eu tenho na minha memória a lembrança de ver numa revista, eu acho que a 4 Rodas de então, foto e afirmação do uso de cobertores ELÉTRICOS no GP seguinte em Watkins Glen. segundo se disse na época já eram cobertores para uso doméstico, apenas que existiam para uso doméstico. acho bem provável que Piquet tenha aprimorado os objetos e multiplicado a eficiência do recurso.
(a não ser que seja essa aí a foto que penso me lembrar)
O próprio Emerson relata numa Quatro Rodas ( que tenho guardada até hoje ) que ele e o pessoal da Mclaren bolaram um jeito de aquecer os pneus com um artefato improvisado comprado em lojas da região do circuito de Monsport. Em razão do frio intenso, a equipe se preocupou do deficiente aquecimento dos pneus na largada e voltas iniciais. Quando a Ferrari percebeu, já era tarde ( os italianos ainda tentaram a jogada de colocar os pneus dentro de um carro de passeio e ligar o aquecedor - não deu certo ). No final Emerson acabou vencendo a corrida, mesmo tendo perdido a liderança p/ Lauda no início da prova. E saiu empatado em pontos c/ Regazzoni para decidirem o título em Watkins Glen. Mas essa é outra estória... Everson Abreu.
Talvez este comentário que fiz no blog do Flávio Gomes no início do ano jogue um pouco d eluz sobre o assunto, inclusive a foto do post era de sua lavra, disse até que não iria mais comentar nada no seu blog mas cheguei a conclusão que você é um cara do bem e não quer ficar mal com um blogueiro "pesado", eu sou só um comentarista chato, de qualquer forma mato a cobra e mostro o pau, no bom sentido é claro....
rubem rodriguez gonzalez 28/02/2011 9:41
Isso nos remete a uma categoria que não existe mais, comentaram aqui corretamente que o piloto hoje é um mero operador do carro. perfeito, hoje o que vemos e escutamos é a central de operações enviando ordens para o macaco amestrado, fulano favor manter o motor em 15 875 rpm……. coloque o botão 1 na posição 2, o botaõ 2 na posição 4, o botão 3 na posição 2 , agora ajuste a injeção de combustivel em 32412,43 ajuste a embreagem eletronica para a posição 43, o cambio automatico para a posição 7 e a direção eletrica para a regulagem xpto…. cambio……e lá vai todo serelepe o macaco amestrado vestido como piloto se achando……. Uma pergunta que me persegue há muito tempo e ainda não fiz em público e vale para o FG que têm um acervo e um conhecimento bem acima do meu, o Piquet pai sempre alardeou e garganteou que o aquecimento de pneus seria uma invenção sua. porém eu tinha uma 4RODAS – daquele tempo em que esse panfleto publicitário lembrava realmente uma revista sobre automobilismo – com a cobertura do Gp do Canadá de 1974 e que choveu canivetes e o Emerson que fez pole ,ganhou a corrida e virou o campeonato a seu favor – era terceiro até aquele momento – usou cobertores eletricos para aqueçer os pneus, favor quando puder Flávio faça um post sobre essa corrida que foi determinante na consolidação do Brasil no cenário mundial e é claro tudo isso na conta do grande Emerson, portanto o Piquet pode até ter patenteado as mantas, mas eu sempre carreguei comigo a convicção que a utilização da trapizonga eram obras do Jô Ramirez e do Emerson, acho que o Divila poderia jogar luz nessa história, em suma: o rato era foda!!!!!!!! Responder
O Emerson ensinou o caminho das pedras, os outros foram seguindo e... tai.
Mesmo com o rato inovando ai, foi só quando o piquet começou a usar isso ai tudo mundo já copiou e todas as equipes passaram a usar, hoje isso é tão básico e obrigatório manter próximo de 90 graus.
