V-12 de 12 cilindros, dá doze motores de titan 125 cc acoplados...... Legal é ver ese santnatonio que parece mais uma vareta de guarda chuvas curvada e o piloto sentado em cima e logo a frente do tanque de combustível que ficava colado ao motor.... não há como negar o efeito "kombi" que assolou a categoria pelos anos 60 e início dos anos 70, o acidente do Peterson em 1978 não conta nessa leva, nessa época os carros ja eram bem mais seguros quanto ao fogo , tento assim que o que o matou foi uma embolia provocada pelas fraturas nas pernas.
embora pareça, esse motor da Ferrari (o Tipo 207) era um F12 e não um V12... Dá pra ver, em ambas as fotos, o cabeçote do motor em sua lateral e não numa posição mais elevada, o que seria de se esperar se fosse um V12...
E outro detalhe... No GP da Itália, Bandini usou o Ferrari 158-F1, de motor V8. O Ferrari 512-F1 (ou 1512, como alguns chamam), de motor F12, foi usado apenas nos treinos...
A foto superior é no México e a inferior na Itália.
Renato Breder,o que vem a ser um motor F-12? Só conheço motores em linha, em "V" ou em "W", essa designação de letras respeita a posição dos pistões e bielas em relação ao virabrequim, aonde os pontos mais altos das letras são os pistãos e vértice inferior é o virabrequim, nunca ouvi falar em motor em "F", e olha que sou da área de motores há 24 anos. Um motor pode ser um F-12 (designação) mas é um V-12 ( forma construtiva), e esse aí com certeza é um V-12.
Claro que também existe a configuração "boxer" aonde os pistões "brigam" entre si , de onde saiu o seu nome pois os cilindros são contrapostos na horizontal, mas a descrição tecnica deste tipo de motor é "boxer" ou cilindros contrapostos e o seu maior expoente é o nosso amado VW refrigerado a ar. me esqueci deste por causa da "senilidade"....
o motor Boxer é um motor Flat... Acredito que um "V a 180 graus" não é muito correto, pelo menos visualmente... V a 60, 72, 90 graus eu já ouvi falar e conheço e o desenho é mesmo o de um 'V'...
Visualmente seriam assim os motores Flat (vou tentar 'desenhar' aqui):
-.- onde cada traço seria uma biela e o ponto central o virabrequim (o 'desenho' é uma porcaria, eu reconheço!)
A própria Ferrari anunciava seus motores de 12 cilindros para a F1, nos anos 60 e 70, como Flat 12, ou F12. Em contrapartida, a Porsche, nos anos 60, anuncia seus motores de 4 e 8 cilindros para a F1, como Boxer 4 e Boxer 8 ou B4 e B8.
Se pela forma construtiva tais motores continuam sendo 'motores em V', ok! Mas que são e foram chamados, respectivamente, de F12, B4 e B8, foram!
Realmente Renato, estamos os dois certos, o que falta mesmo é um prato de petiscos e um chopp gelado para a conversa fluir melhor...
O Flat que você se refere é realmente o mesmo boxer, ocorre que os cilindros contrapostos podem estar montados em moentes simples ou duplos. dá a impressão que estão trocando sopapos..... na realidade a configuração "boxer" e em "V" é a mesma, só que quando o ângulo chega a zero o "V" vira boxer ou Flat..... que falta faz um chopp bem tirado para chegarmos a umna conclusão rápida ao estarmos falando a mesma coisa......
12 comentários:
E nas duas corridas, ele foi terceiro colocado. E que motor!
Interessante o fato de o carro ser sempre azul nas corridas na America. . .equipe NART como mostra o logo do cavallino na foto superior. . .
Ze' Maria
Um V12 de... 1,5 l.... Pode? Everson Abreu.
Tremendo V 12 !!!
Tremendo V 12 !!
