segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Importantes
























Wilson Fittipaldi e Ingo Hoffmann.

Fórmula 2 e F5000.

Quando acho essas coisas coloco o mais rápido possível aqui.

11 comentários:

Paulo Heidenreich Jr disse...

E faz bem Corradi. Essas "pérolas" nos contam uma história, que pessoas como eu, não chegaram a presenciar e que sem dúvida, marcou o automobilismo brasileiro. Fico feliz de estar conhecendo grandes pilotos brasileiros, uns que chegaram a F1 e outros não, mas que são igualmente importantes ao automobilismo.

fernando disse...

no que agradecemos muitíssimo.

colírio para a memória.

-------------------

foto 1 : wilsinho na lotus F2 (modelo 69?) com as alterações criadas e adicionadas por Ricardo Divila.
o circuito pode bem ser o de Crystal Palace, que nao era autódromo mas sim uma pista de rua utilizando caminhos asfaltados dentro do parque do mesmo nome perto de Londres.

Anônimo disse...

Boa, Corradi....

Se a gente for pensar na importância de Wilson Fittipaldi Jr., para o automobilismo brasileiro, basta dizer que ele era um "herói" para o irmão mais novo... um tal de Emerson ou 'Rato'...

Além disso, foi piloto de F2, F1, etc. Foi, junto com Emerson, dono da equipe Copersucar-Fittipaldi de F1, que independente das burradas que cometeu, marcou a história do automobilismo brasileiro e mundial..

Ingo, por sua vez, também foi piloto nas categorias menores com relativo sucesso... talvez por alguma das burradas de Wilson Fittipaldi Jr, acabou não indo à frente em sua carreira na F1...

Mas, no automobilismo 'doméstico', é um dos ícones ao lado de outras figuras notáveis e ainda é um paradigma da Stock Car, por exemplo...

um abraço,
Renato Breder

Secastro disse...

Corradi,

Continue "colocando estas fotos o mais rápido possível" para que possamos esquecer o post embaixo deste tambem o mais rápido possível.

Carro estranho, com patrocínios que nunca vi, este do Ingo. Parece um Chevron, não sabia que ele tinha andado de F5000.

Anônimo disse...

Fernando, Secastro e demais,

a única referência que achei do Wilson Fittipaldi num F2 com o número 41 foi esta:

1972 - I John Player Formula 2 Championship, (march 12th)
European Championship for Formula 2 Drivers, Round 1
John Player British F2 Championship, Round 1
Mallory Park Circuit, Kirkby Mallory, Leicester, Great Britain

#57 - Mike Hailwood (Surtees TS10 Ford BDA/R.E.S.), 'Matchbox Team Surtees' - terminou em 5o lugar.
#35 - Richard Scott (Brabham BT36 Ford BDA/Geoff Richardson), 'Uniacke Chemicals' - terminou em 7o.
#41 - Wilson Fittipaldi (March 712M Ford BDE/Novamotor), 'Team Bardahl' - terminou em 9o.

Wilson tinha também uma 'Brabham BT38 Ford BDA' à disposição, mas não correu com ela...


Quanto à Crystal Palace, as únicas duas referências que encontrei de Wilson Fittipaldi por lá, em porvas da F2, constam que ele não se qualificou para ambas as provas.

(1) ---------------------------
1971 - XIX London Trophy
Hilton Transport Trophy
European Trophy for Formula 2 Drivers, Round 5
Crystal Palace Circuit, London, Great Britain

DNQ - #58, Wilson Fittipaldi (March 712M Ford Cosworth FVA), 'Team Bardahl'

Nessa prova Wilson rinha uma 'Lotus 69 Ford Cosworth FVA' à disposição mas não a utilizou.

(2) ---------------------------
1982 - I Greater London Trophy
European Championship for Formula 2 Drivers, Round 5
IV John Player British Formula 2 Championship, Round 4
Crystal Palace Circuit, London, Great Britain

DNQ - #7, Wilson Fittipaldi (Brabham BT38 Ford BDE/Novamotor), 'Team Bardahl'



A foto do Ingo e de 1975, da F5000 Européia em seu último ano de exist~encia. É em Mallory Park??
Ele está a bordo de um Chevron B28 Chevrolet 5.0 V8, da equipe 'A.G. Dean', de Tony Dean.
Ingo participou de 3 provas na temporada, como forma de ganhar quilometragem com um carro mais potente que um F3, já que faria sua estréia na F1 em testes já em 1975, visando a temporada de 1976...

Participações de Ingo na F5000:
Silverstone, 28 Sep 1975 - 7o lugar (5o no grid)
Mallory Park, 12 Oct 1975 - Não largou (14o no grid)
Brands Hatch, 19 Oct 1975 - 4o (15o no grid)

Aqui, parece que está em Brands Hatch:
==>> http://3.bp.blogspot.com/-VstsYLlM3O0/Ty6MRjk_HHI/AAAAAAAACKc/E0wf3BbTBmc/s1600/Ingo+F5000+1975.jpg


outro abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

OPS!!

Onde se lê:
(2) ---------------------------
1982 - I Greater London Trophy

Leia-se:
(2) ---------------------------
1972 - I Greater London Trophy


é isso...
Renato Breder

TW disse...

E nós agradecemos.

Renato Henrique disse...

Uau, belas e raras fotos.

valeu Corradi!!!!

fernando disse...

valeu Breder.

deve ser então Mallort Pk, pista de que vi pouquissimas fotos - pra não dizer talvez nenhuma - e confundo com Cadwell Pk -as duas muito utilizadas nos anos 70 em F3 e F2, e creio que as duas muito estreitas e sinuosas (isso tambem é palpite…).

quanto ao carro acho que também errei, mas fico na dúvida se não era uma Brabham, não sabia que ele tinha utilizado March na F2.
abraço

Anônimo disse...

Fernando,

vi recentemente (FOX Sports) uma prova da F3 britânica em Caldwell Park... é uma pista bem estreita, com um visual belíssimo e um verdadeiro tobogã...

Imagens como estas são comuns por lá:
==>> http://www.mundomoto.esp.br/wp-content/uploads/2010/09/WebCadwellPicDaleFordham.jpg
==>> http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=rYx9DoYhCIU


Já Mallory Park é ao redor de um lago e bem plano...

==>> http://www.motorsportcircuitguide.com/cms_images/Mallory%20Park%20299(1).jpg


um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

legal, Breder.
então era Cadwell Pk mesmo que eu conhecia (só por fotos) e não Mallory Pk.
e note, o nome, é Cad-well, sem o L depois do A - na legenda da foto das bikes que vc mandou está correto.
é um pequeno erro muito comum de se ver na imprensa fora do UK.

cara, e que foto a das motos, hein? o sujeito no alto está a té fazendo postura de piloto de motocross, levantando do assento!

pô, essa da F3 correndo lá eu perdi, tomara repitam agora nas férias das corridas (geralmente fazem isso).

ah, na foto q vc achou do Ingo em B.Hatch, reparei que ele conseguiu correr com o número-talismã dele, o 17. legal.

and last, but not the least, um endereço online que eu acessava com frequência quando morava lá no UK:
British Motor Racing Circuits, bmrc.co.uk

tem muita info sobre todas as pistas de asfalto onde se realizam provas naquele reino.

grande abraço
Fernando