Parabéns Corradi, você conseguiu desvendar este mistério....porque os livros da Inglaterra falam que o americano Tedy Mayer (1974) tinha inventado, mas o Piquet insiste em dizer que foi ele que inventou em 1978 na F3, e reintroduziu na F1 em 1983 na Brabham-BMW. Tem várias entrevista e vídeos que o Piquet insiste nesta ladainha. Vou citar um vídeo ...coloquem no Youtube...CATVE Nelson Piquet 2007 lá tem a entrevista de 10 minutos....a entrevista é cheia de contradições...o Piquet ao tentar explicar a ultrapassagem (aliás brilhante) sobre o Senna em 1986 no GP da Hungria diz que ele e o Senna tinham o mesmo motor...quando na realidade Senna tinha um Renault e o Piquet um Honda...na entrevista ele disse que venceu o Senna no acerto do carro, hoje se sabe que as Lotus estavam com sérios problemas de consumo...e que a Williams de Mansell foi colocado um diferencial errado por sugestão do Piquet...e que teve o apoio do Frank Dernie...isto foi muito mal visto pela equipe Williams que considerou uma traição..afinal o Frank era funcionário da Williams e ele dava informações errada para confundir o Mansell, que como se sabe por não dispor de carro reserva tinha mais dificuldade de acertar o carro que o Piquet que por contrato dispunha de um carro reserva. Nesta entrevista ele diz que inventou o aquecimento de pneus...ele gaguejou quando disse que acertou o carro melhor, afinal ele não conseguiu acertar a Lotus alguns anos após, pensou muito quando falou que inventou o aquecimento de pneus...ele olhava para o canto...um sinal evidente de contradição.
10 comentários:
Parece que afinal o mito que é contado vezes sem conta que foi Nelson Piquet o primeiro a fazer isto na F1 caiu por terra...
Um abraço.
Pedro Costa
Ideias antigas ainda presentes, porem com nova roupagem, isso somente valoriza os "velhos" mestres da F1 !! Parabens pelo blog
boa Corradi.
eu tenho na minha memória a lembrança de ver numa revista, eu acho que a 4 Rodas de então, foto e afirmação do uso de cobertores ELÉTRICOS no GP seguinte em Watkins Glen. segundo se disse na época já eram cobertores para uso doméstico, apenas que existiam para uso doméstico.
acho bem provável que Piquet tenha aprimorado os objetos e multiplicado a eficiência do recurso.
(a não ser que seja essa aí a foto que penso me lembrar)
fernando
e vale lembrar que ele venceu o GP em Mosport, empatando com Regazzoni na pontuação antes da decisão no Glen.
fernando
O próprio Emerson relata numa Quatro Rodas ( que tenho guardada até hoje ) que ele e o pessoal da Mclaren bolaram um jeito de aquecer os pneus com um artefato improvisado comprado em lojas da região do circuito de Monsport. Em razão do frio intenso, a equipe se preocupou do deficiente aquecimento dos pneus na largada e voltas iniciais. Quando a Ferrari percebeu, já era tarde ( os italianos ainda tentaram a jogada de colocar os pneus dentro de um carro de passeio e ligar o aquecedor - não deu certo ). No final Emerson acabou vencendo a corrida, mesmo tendo perdido a liderança p/ Lauda no início da prova. E saiu empatado em pontos c/ Regazzoni para decidirem o título em Watkins Glen. Mas essa é outra estória... Everson Abreu.
Talvez este comentário que fiz no blog do Flávio Gomes no início do ano jogue um pouco d eluz sobre o assunto, inclusive a foto do post era de sua lavra, disse até que não iria mais comentar nada no seu blog mas cheguei a conclusão que você é um cara do bem e não quer ficar mal com um blogueiro "pesado", eu sou só um comentarista chato, de qualquer forma mato a cobra e mostro o pau, no bom sentido é claro....
rubem rodriguez gonzalez
28/02/2011 9:41
Isso nos remete a uma categoria que não existe mais, comentaram aqui corretamente que o piloto hoje é um mero operador do carro. perfeito, hoje o que vemos e escutamos é a central de operações enviando ordens para o macaco amestrado, fulano favor manter o motor em 15 875 rpm……. coloque o botão 1 na posição 2, o botaõ 2 na posição 4, o botão 3 na posição 2 , agora ajuste a injeção de combustivel em 32412,43 ajuste a embreagem eletronica para a posição 43, o cambio automatico para a posição 7 e a direção eletrica para a regulagem xpto…. cambio……e lá vai todo serelepe o macaco amestrado vestido como piloto se achando…….
