quinta-feira, 29 de novembro de 2012
Casa Museu Enzo Ferrari
Acima temos imagens do projeto de 18 milhões de Euros que preserva a memória
da Scuderia Italiana.
Inaugurada neste ano, a Casa Museu fica localizada no mesmo local onde era o lar
e a oficina de Enzo Ferrari em Modena.
São cinco mil metros quadrados de pura história.
Uma visita obrigatória para quem ama o automobilismo.
E pensar que tudo começou quando um pai resolveu levar seu filho para assistir uma
corrida de rua.
Foi assim que o mundo perdeu um cantor de ópera...
Clique aqui .
Postado por
Humberto Corradi
às
17:30
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10 comentários:
Não foi cantor de ópera mas levou toda a dramaticidade e lirismo às pistas!!
E - sou chato com isso - não gostei daquele 'omelete amarelão' contrastando com a arquitetura dos prédios ao redor... podia ser um contraste mais suave... arquitetônico e cromático!
Por dentro ficou bom... apenas isso.
um abraço,
Renato Breder
bem, já eu gosto do contraste das arquiteturas.
acho um pouco cafona o conceito, o 'jogo de signos', o teto que abriga o prédio do museu reproduzindo uma tampa de motor, daquelas dos carros dos anos 50, com as 'guelras' de ventilação que ajudavam na refrigeração dos bichos.
mas entendo que seja irresístivel para qualquer arquiteto que se preze, realizar um projet com tal desenho.
a cor amarela sólida, intensa, é a cor oficial da cidade de Modena, talvez fosse obrigatório na demanda do projeto (esqueci a palavra certa pra isso, o partido do projeto? realmente não melembro); se essa cor fosse colocada numa fachada usual, vertical, de um quadrilátero, dificilmente ficaria satisfatoria, sob uma variedade de modos de se olhar a questão.
por falar em cores, sempre achei elegante e muito forte aquele escarlate do carro esporte com o numeral 62, essa cor é caracterísitica dos primeiros anos da marca.
já o piso que continua (ou vem das) nas paredes do salão de exposição, a mim lembra de certos cenários/ decors 'futuristas' dos anos 60, algo que o design italiano naquela época foi pródigo.
esse jogo já eu acho bem legal.
ah, reparei agora, a fachada iluminante, de vidro, tem o mesmo desenho do grid do radiador de um dos primeiros monopostos da marca, acho que o modelo 166 - como se dentro do prédio estivéssemos dentro da baía do motor de um monoposto dos anos 50 (motor dianteiro como preferia o commendatore).
"...na demanda do projeto..."
Você queria dizer nos requisitos do projeto?
O carro que você citou (#82) tem, não apenas a cor, mas o formato, as curvas. bem bonitas... que carro é esse, sabe?
E essa aqui, foi a primeira Ferrari, a 125 S, de 1947:
==>> http://img8.rajce.idnes.cz/d0801/4/4719/4719156_14bccdc5976f91283f2a61b037ac773b/images/Ferrari-125-S_3.jpg
outro abraço,
Renato Breder
boa Breder,
foi essa 125 S então aquela com que um conde italiano conquistou a primeira vitória de um carro com a marca Ferrari no capô, acima do radiador? acho que em 47 mesmo, ano da criação da fábrica -senão no ano seguinte; já li essa história.
mas será que a cor permaneceu até 1950-51? agora estou em dúvida disso - a impressão que tenho é que com Ascari, por exemplo, os carros já eram num vermelho num tom mais alto.
