Quem usou um BMW com pintura parecida, em Riverside, foi Roberto P. Moreno. Olha aqui.
6 comentários:
Anônimo
disse...
essa é uma das BMW 'art cars' que um francês, Hervé Poulain, piloto amador e galerista de arte, conseguiu com que a fábrica topasse ser pintada por grandes artistas contemporâneos, para disputar as 24 Horas de Le Mans. Esse teve a mão de Frank Stella; o texto diz que correu em 76, e também se refere ao de 75, o primeiro, pintado por Alexander Calder, na minha opinião não só o mais bonito como o que melhor representou a idéia - Calder foi o criador dos móbiles, uma idéia para escultura pioneira e muito importante na arte do séc. XX. portanto, é excelente a idéia de convidar o criador dos móbiles para criar a pintura de um carro de competição, que seria visto em situação dinâmica (análogo aos móbiles). Os seguintes também tiveram grandes artistas: Stella, Lichtenstein, Warhol, e o último da série inicial teria sido de Rosenquist, mas nunca foi realizado (ficou na maquete). A BMW retomou a idéia ano passado, com um belamente pintado por Jeff Koons (e que retomou o conceito dinâmico de Calder).
é verdade, eu lembro vagamente da imagem daquele avião. a Braniff sempre usava ao menos uma cor muito intensa ("extravagante", como diziam os antigos) nas caudas de seus jatos - eu vi alguns DC8 da companhia em Viracopos nos anos 60. será que o DC8'Calder' veio ao Brasil?
de todo modo, o artista inglês era fantástico; se não foi um gênio, com certeza foi um Mestre com m maiúsculo.
fernando, veio sim, pousado em Viracopos foi visto por muitas vezes, pelos anos 70! Aqui no Brasil, a Transbrasil também seguiu esse caminho, seus 727 de inicio tinham uma pintura diferente em cada aeronave.
Zé Maria, tenho uma vaga lembrança da imagem do DC8 'Calder' - creio que tinha o nome dele assinado na fuselagem, mas não sei dizer se o vi pessoalmente ou se por foto(com certeza é uma lembrança daquela época). Valeu!
6 comentários:
essa é uma das BMW 'art cars' que um francês, Hervé Poulain, piloto amador e galerista de arte, conseguiu com que a fábrica topasse ser pintada por grandes artistas contemporâneos, para disputar as 24 Horas de Le Mans.
Esse teve a mão de Frank Stella; o texto diz que correu em 76, e também se refere ao de 75, o primeiro, pintado por Alexander Calder, na minha opinião não só o mais bonito como o que melhor representou a idéia - Calder foi o criador dos móbiles, uma idéia para escultura pioneira e muito importante na arte do séc. XX.
portanto, é excelente a idéia de convidar o criador dos móbiles para criar a pintura de um carro de competição, que seria visto em situação dinâmica (análogo aos móbiles).
Os seguintes também tiveram grandes artistas: Stella, Lichtenstein, Warhol, e o último da série inicial teria sido de Rosenquist, mas nunca foi realizado (ficou na maquete).
A BMW retomou a idéia ano passado, com um belamente pintado por Jeff Koons (e que retomou o conceito dinâmico de Calder).
fernando amaral
Por falar em Calder, ele também pintou um DC 8 da extinta Braniff que ficou demais!!
Zé Maria
é verdade, eu lembro vagamente da imagem daquele avião.
a Braniff sempre usava ao menos uma cor muito intensa ("extravagante", como diziam os antigos) nas caudas de seus jatos - eu vi alguns DC8 da companhia em Viracopos nos anos 60.
será que o DC8'Calder' veio ao Brasil?
de todo modo, o artista inglês era fantástico; se não foi um gênio, com certeza foi um Mestre com m maiúsculo.
fernando
fernando, veio sim, pousado em Viracopos foi visto por muitas vezes, pelos anos 70!
Aqui no Brasil, a Transbrasil também seguiu esse caminho, seus 727 de inicio tinham uma pintura diferente em cada aeronave.
Zé Maria
Zé Maria, tenho uma vaga lembrança da imagem do DC8 'Calder' - creio que tinha o nome dele assinado na fuselagem, mas não sei dizer se o vi pessoalmente ou se por foto(com certeza é uma lembrança daquela época). Valeu!
fernando
Isso mesmo, o nome vinha assinado sim, mas em apenas uma das carenagens de um dos reatores, afinal ele era todo "assimétrico" mesmo!
Tenta o Google ou o Youtube! Quem sabe ele aparece!
Zé Maria
Postar um comentário