quarta-feira, 15 de junho de 2011

Milagre























Espanha 1972. O tanque de gasolina da Lotus de Emerson Fittipaldi rachou. Com isso o
combustível foi parar dentro do cockpit. Maria Helena, sua esposa, enxugava com jornal o
macacão do piloto, enquanto Colin Chapman fazia contas para ver se daria pra terminar a
corrida.

Deu. O Rato não só concluiu a prova no circuito de Jarama, como chegou mais de 18 segundos
a frente do segundo colocado, Ickx e sua Ferrari.

O estranho é que Dave Walker, com um carro idêntico ao do brasileiro, e com o tanque intacto,
abandonou a corrida a 2 voltas do fim... por falta de combustível!

7 comentários:

Anônimo disse...

Curioso. Naquele ano o Emerson correu com a Lotus de número 5 e 8. Carlos Henrique

Blog do Júlio disse...

Não entendi... o tanque rachou durante a corrida e ele parou nos boxes? Se não, como a mulher dele secava o macacão?

Humberto Corradi disse...

Júlio

Foi durante as voltas de aquecimento que o tanque rachou.

Valeu

zamborlini disse...

Júlio
complementando as informações do humberto, havia um terceiro tanque nas 72. tinha uns 10 litros a mais e ficava atrás do piloto. foi esse tanque suplementar q rachou nas voltas para o alinhamento para o grid. peter warr fez as contas e viu q daria no limite com os dois tanques principais. chapman pediu a emerson para maneirar somente mas 20 últimas voltas. e deu certo!!! veja a história completa nos arquivos digitais da revista 4 rodas.
abraços
zamborlini

Blog do Júlio disse...

Opa!

Valeu pelas informações pessoal!

Anônimo disse...

Boa noite, pesoal.
Complementando o que já foi dito, o Dave Walker era tão ruim que acabou sendo afastado depois do GP da Inglaterra , quando ele, tomando volta dos líderes que eram o Emerson e o Stewart, resolveu dificultar a ultrapassagem do Rato e consequentemente propiciou a aproximação do escocês, deixando a equipe possessa com a atitude. . .pelo que lembro só retornou depois de Monza, com título já garantido.
Quanto ao numeral do Rato, correu também pelo menos 1 vez com o 31, na Áustria onde venceu. . .

Zé Maria

Anônimo disse...

Mais um pitaco, depois dessa prova o carro evoluiu bastante, novas asas na frente e atrás, virou um foguete e facilitou as coisas para o Emerson.
Mudou também na pintura da carenagem que envolvia o habitáculo, basta comparar com a foto de Montjuich/73 já postada pelo Corradi por aqui.

Zé Maria