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isso, os requisitos feitos por quem encomenda o projeto - há, ou havia, um termo específico para isso, composto pelo que era pedido e por circunstâncias do local onde seria erguido, terreno, restrições ambientais, insolação etc.
talvez tenha sido uma exigência prévia da Ferrari a presença da cor de Modena no edifício, mas talvez não, pode apenas ter sido sugerido…
de qualquer maneira, deu vontade de visitar e conhecer esse museu, sem dúvida.
abraço
Fernando
bons comentários pessoal! d fato esse projeto foi mto discutido e gerou mta polemica no meio arquitetônico.. vejo como pto positivo o interior limpo q da destaque aos carros, porém de forma um pouco pobre.. a abertura para iluminação natural remetendo a grade ficou mto legal já externamente o edf lembra algo transitório, tipo uma lona de circo, nao deixa de ser interessante ate pela cor mas da margem a imaginar q poderia ser algo melhor.. no balanço final eu gostei do espaço, pelo menos nao é nada óbvio..
Fernando,
segundo a wikipedia...
* Primeiro carro construído por Enzo Ferrari (observe a cor do carro):
Auto Avio Costruzioni 815
http://en.wikipedia.org/wiki/Auto_Avio_Costruzioni_815
* Primeiro carro com nome Ferrari:
Ferrari 125 S
http://en.wikipedia.org/wiki/Ferrari_125_S
A primeira vitoria de um carro Ferrari, foi com Franco Cortese no Gran Premio de Roma, em Caracalla.
Cortese era Conde?
Segundo o Racing Sports cars, esse é o princípio do histórico da marca Ferrari.
O começo foi no Campeonato Italiano de Carros Esporte... algo assim...
* 11/05/1947 - Piacenza
Franco CORTESE (Ferrari 125 Spyder, #128) - abandono (bomba de gasolina)
Giuseppe FARINA (Ferrari 125 Spyder Corsa, #166) - não largou (acidente nos treinos)
* 25/05/1957 - GP de Roma
Franco CORTESE (Ferrari 125 Spyder, #56) - vitória
* 01/06/1947 - Vercelli
Franco CORTESE (Ferrari 125 Spyder, #22) - vitória
* 15/06/1957 - Vigevano
Franco CORTESE (Ferrari 125 Spyder Corsa, #46) - vitória
* 22/06/1947 - Mille Miglia (Non-C'ship)
Franco CORTESE e Adelmo MARCHETTI (Ferrari 125 Spyder, #219) - abandono
* 29/06/1947 - Varese
Franco CORTESE (Ferrari 125 Spyder Corsa, #22) - vitória
* 06/07/1947 - Forli (Non-C'ship)
Tazio NUVOLARI (Ferrari 125 Spyder Corsa, #72) - vitória
* 13/07/1947 - Parma (Non-C'ship)
Tazio NUVOLARI (Ferrari 125 Spyder Corsa, #80) - vitória
Franco CORTESE (Ferrari 125 Spyder, #78) - 2o
* 20/07/1947 - Florence
Ferdinando RIGHETTI (Ferrari 125 Spyder, #106) - 3o
Franco CORTESE (Ferrari 125 Spyder Corsa, #36) - abandono
* 24/08/1947 - Livorno (Non-C'ship)
Tazio NUVOLARI (Ferrari 125 Spyder, #70) - abandono
Não sei dizer qual seria a diferença entre '125 Spyder' e '125 Spyder Corsa', exceto que, o número do chassis da primeira é #01C e o da segunda é #02C.
Aqui uns desenhos legais das primeiras Ferraris:
==>> http://www.flickr.com/photos/cyrilteste/with/7837749196/#photo_7837749196
um abraço,
Renato Breder
visitei esse ano, vale muito a pena!
Alex, legal suas observações também; e realmente o desenho do teto pode sugerir algo transitório, o que dificilmente terá passado pela cabeça do projetista durante a elaboração!
mas isso é justo característico de obras de arte, o destino da interpretação de quem olha/escuta/lê é indefinível a priori.
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Breder, pelo jeito o tal conde foi fruto de um pequeno surto desembestado de minha imaginação - a la barão de munchhausen!!
só dá Franco Cortese na história, o primeiro a correr e o primeiro a vencer com a primeira das Ferraris.
abs
ah, e que bonito também o tal 815 de 1940 - não tem jeito, aquela cor na carroceria é matadora.
Ah, queria ter grana pra visitar...
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