quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Esforço


























Bruno Senna não é um mau piloto.

Atenção.

Não disse que ele é ótimo ou excelente.

Se você me perguntar se eu gosto de seu estilo de pilotagem vou dizer que não.

Assim como não gosto de Jenson Button.

Isso  não quer dizer que Button não seja um piloto excepcional.

Prefiro os mais arrojados.

Os que arriscam mais.

E isso não se aprende.

O cara nasce assim.

Repare uma coisa.

E veja se concorda.

Jenson Button melhorou com o passar dos anos.

Hoje ele conduz melhor do que quando foi campeão.

O tempo fez bem ao seu estilo de pilotagem.

A repetição aperfeiçoou sua linha.

O piloto inglês está indo para sua 13ª temporada.

Com mais de 200 largadas.

Bruno Senna é três anos mais novo que o campeão de 2009.

E está na Fórmula 1 aos trancos e barrancos.

Passou de tudo um pouco.

Só não teve regularidade.
 
Às vezes nem treinar na sexta-feira ele pode...

Nelson Piquet foi genial nas pistas.

Além de possuir o dom da velocidade, treinava.

Treinava muito.

A ponto de chegar a quase perfeição.

Porque perfeição não existe.

Como posso julgar um piloto que não tem essa oportunidade?

Falta essa experiência para o piloto brasileiro.

A prática.

Por isso ocorrem os erros.

Maldonado é o talentoso.

Sabe improvisar.

Consegue se adaptar rápido.

Senna só pode se dar bem pelo esforço.

Se a Fórmula 1 fosse uma escola, Pastor seria aquele menino que mesmo sem
estudar consegue tirar boas notas.

Tem facilidade natural.

Já Bruno precisaria fazer todos os deveres.

Exercitar.

Repetir.

Ensaiar.

Necessita mais esforço.

Isso não é defeito.

Nem o torna pior ou melhor que ninguém.

São características de cada piloto.

Diferenças.

Mas entendo que explica muitas de suas dificuldades na categoria.

Por isso acho que se ficar mais uma temporada na Williams veremos um Bruno
bem melhor nas pistas.

Acredito nisso.

Na história podemos ver que alguns campeões nasceram abençoados.

E por isso são mais admirados pelo público.

Ayrton Senna, Ascari, Fangio, Clark...

Já outros precisaram trabalhar muito para se tornar vencedores.

Tiveram que derrubar barreiras e limitações.

No entanto é engraçado notar que justamente um desses esforçados é o maior
colecionador de títulos e possui praticamente todos os recordes da Fórmula 1.

O trabalho traz recompensas.

17 comentários:

TW disse...

E muito disso se deve aos anos que Bruno ficou longe das pistas, após a morte do tio. Não estou dizendo que isso é o responsável, apenas que ajudou nessa dificuldade apresentada por ele.

Espero que ele consiga mais um ano na categoria, embora pense que Lucas di Grassi se daria melhor em seu lugar.

Jopa_47 disse...

Bruno é talentoso. O seu estilo, como vc mesmo disse, requer mais tempo para chegar ao alto nível. Mas dentro dele mora o talento. Basta ver suas voltas lançadas do ano passado. Sétimo lugar naquela classificação em SPA foi coisa de gente grande. Ele superou Alonso e colocou mais de 1.5s em Petrov. Era Spa e chovia. Seu ritmo de corrida em algumas provas desse ano também assustam. Acompanho o live-timing e em algumas corridas, largando atrás e tendo que ultrapassar vários pilotos, Bruno tem o ritmo dos pilotos da dianteira. Ele precisa de mais tempo, de intimidade com o carro. Fico com pena de que talvez ele não consiga isso. Ele vai ter que fazer alguma mágica ainda esse ano. Já fez algumas, mas terá de ser uma das grandes. Vou torcer. Se ele tiver uma única vitória, será uma bela história para se contar.

Jopa_47 disse...

Ia me esquecendo... Bela foto!

Anônimo disse...

É, Corradi, me apropriando de conhecido dito popular, só no dicionário sucesso vem antes de trabalho.

Carlos Henrique

Alexandre S disse...

Ótimo texto Corradi, concordo plenamente!

Rodrigo Keke disse...

Texto certeiro Corradi, concordo plenamente! Falando nos esforçados, você citou Schumacher, que de fato trabalhou bastante, mas se olhar para a carreira verá que ele possuía muita velocidade desde o início.

Pra mim o melhor exemplo de piloto limitado que foi vencedor graças a muito trabalho duro e extensivos ensaios chama-se Damon Hill. É incrível ver o quanto ele se aprimorou durante seus anos de F1.

Anônimo disse...

Esta correto Corradi!

Uma pena que hoje os pilotos só podem testar em simuladores, e isso infelizmente poda muitos "futuros" talentos, e que muitas vezes não chegam a vingar.

