ferrari.

Zé Maria

fernando disse...

bem lembrado, zamborlini. ficou famosa uma ultrapassagem de Ickx (de JPS Lotus 72E) sobre uma Ferrari (não sei se Lauda ou Regazzoni)na Race of Champions de 1974 em Brands Hatch, por fora na Paddock Hill Bend - a primeira curva depois dos boxes, em descida.

quanto à decisão de interromper o GP de Mônaco-84, deu resposta brilhante a quem o criticou por aquilo: algo como "melhor interromper cedo do que tarde demais".

carlo paolucci disse...

Master Corradi,

Jacko é um ídolo no meu pequeno país. Mas ele ñ impediu a vitória de Senna em Mônaco, só fez validar o pacto dos pilotos antes da prova. Eu estava lá, vi pela tv o resultado da reunião
q tiveram, apesar de achar q os dois eram imbatíveis na chuva.
Saudações belgo-monarquistas
carlo paolucci

Rodrigo Keke disse...

Em sua primeira participação em Nurburgring na F1, se classificou em terceiro com um carro de F2(!). No ano seguinte, pole. Fez o diabo nos esporte-protótipos, ganhou um Paris-Dakar... se tivesse interesse pela USAC poderia ter feito algumas misérias em Indianapolis também...

Gênio, gênio.

Ituano Voador disse...

Épocas diferentes, não dá para comparar.
Há uma entrevista excelente com Ickx em uma Motosport Magazine de 2011, diz muito sobre seu caráter e sua carreira.

Paulo Moreira disse...

O titulo de campeão de F1 foi o que ficou a faltar a J. Ickx.
Um piloto bastante versátil e que mostrou a sua qualidade em diversas modalidades.
Admiro-o pela atitude que teve em Le Mans, quando caminhou em direcção ao seu carro.

Abraço

visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/