Reutemann (Williams) e Serra (Fittipaldi). São poucas as fotos em que aparece um Fittipaldi, que a este tempo praticamente não tinha patrocínio, e não conseguia se qualificar. Uma pena.
E esse não foi aquele GP que não contou pontos para o campeonato (África do Sul)? Se for e se não me falha a memória, o vencedor foi o próprio Reutemann...
O da frente em primeiro plano é Carlos Reutemann com sua Williams FW07. O de trás não saberia dizer. Aliás eu que gosto de enfrentar as facções excessivamente nostágicas, tenho que dizer: que carros feios para caramba. Sou mil vezes uma RB8 ou MP4-27... abraço
Chico Serra e Carlos Reutemann. Aposto que é o GP da Africa do Sul, em Kyalami. Uma prova "pirata", vítima da guerra FISA-FOCA, onde todos os carros tinham motores Cosworth.
A foto é do 'South African Grand Prix', em Kyalami, em 7 de fevereiro de 1981.
Os pilotos são:
Carlos REUTEMANN numa Williams FW07B, #2 e Chico SERRA numa Fittipaldi F8C, #21. Reutemann foi o vencedor do GP ao passo que Serra terminou em 9o, a 2 voltas do argentino.
Esse GP era para ser a primeira etapa da Temporada 1981 de Formula 1. No entanto, FISA e FOCA estavam em 'guerra' naqueles tempos... A FISA insistia na mudança de data do GP e os organizadores do GP não cediam. No final das contas, a data do GP foi mantida mas perdeu seu 'status' de etapa do Campeonato de F1. Esse GP "rebaixado" foi apoiado pelos times da FOCA mas não pelos times das montadoras, que estavam alinhados com a FISA.
O GP foi disputado sob as regras da Fornula Libre. Os equipes participantes apresentaram seus carros com saias laterais móveis, que havim sido banidas pelas regras da F1,
Com a ausência das equipes das montadoras, todos os 19 carros presentes estavam equipados com o velho motor Ford Cosworth DFV 3,0 V8.
Apenas na 1a etapa do Campeonato de 1981 (Long Beach), a 'tampa do motor' dos carros da Fittipaldi estava totalmente branca. No Brasil (2a etapa) vinha a inscrição 'Atlântica Boavista' e do GP seguinte até a penúltima etapa, tinha a inscrição 'Achilli Motors'... No último GP (Las Vegas) vinham com 'Caloi' na tampa do motor...
A Williams, por sua vez, em todas as etapas da temporada de 1981 trazia na lateral do cockpits de seus carros a inscição 'TAG Techniques d'Avant Garde'... com alguma pequena variação, mas sempre a 'TAG'... E a inscrição 'dallah AVCO', na lateral do cockpit, vinha da temporada de 1980 e, mesmo assim, com esse formato, só a partir de Mônaco/80... Além disso, a única etapa de 1981, em que os carros da Williams não utilizaram uma asa dianteira, foi a da Italia, em Monza.
Algumas dúvidas: - resposta: num sei! - o quê está escrito no coitadinho-sem-patrocínio ali atrás? Seria "Fitipaldi"? - há 30 anos ainda não existiam os spoilers? - a roda direita dianteira do No 2 está muito alta em relação à roda esquerda do branquinho... parece retoque, ou estaria iniciando uma voada? Oswaldo Roschel
- é isso aí: Fittipaldi, logomarca da equipe com o nome e a silhueta de um F1.
- essa a pergunta mais interessante: claro que exisitiam, já desde a metade dos anos60; mas nas temporadas de 80 a 82, carros com efeito asa 'no úrtimo' puderam ser projetados dispensando os spoilers no bico, já que a aderência descomunal criada pelos perfis no debaixo do carro os tornava desnecessários, e os spoilers só fariam tirar eficiência do sistema perturbando o fluxo de ar para debaixo do carro.
dito tudo isso, na prática, para alguns pilotos e em algumas pistas, eram adicionados sim para aumentar a aderência dianteira. p.ex., veja fotos do famoso embate entre Villeneuve e Pironi em Imola-82, o canadense correndo sem e o francês com spoilers no bico, no mesmo modelo de carro, claro.
- ja a parada das rodas dianteiras, acho q é so ilusão de ótica dessa imagem.
20 comentários:
Carlos Reutemann e Chico Serra.
Chico Serra e Carlos Reutemann
Carlos Reutemann de Williams em primeiro plano e ao lado dele o Chico Serra de Fittipaldi
Reutemann (Williams) e Serra (Fittipaldi). São poucas as fotos em que aparece um Fittipaldi, que a este tempo praticamente não tinha patrocínio, e não conseguia se qualificar. Uma pena.
Chico Serra (Fittipaldi) e Carlos Reuteman (Williams). Acertei?
Se não for pegadinha, é Reutemann e Serra!
