quarta-feira, 13 de julho de 2011

Propaganda























Quem usou um BMW com pintura parecida, em Riverside, foi Roberto P. Moreno. Olha aqui.

6 comentários:

Anônimo disse...

essa é uma das BMW 'art cars' que um francês, Hervé Poulain, piloto amador e galerista de arte, conseguiu com que a fábrica topasse ser pintada por grandes artistas contemporâneos, para disputar as 24 Horas de Le Mans.
Esse teve a mão de Frank Stella; o texto diz que correu em 76, e também se refere ao de 75, o primeiro, pintado por Alexander Calder, na minha opinião não só o mais bonito como o que melhor representou a idéia - Calder foi o criador dos móbiles, uma idéia para escultura pioneira e muito importante na arte do séc. XX.
portanto, é excelente a idéia de convidar o criador dos móbiles para criar a pintura de um carro de competição, que seria visto em situação dinâmica (análogo aos móbiles).
Os seguintes também tiveram grandes artistas: Stella, Lichtenstein, Warhol, e o último da série inicial teria sido de Rosenquist, mas nunca foi realizado (ficou na maquete).
A BMW retomou a idéia ano passado, com um belamente pintado por Jeff Koons (e que retomou o conceito dinâmico de Calder).

fernando amaral

Anônimo disse...

Por falar em Calder, ele também pintou um DC 8 da extinta Braniff que ficou demais!!

Zé Maria

Anônimo disse...

é verdade, eu lembro vagamente da imagem daquele avião.
a Braniff sempre usava ao menos uma cor muito intensa ("extravagante", como diziam os antigos) nas caudas de seus jatos - eu vi alguns DC8 da companhia em Viracopos nos anos 60.
será que o DC8'Calder' veio ao Brasil?

de todo modo, o artista inglês era fantástico; se não foi um gênio, com certeza foi um Mestre com m maiúsculo.

fernando

Anônimo disse...

fernando, veio sim, pousado em Viracopos foi visto por muitas vezes, pelos anos 70!
Aqui no Brasil, a Transbrasil também seguiu esse caminho, seus 727 de inicio tinham uma pintura diferente em cada aeronave.

Zé Maria

Anônimo disse...

Zé Maria, tenho uma vaga lembrança da imagem do DC8 'Calder' - creio que tinha o nome dele assinado na fuselagem, mas não sei dizer se o vi pessoalmente ou se por foto(com certeza é uma lembrança daquela época). Valeu!

fernando

Anônimo disse...

Isso mesmo, o nome vinha assinado sim, mas em apenas uma das carenagens de um dos reatores, afinal ele era todo "assimétrico" mesmo!

Tenta o Google ou o Youtube! Quem sabe ele aparece!

Zé Maria