Abraço!

Mauro Santana
Curitiba-PR

Ricardo Reno disse...

Belo texto, como sempre, Corradi. Pena que o piloto não faça jus a ele. Para mim ele é igual a grande maioria do grid. Sem tempero algum. Se de repente ele não alinhar no Japão ninguém vai notar.

David Félix disse...

Concordo com o texto Corradi...

As pessoas tem a memória fraca, mas em 2008, nos testes de final de temporada ele já tava quase assinado com a Honda que virou Brawn e a preparação daquele carro teve a mão dele... só pra lembrar... em testes em Monza ele deixou o mundo de queixo caído quando deu um pau em Button e Barrichello... infelizmente o Rubens aprontou mais de suas pataquadas e o sobrinho sobrou...

Acho ele rápido e consistente exatamente como Button e na história da F1, este tipo de piloto também venceu, não só os arrojados... o Rodrigo Keke achou que voce citou o Schumacher, eu já penso que voce citou o Prost, que sempre preferiu terminar corridas do que arriscar, Graham Hill também era assim pelo que li dele... enquanto Clark tirava tudo do carro e chegava sempre no limite, Hill tinha sua própria toada, acabou passando isso para o filho Damon... Keke Rosberg venceu um título vencendo apenas uma corrida... infelizmente os brasileiros e creio também que bastante gente no circo esperava que ele viesse como o tio, vencendo corridas na estréia, mas em entrevistas ele sempre ressaltou que o Ayrton era o Ayrton... e o Bruno é o Bruno...

Torço pra que ele consigo tirar algum coelho da cartola, para um cara que começou a nadar de monopostos a cinco anos atrás ele está muito bem e ele não precisou de 4 anos pra disputar o título da GP2, em seu primeiro ano venceu, em seu segundo foi vice...

E Ricardo Reno, eu vou sentir falta...

David Félix disse...

Ah, e me esqueci do que o velho Fangio falava...

"... Pra vencer campeonatos, voce tem que primeiro terminar corridas..."

Carlos Del Valle / Podcast F1 Brasil disse...

Bruno tem um índice alto de intercorrências na primeira volta, não sei se dá para botar isso na conta dos poucos treinos. Mas é a segunda temporada completa dele na F1, então concordo que, se ele ficar, vai fazer um 2013 bastante melhor...

Ricardo Reno disse...

Davi,

"... Pra vencer campeonatos, você tem que primeiro terminar corridas..."

Mas tem ,pelo menos, que terminar corridas em colocações que lhe possibilitem sonhar em vence-los. Ele não consegue encaixar uma qualificação.O que tem acarretado corridas onde trabalha mais que os remadores de Ben Hur. Sem esquecer do fato que, o carro da Willians não é dos piores. Visto a vitória no GP da Espanha, tão contestada pelo sumido Rubem. Além de boas posições de largada de Maldonado.

Corradi escreveu que ele não é mau piloto e ainda chamou a atenção de que não dizia que era excelente ou ótimo. Não sei se é a opinião dele. Mas a minha é de que Bruno é ainda um piloto que não dá para definir. E ele vai ter que remar muito para mudar este quadro.


Concordo com seu texto sobre Prost e Hill a acrescentaria Emerson. Eles também devem ter seguido o conselho de Fangio que disse:"O segredo de se vencer na F-1 é andar na frente de todo mundo.O mais lentamente possível."

Abraço

David Félix disse...

Valeu Ricardo...

Eu tb ia incluir o Emerson, mas não tinha certeza... e concordo com voce que ele tem que ser mais agressivo nas qualificações pra não ter que trabalhar como remador do Ben Hur (mto boa essa cara... ri alto...)

Acredito que ele tem talento, o estilo dele é diferente, e concordo que ele ainda não ótimo, excelente, também não creio que ele seja péssimo... acho um bom piloto que começou muito tarde, mas se tiver chance pode mostrar a que veio... os lampejos demonstram isso...

Sacco disse...

Nesse algoritmo, o que dizer de Nigel? Um protótipo de esforçado ou um talento desatento?

Rodrigo Keke disse...

David Félix

Pois pra mim ficou bem claro que o Corradi citou foi o alemão no final do texto. Quem afinal de contas é o maior 'colecionador de títulos' (em laranja) e possui praticamente todos os recordes da F1?

Prost era muito mais metódico do que meramente um esforçado. A pilotagem do homem era um de refinamento poucas vezes vista.

Luís Almeida disse...

Caro Corradi, qualquer piloto, seja qual for o seu estilo de condução, irá melhorar com o tempo e com a prática. Bruno não é diferente dos demais. E se ele melhorar, os adversários também.

Humberto Corradi disse...

Luís Almeida

Só acho que alguns precisam de um tempo MAIOR de adaptação.

Valeu