terça-feira, 19 de junho de 2012
Fundamentos
Bom dia a todos.
Existem coisas que me incomodam.
Falta de honestidade é uma delas.
Aconteceu na etapa realizada pela Indy no Texas.
Justin Wilson venceu com um carro que possuia um apêndice aerodinâmico irregular.
Venceu por causa disso.
A coisa deu clara vantagem ao piloto inglês em relação aos seus rivais.
A Indy descobriu a pequena trapaça.
Puniu com uma multa.
Mas manteve a vitória.
E metralhou a credibilidade da categoria.
Abrindo um precedente perigoso.
Se outra equipe também tentar uma artimanha alguém poderá falar alguma coisa?
É o tipo de situação fácil de resolver.
Desclassifica e pronto.
A Indy anda perdida e mal administrada.
Acho um excelente produto.
Bons pilotos estão alinhando no grid.
Poderia sair mais dos Estados Unidos e rodar o mundo.
Buscar novas praças.
Aproveitando as brechas da caríssima Fórmula 1.
A categoria já correu nos ovais Europeus.
Clica aqui .
Uma etapa na Inglaterra seria bem legal também.
Os ingleses amam automobilismo.
África do Sul, Argentina...
O automobilismo americano não merecia a situação que aí está.
Quem acompanha o Blog a mais tempo passou a ver de forma diferente a história
construída nas pistas ianques.
Bonita.
Grand Am, os Motordromes, IROC, Can-Am...
Espero que a Indy possa se achar novamente.
Não é qualquer categoria que viu Graham Hill, Emerson Fittipaldi, Mario Andretti,
Nigel Mansell e Jim Clark em suas fileiras.
Mas com princípios básicos.
Pois ter credibilidade é essencial.
Postado por
Humberto Corradi
às
09:17
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15 comentários:
Corradi,
concordo inteiramente com vc...
credibilidade é tudo na vida...
abs...
vc está certíssimo, humberto.
Humberto,
Tens razão pena que os americanos só olhem para o próprio umbigo.
Normal aplicar multa num país dominado pelo amor ao dinheiro e em que só existem dois tipos de pessoas os "losers" e os vencedores.
Somente discordo de uma coisa: acho que a Indy deveria é concentrar-se ainda mais nos EUA. Não adianta ela tentar se infiltrar no mercado da Fórmula 1 porque nunca terá o mesmo nível de aceitação.
Sua concorrente é a NASCAR. E até uns doze anos atrás, a Indy ganhava a parada tranquilamente.
PS: os monopostos americanos, todos coloridos e repletos de patrocinadores legais, são muito mais atraentes do que os carros europeus, de pinturas discretas e soturnas.
É, mas os xenófobos - xenófobos para latinos de origem hispanica e portuguesa , fique bem entendido - o ano passado desclassificaram o Helio Castroneves e lhe surrupiaram uma vitória por uma manobra tida como ilegal pelos comissários.
Pior do que o tabelamento e precificação - nem sei se ese termo existe, se não existe criei agora e pronto - das punições é o famoso dois pesos e duas medidas.
Não tenho dúvida que se fosse um dos brazucas o mesmo seria sumariamente desclassificado.
Corradi, para mim a categoria morreu quando houve a cisão no meio dos anos 90. Se reunificaram numa enxurrada de lágrimas de crocodilo apenas para não morrerem a míngua, o resultado é esse Frankeistein que vemos hoje em dia.
A F-1 apesar do espetáculo feérico está no mesmo caminho. eletronica demais, pilotagem de menos, eletronica para decidir ultrapassagens, pneus de farinha, obrigatoriedade de utilização de compostos diferentes, e por ultimo a marmelada da vitória do Maldonado que eu disse e afirmei na época que existiu. Falei que esperaria as etapas posteriores para confirmar e já confirmeir. O que denunciou a fraude foram os 3 segundos de diferença entre o Maldonado e o Senna nos treinos. isso nunca tinha acontecido e nem aconteceu posteriormente. a diferença entre eles sempre dos na casa dos 3 décimos. Aquele temporal de Barcelona foi fruto de um carro que passou por um belo SPA.....mas só uma Williams frequentou esse SPA....
Rubem ROdriguez GOnzalez
PS. COrradi & macacada que frequenta o buteco, o Pandini teve o conteúdo do blog do seu filho surrupiado, jogado fora, estrupiado, vilipendiado, estuprado e mais um monte de ado's pelo Google, vamos compartilhar no facebook e reclamar em qualquer lugar na rede. O garoto levava aquilo a sério e tratava o blog como a sua escrivaninha, não é justo que algum idiota baseado em um regulamento interno mesquinho jogue o trabalho e a dedicação de um menino no lixo.
Que tal uma campanha para realmente nos tornarmos humanos?
Verde
A Nascar é um troço.
É o segundo esporte americano.
Só perde pra NFL.
Indy passa na ESPN 3 de lá.
Ninguém liga.
A exceção são as 500 milhas.
Quando faço a sugestão de buscar outras praças, não penso em concorrência com a F1.
Inglaterra e Argentina são países apaixonados por automobilismo.
Receberiam de braços abertos.
Assim como a Venezuela.
Tentar se reinventar pode ser interessante.
Valeu
Verde, eu acho muito difícil a reverter a disputa com a Nascar. A Nascar além de vender melhor o seu produto, tornou-se mais profissional. Foi muito mais competente em resgatar a sua história e mante-la viva.