V-12 de 12 cilindros, dá doze motores de titan 125 cc acoplados...... Legal é ver ese santnatonio que parece mais uma vareta de guarda chuvas curvada e o piloto sentado em cima e logo a frente do tanque de combustível que ficava colado ao motor.... não há como negar o efeito "kombi" que assolou a categoria pelos anos 60 e início dos anos 70, o acidente do Peterson em 1978 não conta nessa leva, nessa época os carros ja eram bem mais seguros quanto ao fogo , tento assim que o que o matou foi uma embolia provocada pelas fraturas nas pernas.
Rubem Rodriguez Gonzalez
Uma ligeira correção...
embora pareça, esse motor da Ferrari (o Tipo 207) era um F12 e não um V12...
Dá pra ver, em ambas as fotos, o cabeçote do motor em sua lateral e não numa posição mais elevada, o que seria de se esperar se fosse um V12...
E outro detalhe... No GP da Itália, Bandini usou o Ferrari 158-F1, de motor V8. O Ferrari 512-F1 (ou 1512, como alguns chamam), de motor F12, foi usado apenas nos treinos...
A foto superior é no México e a inferior na Itália.
um abraço,
Renato Breder
Renato Breder,o que vem a ser um motor F-12? Só conheço motores em linha, em "V" ou em "W", essa designação de letras respeita a posição dos pistões e bielas em relação ao virabrequim, aonde os pontos mais altos das letras são os pistãos e vértice inferior é o virabrequim, nunca ouvi falar em motor em "F", e olha que sou da área de motores há 24 anos.
Um motor pode ser um F-12 (designação) mas é um V-12 ( forma construtiva), e esse aí com certeza é um V-12.
Rubem Rodriguez Gonzalez
Claro que também existe a configuração "boxer" aonde os pistões "brigam" entre si , de onde saiu o seu nome pois os cilindros são contrapostos na horizontal, mas a descrição tecnica deste tipo de motor é "boxer" ou cilindros contrapostos e o seu maior expoente é o nosso amado VW refrigerado a ar. me esqueci deste por causa da "senilidade"....
Rubem Rodriguez Gonzalez
Rubem,
o motor Boxer é um motor Flat...
Acredito que um "V a 180 graus" não é muito correto, pelo menos visualmente... V a 60, 72, 90 graus eu já ouvi falar e conheço e o desenho é mesmo o de um 'V'...
Visualmente seriam assim os motores Flat (vou tentar 'desenhar' aqui):
-.- onde cada traço seria uma biela e o ponto central o virabrequim (o 'desenho' é uma porcaria, eu reconheço!)
A própria Ferrari anunciava seus motores de 12 cilindros para a F1, nos anos 60 e 70, como Flat 12, ou F12.
Em contrapartida, a Porsche, nos anos 60, anuncia seus motores de 4 e 8 cilindros para a F1, como Boxer 4 e Boxer 8 ou B4 e B8.
Se pela forma construtiva tais motores continuam sendo 'motores em V', ok! Mas que são e foram chamados, respectivamente, de F12, B4 e B8, foram!
um abraço,
Renato Breder
Rubem,
achei os links para melhor esclarecimento da questão do motor Flat:
O motor flat possui uma junção no virabrequim para cada par de pistões
http://www.youtube.com/watch?v=j_g_K0nyGHQ
O motor boxer tem uma junção no virabrequim individual para cada pistão
http://www.youtube.com/watch?v=ta2IPy8welg
outro abraço,
Renato Breder
Realmente Renato, estamos os dois certos, o que falta mesmo é um prato de petiscos e um chopp gelado para a conversa fluir melhor...
O Flat que você se refere é realmente o mesmo boxer, ocorre que os cilindros contrapostos podem estar montados em moentes simples ou duplos. dá a impressão que estão trocando sopapos..... na realidade a configuração "boxer" e em "V" é a mesma, só que quando o ângulo chega a zero o "V" vira boxer ou Flat..... que falta faz um chopp bem tirado para chegarmos a umna conclusão rápida ao estarmos falando a mesma coisa......
um abraço também meu amigo.
Rubem Rodriguez Gonzalez
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