segunda-feira, 5 de março de 2012

Wolf Racing

























A Wolf em destaque.

James Hunt, Jody Scheckter e Bobby Rahal.

9 comentários:

harerton disse...

O modelo da primeira foto apareceria na temporada seguinte pintado de amarelo...

Al Unser Jr. disse...

Corradi, uma hora dessas, dá uma repassada na história do Rahal na F1.

Na Indy, apesar de eu ser meio que novo na época, não gostava do estilo dele, acha bem parecido com o Emerson.

Ron Groo disse...

Sempre achei os carros da Wolf muito charmosos...

Anônimo disse...

A Wolf nasceu da Williams, que foi enxertada com chassis Hesketh...
Acabou produzindo belos carros - como esses das fotos do post - e acabou no 'amarelo Skol' da Fittipaldi...

Frank Williams começou sozinho, juntou-se com Walter Wolf e se deu mal, depois juntou-se com Patrick Head e foi bem sucedido.
Agora Williams já está sem Head e continua associado Wolffe (é outro!)...
Antes de ficar´novamente só, está deixando a cena de mansinho...


Curioso equacionamento o da Williams:

Frank Williams 'sozinho'
1969-1969 => Frank Williams Cars Racing - chassis Brabham
1970-1970 => Frank Williams Cars Racing - chassis De Tomaso
1971-1971 => Frank Williams Cars Racing - chassis March
1972-1972 => Team Williams Motul - chassis March
1973-1974 => Frank Williams Cars Racing - chassis Iso-Marlboro
1975-1975 => Frank Williams Cars Racing - chassis Williams

Associação fracassada: com Walter Wolf
1976-1976 => + Harvey Postlethwaite = Frank Williams Cars Racing, depois Walter Wolf Racing
Os chassis Williams FW04 foram descartados e chassis Hesketh 308C foram compradas e utilizados pela equipe.
Frank Williams, sem condições de 'controlar' o time, demitiu-se antes do fim da temporada!
A Walter WOLF Racing ainda existiu nas temporadas de 1977, 1978 (foto 2 e 3 do post) e 1979 (foto 1 do post).
Em 1980 foi absorvida pela Fittipaldi Automotive (que 'herdou' nessa transação, Keke Rosberg e Postlethwaite, por exemplo).

Associação bem sucedida: com Patrick Head
1977-1977 => Williams Grand Prix Engineering - chassis March
1978-1978 => Williams Grand Prix Engineering - chassis Williams
1978-1981 => + 'petrodólares' = Albilad-Saudia Racing Team
1981-1983 => + TAG = TAG Williams Team
1984-1987 => + Honda - petrodólares - TAG = Canon Williams Honda Team
1988-1988 => - Honda + Judd = Canon Williams Team
1989-1993 => + Renault + Adrian Newey (1991) = Canon Williams Renault
1994-1997 => + Renault + Adrian Newey = Rothmans Williams Renault
1998-1999 => - 'Renault' - Adrian Newey = Winfield Williams
2000-2005 => + BMW (Mario Theisen) = BMW F1 Williams Team
2006-2006 => - BMW + Cosworth + Sam Michael (2005) + Adam Parr = Williams F1
2007-2009 => - Cosworth + Toyota = AT&T Williams
2009-2011 => - Toyota + Cosworth + Toto Wolffe (2010) = AT&T Williams
2011-2012 => - Cosworth + Renault - Patrick Head - Sam Michael + Mike Coughlan = Williams F1 Team

O que vem por aí:
2013-.... => - Frank Williams = uma nova WOLFFE??? ou uma PARR???


um abraço,
Renato Breder

PS: as adições e subtrações estão apenas mais ou menos certas...

Anônimo disse...

Al Unser Jr.,

Bobby Rahal na F1:

2 GPs apenas, ambos em 1978.
EUA e Canadá. Nas duas largou em 20o.
Nos EUA terminou em 12o a uma volta do vencedor.
No Canadá abandonou com problemas de alimentção de combustível.

E foi só!

O curioso da pequena passagem dele na F1, aconteceu no GP do Canadá. O carro dele para o GP era o modelo WR5. Nos treinos ele acabou sofrendo um acidente que o impedia de usar o carro. Tiveram, então, que buscar um outro carro para ele. Acharam um 'velho' WR1 para que ele pudesse correr. Segundo dizem, esse velho WR1 estava 'fora de ação' há algum tempo e estava em exposição em algum lugar (não me lembro aqui agora onde era o tal lugar)...


outro abraço,
Renato Breder

Fabiani C Gargioni #27 disse...

Esses carros da F1 passada são lindos!!!

Anônimo disse...

E o que seria aquela "trosoba" ao lado da lateral esquerda do carro do Hunt em BAires?

Zé Maria

Al Unser Jr. disse...

Valeu Breder!!!!

Anônimo disse...

Zé Maria,

parece um radiador... por mais esquisito que seja!

ou era um treino, ou então o carro foi avariado em algum acidente... muito estranho e eu nem tinha percebido...


abraço
Renato Breder