A Indy tenta cada vez mais se livrar dos ovais pra se tornar mais segura, coisa que a Nascar não precisou fazer. Para os americanos é mais atrativa uma categoria que ainda é dominada pelos heróis locais do que uma repleta de pilotos estrangeiros ganhando ano após ano.
A Nascar vai se internacionalizar, isso é inevitável, mas acredito que ela vai fazer isso de forma tranquila, sem deixar que a categoria sofra com uma grande invasão estrangeira, até porque são 3 categorias principais e muitas outras regionais, muito bem organizadas e estruturadas. Para que um novo piloto chegue a " 1° divisão" ele vai ter que subir degrau por degrau...
A Nascar é uma máquina de ganhar dinheiro, realmente ela personifica a figura do sulista tipo "fodão do bairro peixoto" qur tanto encanta o americano rolha de poço que que se aboleta na arquibancada entre toneladas de pipocas, nachos, hamburgueres, batatas fritas e piscinas de refrigerante e "duff's".
Como organização e máquina de faturar, nota 1000. Como espetáculo em sí, nota zero. COISORROROSA aquele autorama gigante rodopiando,rodopiando e rodopiando. Aquilo é tudo, menos automobilismno de qualidade.
Acho que a Nascar é regional demais, na europa tenho certeza que não emplacaria. no Brasil qualquer coisa emplaca, Só depende do que se gasta em mídia. Coloca lá uns BBB's, A Ivete sãogalo, a craudia leite e mais meia dúzia de subcelebridades com cobertura da grobo que até corrida de patinete vira espetáculo.........
Rubem Rodriguez Gonzalez
Com relação a credibilidade, concordo totalmente.
Mas com relação em ir para Europa para as corridas, acho que isso não dá certo para a Indy. E, além disso nos EUA e Canada existem vários circuitos mistos excelentes que estão de fora do calendário, como Road America, Road Atlanta, Mosport, Montreal... somente para ficar na America do Norte.
Criticas a Indy sempre geram uma paixão..
mas vou tentar um pto de vista q nao coloque mais lenha na fogueira..rss
ja cansei de ver gente (boa) falando q a indy é uma zona, uma várzea, q n tem segurança, q pode tudo, q já foi boa, q os pilotos são ruins, etc etc etc..
mas pra quem gosta mesmo de automobilismo nada disso importa muito, na verdade acaba sendo um grande contraponto a organização histérica e politica da f-1.. metida a certinha e organizada mas q nos bastidores ferra c mta gente.. só dois casos: Aquela vitoria do Schuma na Áustria e a forma q roubaram o titulo do Senna em 1989.. querem maior falta de credibilidade e antiesportividade q isso?
Nascar é nascar, indy é indy.. a Nascar tb exige um nível tecnico alto dos pilotos, não é um autorama, na verdade é um baita xadres.. um jogo de paciência..andando tao perto de outros carros e do muro..é mto fácil errar..
coloco cada categoria em seu devido lugar, claro q com preferencias pessoais..
mas a indy é essa coisa meio zoneada mesmo e isso, talvez, seja sua grande identidade.
Na foto...
500 Milhas de Indianapolis de 2000...
Primeira fila:
- Greg Ray (Dallara Oldsmobile #1 - Team Menard), pole position;
- Juan Pablo Montoya (G Force-Oldsmobile #9 - Chip Gamassi Racing), rookie;
- Eliseo Salazar (G Force-Oldsmobile #11 - A.J. Foyt Enterprises)
Ray foi o primeiro a abandonar a corrida, na volta 67.
Montoya venceu (estreante e vencedor!), tendo liderado 167 das 250 voltas.
Salazar terminou em 3o.
Quanto à credibilidade das categorias de automobilismo, penso que quanto menos complexos os regulamentos, mais fácil obter coerência nas atitudes dos fiscais, comissários de corrida e técnicos, race control, etc... e daí vem a credibilidade... Esse seria um bom primeiro passo...
A tal 'descomplexificação' (também cunhei um termo, viu Rubem?) dos regulamentos afeta também, diretamente, o 'outro lado da moeda': chefes de equipes, engenheiros, mecânicos, pilotos, patrocinadores, fãs, etc...
E continuo achando que a Indy deveria restringir-se ao território estadunidense/canadense... acredito ser o 'tamanho' da categoria...
E quem sabe - sonhar não custa nada! - a F1 sul-africana ressuscite? Ou, até outra F1 nacional surja?... seria bem legal!
um abraço,
Renato Breder
Breder, daqui há alguns anos o cara vai ficar em dúvida se consulta o "orélio" ou então o "Corradi", a gente semos phoda......
Rubem Rodriguez Gonzalez
Falando em regulamentos, o da Indy me irritou particularmente nos últimos anos, ao proibir que o piloto possa mudar a sua linha para defender uma posição. A F1 também deu um passo atrás nesse sentido esse ano, ao determinar que o piloto possa mudar apenas uma vez sua trajetória em defesas de posição.
Concordo com o Alex!!!
P E L A M O R D E D E U S ! ! !
Essa Indy500 em 2000 foi a maior várzea!!!
Greg Ray (Who?) na pole e o Elizeo Salazar completando a 1ª fila?!?!?!
Taxa de insalubridade a 66.66%!!!
Só se salvou o J P Montoya!!
Parodiando o saudoso Cláudio "Bussunda" Besserman ao incorporar o Marrentinho:
"Fala séééério!!!!
Zé Maria
"
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