A foto é dos '1000 Km de Monza', em 1982. Foto da largada, carros em aproximação à 1a chicane. Essa foi a primeira etapa do 'FIA World Endurance Championship' ou 'World Sportscar Championship', daquele ano...
Os dois carros à frente do pelotão são ambos 'Lancia LC1 spider'. O chassis era produzido pela Dallara e o motor era um Lancia turbo de 4 cilindros em linha e 1,4 litros. Ambos da equipe 'Martini Racing'.
A Lancia à direita na foto (#51), era compartilhado pela dupla italiana, Riccardo Patrese (ao volante, capacete branco) e Michele Alboreto. A outra, à esquerda (#52), era da dupla Piercarlo Ghinzani (ao volante, capacete vermelho) e Teo Fabi, também uma dupla italiana. O capacete vermelho parece o do Emerson Fittipaldi, mas não é. Aqui Alboreto conduzindo a #51: ==>> http://www.racingsportscars.com/photo/1982/Monza-1982-04-18-051.jpg
Essas Lancias dividiram a primeira fila do grid, a #51 com a pole position e a #52 com a 2a posição (ou seria position?). Ambas abandonaram a prova com o mesmo problema: distribuidor; a #51 após 93 voltas e a #52 após 104 voltas.
Atrás das Lancias, o carro azul-escuro, em que dá para ler 'IS' e o número '4' no capô, é um Rondeau M382, #24 e patrocínio da 'OTIS' (motor: Ford Cosworth 3.9 DFL V8), da equipe 'Automobiles Jean Rondeau'. A dupla franco-italiana, Henri Pescarolo e Giorgio Francia, conduziu esse carro à vitória nessa prova.
Atrás da Lancia de Patrese e ao lado do Rondeau #24, está a 'Sauber SHS C6', #6 (que utilizava um motor igual ao do Rondeau), da equipe 'GS Tuning', conduzida pela dupla alemã Hans-Joachim Stuck e Hans Heyer. Abandonaram a prova. ==>> http://www.racingsportscars.com/photo/1982/Monza-1982-04-18-006.jpg
O Porsche cor-de-rosa que aparece destacado na foto é um 'Porsche 935 K3/81' (motor Porsche 3.0 F6 Turbo), da equipe 'Porsche Kremer Racing'. A dupla germano-estadunidense, Rolf Stommelen e Ted Field, conduziu esse carro ao 2o lugar geral e 1o em sua classe. ==>> http://www.racingsportscars.com/photo/1982/Monza-1982-04-18-084.jpg
Essa foto é do mesmo ano que a primeira: 1982 E é da 3a etapa do 'FIA World Endurance Championship' ou 'World Sportscar Championship'... '1000 km de Nürburgring'
O carro é - de novo - uma 'Lancia LC1 spider', agora com o número 50. ==>> http://www.racingsportscars.com/photo/1982/Nurburgring-1982-05-30-050a.jpg
Nessa etapa, o carro foi pilotado por um trio italiano: Michele Alboreto, Teo Fabi e Riccardo Patrese. Esse trio foi o vencedor da etapa. E o Rondeau que venceu em Monza, termimou em 2o (sendo o vencedor em sua classe).
Na foto do post, vemos Michele Alboreto ao volante, saindo do 'túnel' que liga o paddock à área dos boxes. É uma pequena subida. Nessa foto dá pra ver mais detalhes: ==>> http://www.britishspeed.com/forum/attachment.php?s=c8c7add7249a5a70c8ed1a56770f176a&attachmentid=4777&stc=1&d=1260797322
Siga essa legenda: círculo verde pequeno: Dunlop-Tower; círculo verde grande: Edífício do controle de corrida; Quadrado verde: Paddock, cerca de 67 x 67 metros com aproximadamente 40 garagens; Seta verde dentro do Paddock: entrada para o pequeno túnel em subida que termina próximo à Dunlop-Tower; Seta vermelha (entre os círculos verdes): atalho que era utilizado nas sessões de treino (ao invés de todos os quase 23 quilômetros!)
Aqui, ao pé da 'torre Shell', dá pra ver a saída do túnel: ==>> http://www.britishspeed.com/forum/attachment.php?s=c8c7add7249a5a70c8ed1a56770f176a&attachmentid=4781&stc=1&d=1260799967
E aqui, uma foto do interior do túnel (meados dos anos 70... um F2?): ==>> http://www.britishspeed.com/forum/attachment.php?s=c8c7add7249a5a70c8ed1a56770f176a&attachmentid=4779&stc=1&d=1260798414
3 comentários:
Uma maravilha que infelizmente não existe mais!
Uma pena a Martini não patrocinar mais o automobilismo.
Abraço!
Mauro Santana
Curitiba-PR
Eu posso, Corradi... hehehehe...
