Esta corrida teve momentos de extrema preocupação para Fittipaldi.
Reparem na pintura da Lotus, carroceria de alumínio toda descascada por impacto de pedrinhas. Este é o chassi reserva - o caminhão da equipe se acidentou na viagem para Monza, danificando carro titular. Chapman temia que o carro fosse preso pela polícia italiana por problemas judiciais referentes ao acidente de Jochen Rindt em 1970, e deixou o carro reserva em outro caminhão, na fronteira da Itália. Com o estrago no carro titular, teve de usar este, sem revisão desde a última vez que correu.
Já no grid de largada, Fittipaldi observou que o tanque do carro estava vazando gasolina... e largou assim mesmo, não havia o que fazer. Conta-se (não havia transmissão de TV na época) que na última metade da última volta Fittipaldi balançava o carro para o pescador pegar as últimas gotas no tanque para o motor do carro não morrer. A gasolina foi suficiente apenas para cruzar a linha de chegada.
Depois foi só festa. Primeiro campeonato de F1 para Fittipaldi e para o Brasil.
PS. Não te conheço pessoalmente, Corradi, mas posso garantir que a Helena é mais bonita que voce. Parabéns a ela e sua cidade.
já ouvi do próprio Emerson a história da quase falta de gasolina na última volta de Monza-72. É isso mesmo...
O estrago no caminhão da Lotus foi tão grande, que apenas Emerson participou do GP. Seu companheiro de equipe, Dave Walker, nem entrou em cockpits naquele final de semana.
3 comentários:
Prestes a comemorar seu primeiro título mundial. E tudo começou com ele!
Esta corrida teve momentos de extrema preocupação para Fittipaldi.
Reparem na pintura da Lotus, carroceria de alumínio toda descascada por impacto de pedrinhas. Este é o chassi reserva - o caminhão da equipe se acidentou na viagem para Monza, danificando carro titular. Chapman temia que o carro fosse preso pela polícia italiana por problemas judiciais referentes ao acidente de Jochen Rindt em 1970, e deixou o carro reserva em outro caminhão, na fronteira da Itália. Com o estrago no carro titular, teve de usar este, sem revisão desde a última vez que correu.
Já no grid de largada, Fittipaldi observou que o tanque do carro estava vazando gasolina... e largou assim mesmo, não havia o que fazer. Conta-se (não havia transmissão de TV na época) que na última metade da última volta Fittipaldi balançava o carro para o pescador pegar as últimas gotas no tanque para o motor do carro não morrer. A gasolina foi suficiente apenas para cruzar a linha de chegada.
Depois foi só festa. Primeiro campeonato de F1 para Fittipaldi e para o Brasil.
PS. Não te conheço pessoalmente, Corradi, mas posso garantir que a Helena é mais bonita que voce. Parabéns a ela e sua cidade.
Secastro,
já ouvi do próprio Emerson a história da quase falta de gasolina na última volta de Monza-72. É isso mesmo...
O estrago no caminhão da Lotus foi tão grande, que apenas Emerson participou do GP. Seu companheiro de equipe, Dave Walker, nem entrou em cockpits naquele final de semana.
um abraço,
Renato Breder
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