E esse não foi aquele GP que não contou pontos para o campeonato (África do Sul)? Se for e se não me falha a memória, o vencedor foi o próprio Reutemann...
abs., RobertoJP
O da frente em primeiro plano é Carlos Reutemann com sua Williams FW07. O de trás não saberia dizer. Aliás eu que gosto de enfrentar as facções excessivamente nostágicas, tenho que dizer: que carros feios para caramba. Sou mil vezes uma RB8 ou MP4-27...
abraço
Reuteman e Serra?
Carlos Reutemann y Chico Serra ?
Chico Serra e Carlos Reutemann. Aposto que é o GP da Africa do Sul, em Kyalami. Uma prova "pirata", vítima da guerra FISA-FOCA, onde todos os carros tinham motores Cosworth.
O da williams é o Carlos Reutmann, agora o outro carro não tenho a minima ideia de quem que seja
Carlos Reutemann y Keijo Rosberg, Wiilams FW07C y Fittipaldi F8C, GP Sudáfrica 1981.
Abrazos!
A foto é do 'South African Grand Prix', em Kyalami, em 7 de fevereiro de 1981.
Os pilotos são:
Carlos REUTEMANN numa Williams FW07B, #2 e Chico SERRA numa Fittipaldi F8C, #21.
Reutemann foi o vencedor do GP ao passo que Serra terminou em 9o, a 2 voltas do argentino.
Esse GP era para ser a primeira etapa da Temporada 1981 de Formula 1.
No entanto, FISA e FOCA estavam em 'guerra' naqueles tempos... A FISA insistia na mudança de data do GP e os organizadores do GP não cediam.
No final das contas, a data do GP foi mantida mas perdeu seu 'status' de etapa do Campeonato de F1. Esse GP "rebaixado" foi
apoiado pelos times da FOCA mas não pelos times das montadoras, que estavam alinhados com a FISA.
O GP foi disputado sob as regras da Fornula Libre. Os equipes participantes apresentaram seus carros com saias laterais móveis,
que havim sido banidas pelas regras da F1,
Com a ausência das equipes das montadoras, todos os 19 carros presentes estavam equipados com o velho motor Ford Cosworth DFV 3,0 V8.
Apenas na 1a etapa do Campeonato de 1981 (Long Beach), a 'tampa do motor' dos carros da Fittipaldi estava totalmente branca.
No Brasil (2a etapa) vinha a inscrição 'Atlântica Boavista' e do GP seguinte até a penúltima etapa, tinha a inscrição 'Achilli Motors'...
No último GP (Las Vegas) vinham com 'Caloi' na tampa do motor...
A Williams, por sua vez, em todas as etapas da temporada de 1981 trazia na lateral do cockpits de seus carros a inscição 'TAG Techniques d'Avant Garde'... com alguma pequena variação, mas sempre a 'TAG'...
E a inscrição 'dallah AVCO', na lateral do cockpit, vinha da temporada de 1980 e, mesmo assim, com esse formato, só a partir de Mônaco/80...
Além disso, a única etapa de 1981, em que os carros da Williams não utilizaram uma asa dianteira, foi a da Italia, em Monza.
um abraço,
Renato Breder
Keijo e Chico Serra
Chico Serra e Carlos Reutemann
Sandoval Sobrinho
Carlos Reutemann na Williams e Chico Serra na Fittipaldi.
Mario
reutmann na williams e chico serra no fittipaldi
Carlos Reutemann e Chico Serra, Williams FW - 07 e imitação de williams FW - 07.
Algumas dúvidas:
- resposta: num sei!
- o quê está escrito no coitadinho-sem-patrocínio ali atrás? Seria "Fitipaldi"?
- há 30 anos ainda não existiam os spoilers?
- a roda direita dianteira do No 2 está muito alta em relação à roda esquerda do branquinho... parece retoque, ou estaria iniciando uma voada?
Oswaldo Roschel
respostas pro Oswaldo:
- é isso aí: Fittipaldi, logomarca da equipe com o nome e a silhueta de um F1.
- essa a pergunta mais interessante: claro que exisitiam, já desde a metade dos anos60; mas nas temporadas de 80 a 82, carros com efeito asa 'no úrtimo' puderam ser projetados dispensando os spoilers no bico, já que a aderência descomunal criada pelos perfis no debaixo do carro os tornava desnecessários, e os spoilers só fariam tirar eficiência do sistema perturbando o fluxo de ar para debaixo do carro.
dito tudo isso, na prática, para alguns pilotos e em algumas pistas, eram adicionados sim para aumentar a aderência dianteira.
p.ex., veja fotos do famoso embate entre Villeneuve e Pironi em Imola-82, o canadense correndo sem e o francês com spoilers no bico, no mesmo modelo de carro, claro.
- ja a parada das rodas dianteiras, acho q é so ilusão de ótica dessa imagem.
abraço
Postar um comentário