** FOTO 1 **
A foto é dos '1000 Km de Monza', em 1982. Foto da largada, carros em aproximação à 1a chicane.
Essa foi a primeira etapa do 'FIA World Endurance Championship' ou 'World Sportscar Championship', daquele ano...
Os dois carros à frente do pelotão são ambos 'Lancia LC1 spider'.
O chassis era produzido pela Dallara e o motor era um Lancia turbo de 4 cilindros em linha e 1,4 litros. Ambos da equipe 'Martini Racing'.
A Lancia à direita na foto (#51), era compartilhado pela dupla italiana, Riccardo Patrese (ao volante, capacete branco) e Michele Alboreto.
A outra, à esquerda (#52), era da dupla Piercarlo Ghinzani (ao volante, capacete vermelho) e Teo Fabi, também uma dupla italiana.
O capacete vermelho parece o do Emerson Fittipaldi, mas não é.
Aqui Alboreto conduzindo a #51:
==>> http://www.racingsportscars.com/photo/1982/Monza-1982-04-18-051.jpg
Essas Lancias dividiram a primeira fila do grid, a #51 com a pole position e a #52 com a 2a posição (ou seria position?).
Ambas abandonaram a prova com o mesmo problema: distribuidor; a #51 após 93 voltas e a #52 após 104 voltas.
Atrás das Lancias, o carro azul-escuro, em que dá para ler 'IS' e o número '4' no capô, é um Rondeau M382, #24 e patrocínio da 'OTIS' (motor: Ford Cosworth 3.9 DFL V8), da equipe 'Automobiles Jean Rondeau'.
A dupla franco-italiana, Henri Pescarolo e Giorgio Francia, conduziu esse carro à vitória nessa prova.
Atrás da Lancia de Patrese e ao lado do Rondeau #24, está a 'Sauber SHS C6', #6 (que utilizava um motor igual ao do Rondeau), da equipe 'GS Tuning', conduzida pela dupla alemã Hans-Joachim Stuck e Hans Heyer. Abandonaram a prova.
==>> http://www.racingsportscars.com/photo/1982/Monza-1982-04-18-006.jpg
O Porsche cor-de-rosa que aparece destacado na foto é um 'Porsche 935 K3/81' (motor Porsche 3.0 F6 Turbo), da equipe 'Porsche Kremer Racing'.
A dupla germano-estadunidense, Rolf Stommelen e Ted Field, conduziu esse carro ao 2o lugar geral e 1o em sua classe.
==>> http://www.racingsportscars.com/photo/1982/Monza-1982-04-18-084.jpg
daqui a pouco, a outra foto...
um abraço,
Renato Breder
...continuando...
** FOTO 2 **
Essa foto é do mesmo ano que a primeira: 1982
E é da 3a etapa do 'FIA World Endurance Championship' ou 'World Sportscar Championship'... '1000 km de Nürburgring'
O carro é - de novo - uma 'Lancia LC1 spider', agora com o número 50.
==>> http://www.racingsportscars.com/photo/1982/Nurburgring-1982-05-30-050a.jpg
Nessa etapa, o carro foi pilotado por um trio italiano: Michele Alboreto, Teo Fabi e Riccardo Patrese.
Esse trio foi o vencedor da etapa. E o Rondeau que venceu em Monza, termimou em 2o (sendo o vencedor em sua classe).
Na foto do post, vemos Michele Alboreto ao volante, saindo do 'túnel' que liga o paddock à área dos boxes. É uma pequena subida.
Nessa foto dá pra ver mais detalhes:
==>> http://www.britishspeed.com/forum/attachment.php?s=c8c7add7249a5a70c8ed1a56770f176a&attachmentid=4777&stc=1&d=1260797322
Siga essa legenda:
círculo verde pequeno: Dunlop-Tower;
círculo verde grande: Edífício do controle de corrida;
Quadrado verde: Paddock, cerca de 67 x 67 metros com aproximadamente 40 garagens;
Seta verde dentro do Paddock: entrada para o pequeno túnel em subida que termina próximo à Dunlop-Tower;
Seta vermelha (entre os círculos verdes): atalho que era utilizado nas sessões de treino (ao invés de todos os quase 23 quilômetros!)
Aqui, ao pé da 'torre Shell', dá pra ver a saída do túnel:
==>> http://www.britishspeed.com/forum/attachment.php?s=c8c7add7249a5a70c8ed1a56770f176a&attachmentid=4781&stc=1&d=1260799967
E aqui, uma foto do interior do túnel (meados dos anos 70... um F2?):
==>> http://www.britishspeed.com/forum/attachment.php?s=c8c7add7249a5a70c8ed1a56770f176a&attachmentid=4779&stc=1&d=1260798414
(fonte: http://www.britishspeed.com/forum/showthread.php?1305-German-Grand-Prix-1967-my-barn-find-of-photos)
outro abraço,
Renato Breder
Postar um comentário