Uma pergunta que me persegue há muito tempo e ainda não fiz em público e vale para o FG que têm um acervo e um conhecimento bem acima do meu, o Piquet pai sempre alardeou e garganteou que o aquecimento de pneus seria uma invenção sua. porém eu tinha uma 4RODAS – daquele tempo em que esse panfleto publicitário lembrava realmente uma revista sobre automobilismo – com a cobertura do Gp do Canadá de 1974 e que choveu canivetes e o Emerson que fez pole ,ganhou a corrida e virou o campeonato a seu favor – era terceiro até aquele momento – usou cobertores eletricos para aqueçer os pneus, favor quando puder Flávio faça um post sobre essa corrida que foi determinante na consolidação do Brasil no cenário mundial e é claro tudo isso na conta do grande Emerson, portanto o Piquet pode até ter patenteado as mantas, mas eu sempre carreguei comigo a convicção que a utilização da trapizonga eram obras do Jô Ramirez e do Emerson, acho que o Divila poderia jogar luz nessa história, em suma: o rato era foda!!!!!!!!
Responder
eis o link:
http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2011/02/25/foto-do-dia-186/
Rubem Rodriguez Gonzalez
Yo no creo que eso sea un cobertor de gomas para esa especifica función,
O Emerson ensinou o caminho das pedras, os outros foram seguindo e... tai.
Mesmo com o rato inovando ai, foi só quando o piquet começou a usar isso ai tudo mundo já copiou e todas as equipes passaram a usar, hoje isso é tão básico e obrigatório manter próximo de 90 graus.
Grandes gênios do automobilismo!
Abraço.
Parabéns Corradi, você conseguiu desvendar este mistério....porque os livros da Inglaterra falam que o americano Tedy Mayer (1974) tinha inventado, mas o Piquet insiste em dizer que foi ele que inventou em 1978 na F3, e reintroduziu na F1 em 1983 na Brabham-BMW. Tem várias entrevista e vídeos que o Piquet insiste nesta ladainha. Vou citar um vídeo ...coloquem no Youtube...CATVE Nelson Piquet 2007 lá tem a entrevista de 10 minutos....a entrevista é cheia de contradições...o Piquet ao tentar explicar a ultrapassagem (aliás brilhante) sobre o Senna em 1986 no GP da Hungria diz que ele e o Senna tinham o mesmo motor...quando na realidade Senna tinha um Renault e o Piquet um Honda...na entrevista ele disse que venceu o Senna no acerto do carro, hoje se sabe que as Lotus estavam com sérios problemas de consumo...e que a Williams de Mansell foi colocado um diferencial errado por sugestão do Piquet...e que teve o apoio do Frank Dernie...isto foi muito mal visto pela equipe Williams que considerou uma traição..afinal o Frank era funcionário da Williams e ele dava informações errada para confundir o Mansell, que como se sabe por não dispor de carro reserva tinha mais dificuldade de acertar o carro que o Piquet que por contrato dispunha de um carro reserva. Nesta entrevista ele diz que inventou o aquecimento de pneus...ele gaguejou quando disse que acertou o carro melhor, afinal ele não conseguiu acertar a Lotus alguns anos após, pensou muito quando falou que inventou o aquecimento de pneus...ele olhava para o canto...um sinal evidente de contradição.
Jorge
Tem mais aqui:
http://f1corradi.blogspot.com.br/2012/03/paternidade.html
Valeu
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