Vittorio Brambilla (March), Jacques Laffite (Ligier), Gunnar Nilsson (Lotus), Mario Andretti (Lotus), Jody Scheckter (Tyrrell) e Clay Regazzoni (Ferrari). Nesta ordem apenas nas voltas 3 e 4... E o Brambilla - que lidera o pelotão como disse o Rui - está em 5o lugar, atrás de Jochen Mass (McLaren em 4o), Patrick Depailler (Tyrrell, 3o), James Hunt (McLaren, 2o) e Niki Lauda (Ferrari, 1o). Todos os 30 pilotos que participaram da prova (24 na corrida mais 6 que não se qualificaram), a partir desse GP, com os 'topetes' devidamente aparados...
Sem o topete, a Ligier JS5 ficou até mais bonita...
Belo achado Corradi. Se não me engano, o Hunt venceu essa corrida, mas parece que a Ferrari entrou com recurso contra a Mc devido a alguma coisa ilegal no carro deles. Chegaram a desclassificar o britânico na primeira vez, mas depois devolveram a sua vitória. Isso se eu não estiver errado.
Isso mesmo Daniel. o que está contado num livro sobre a McLaren, do jornalista inglês Doug Nye, é: nesse GP da Espanha estreavam novas regras da CSI (algo como comissão esportiva internacional da FISA, que veio a se tornar a FIA) - uma das regras determinava nova medida restritiva da largura dos carros - a McLaren utilizou novas rodas que, no eixo traseiro, os respectivos aros excediam em 1.8 cms a largura limite, e ninguém na equipe percebeu, ou não se preocupou, isso - foram os comissários da prova espanhola mesmo que notaram e decidiram desclassificar o carro, não há menção de ação da Ferrari, e provavelmente esta não notaria tal diferença, foi mesmo no escrutinio dos fiscais no parc fermé. os pontos e também o premio de corrida pela viteoria foram retornados a McLaren no meio do ano, na época do GP francês. notando q TeddyMayer, team manager da McLaren desde sempre, era advogado de formação, e notório 'encardido'… ele recorreu da desclassificação, solicitou reversão para multa e acabou conseguindo os pontos de volta e pagando 3 mil dólares de multa, pelo erro que foi da equipe e não do piloto. ------------------------ re comment do Breder: a Ligier realmente ficou bem melhor sem o 'topete' mas na épo ca eu detestei essa nova regra, eu achava que descaracterizava os carros a falta das entradas de ar acima das cabecas dos pilotos - algumas equipes não conseguiam resolver bem essa questão e as vezes corriam sem coisa alguma, com as cornetas a descoberto, visualmente ficava mais pobre.
4 comentários:
Linda foto!
Vittorionne na ponta com Gunnar já atravessado!!!
Bons dias!
Vittorio Brambilla (March), Jacques Laffite (Ligier), Gunnar Nilsson (Lotus), Mario Andretti (Lotus), Jody Scheckter (Tyrrell) e Clay Regazzoni (Ferrari).
Nesta ordem apenas nas voltas 3 e 4... E o Brambilla - que lidera o pelotão como disse o Rui - está em 5o lugar, atrás de Jochen Mass (McLaren em 4o), Patrick Depailler (Tyrrell, 3o), James Hunt (McLaren, 2o) e Niki Lauda (Ferrari, 1o).
Todos os 30 pilotos que participaram da prova (24 na corrida mais 6 que não se qualificaram), a partir desse GP, com os 'topetes' devidamente aparados...
Sem o topete, a Ligier JS5 ficou até mais bonita...
um abraço,
Renato Breder
Belo achado Corradi. Se não me engano, o Hunt venceu essa corrida, mas parece que a Ferrari entrou com recurso contra a Mc devido a alguma coisa ilegal no carro deles. Chegaram a desclassificar o britânico na primeira vez, mas depois devolveram a sua vitória.
Isso se eu não estiver errado.
Isso mesmo Daniel.
o que está contado num livro sobre a McLaren, do jornalista inglês Doug Nye, é:
nesse GP da Espanha estreavam novas regras da CSI (algo como comissão esportiva internacional da FISA, que veio a se tornar a FIA) - uma das regras determinava nova medida restritiva da largura dos carros - a McLaren utilizou novas rodas que, no eixo traseiro, os respectivos aros excediam em 1.8 cms a largura limite, e ninguém na equipe percebeu, ou não se preocupou, isso - foram os comissários da prova espanhola mesmo que notaram e decidiram desclassificar o carro, não há menção de ação da Ferrari, e provavelmente esta não notaria tal diferença, foi mesmo no escrutinio dos fiscais no parc fermé.
os pontos e também o premio de corrida pela viteoria foram retornados a McLaren no meio do ano, na época do GP francês.
notando q TeddyMayer, team manager da McLaren desde sempre, era advogado de formação, e notório 'encardido'… ele recorreu da desclassificação, solicitou reversão para multa e acabou conseguindo os pontos de volta e pagando 3 mil dólares de multa, pelo erro que foi da equipe e não do piloto.
------------------------
re comment do Breder: a Ligier realmente ficou bem melhor sem o 'topete' mas na épo ca eu detestei essa nova regra, eu achava que descaracterizava os carros a falta das entradas de ar acima das cabecas dos pilotos - algumas equipes não conseguiam resolver bem essa questão e as vezes corriam sem coisa alguma, com as cornetas a descoberto, visualmente ficava mais pobre.
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