Dijon-Prenois. Palco de vários GP's de França entre 1974 e 1984... e um GP da Suiça. Oficial, em 1982, para além de uma corrida extra-campeonato, em 1975.
Esta pista foi utilizada em 6 ocasiões em provas oficiais da F1: 1974, 1977, 1979 (o ano da 'Batalha'), 1981, 1982 e 1984.
Em 1974 essa parte "pontuda" do circuito, que está em primeiro plano na foto, não foi utilizada; é a curva 'Parabolique'. A propósito, a foto está INVERTIDA (ou rebatida horizontalmente).
Os pilotos descem a reta primcipal ('Ligne Droite de la Fouigne') em direção à primeira curva ('Double Droite de Villeroy') feita à direita. Em seguida vem um "S" longo ('Sablieres') cujo fim é na curva 'Gauche de la Bretelle' (ou seja, uma curva à esquerda - Gauche em francês). Daí seguem para a ´Parabolique'.
Pela foto do post, a 'Sablieres' está à esquerda... deveria estar à direita!!! Quando os pilotos descem a reta principal, a 'Parabolique' estará à direita deles, atrás das instalações do autódromo (boxes e paddock). A curva que esta´à direita na foto (e deveria estar à esquerda!) é a 'Courbe de Pouas' que nós poderíamos chamar de curva da vitória...
Em 1982 o circuito de Dijon-Prenois foi a sede do GP da Suiça! Pelas leis suiças é vetada a realização de provas automobilísticas em território suiço (desde 1955 quando ocorreu a tragédia das 24 horas de le Mans).
Quanto à 'Batalha', deixo pra outro contar... um episodiozinho sem-graça que ocorreu por lá... (hehehehehe)
um abraço, Renato Breder
PS: Corradi, você gosta de inverter as fotos dos traçados, né? (hehehehe)
Dijon-Prenois, palco daquela batalha em 79 do Gilles Villeneuve e René Arnoux. Num tava nem próximo de nascer nessa época...mas qndo eu vi o vídeo da disputa dos dois, aprendi a gostar mais ainda de Fórmula 1. Principalmente a que eu não acompanhei ao vivo: Piquet, Fitipaldi, Gilles, etc. Na verdade, nem o Senna eu acompanhei, no alto dos meus quase 17 anos de idade, hahaha.
Parabéns pelo blog Corradi, acompanho quase todo dia seus posts! Abs.
Dijon-Prenois. Na estréia dessa pista, de tão curta, a volta era feita em torno de 59s. Aumentaram então a extensão do circuito. Mas as voltas nunca passaram de 1:08 ou 1:09. Bem curta essa pista. Everson Abreu.
Considero que nesta pista, o facto mais marcante da historia da F1, para mim superior ao duelo Rene&Gilles, é que foi aqui que se assistiu ao virar de uma página na F1. A primeira vitória de um motor Turbo. Depois de andar 2 anos a ser "gozada" por todos, a Renault conseguiu levar a sua avante. Tempos depois, quem não utilizá-se um motor turbo, bem poderia ir plantar couves...
18 comentários:
Fácil. Circuito de Dijon-Prenois, que foi sede dos GPs da Frnaça de f1 em 74, 77, 79, 81 e 84 e do GP da Suíça em 82, todos com vencedores diferentes.
Foi palco de uma das disputas mais belas já vistas na F1, entre Gilles Villeneuve e René Arnoux, em 1979, nas voltas finais da corrida.
Pode ser conferido no post abaixo:
http://motorizzados.blogspot.com/2011/07/aconteceu-ha-32-anos.html
abs
Circuito de Dijon-Prenois. Eu gosto muito dessa pista.
Dijon-Prenois na França. Confere?
Dijon-Prenois.
Dijon-Prenois. Palco de vários GP's de França entre 1974 e 1984... e um GP da Suiça. Oficial, em 1982, para além de uma corrida extra-campeonato, em 1975.
A pista é Dijon-Prenois.
Esta pista foi utilizada em 6 ocasiões em provas oficiais da F1: 1974, 1977, 1979 (o ano da 'Batalha'), 1981, 1982 e 1984.
Em 1974 essa parte "pontuda" do circuito, que está em primeiro plano na foto, não foi utilizada; é a curva 'Parabolique'. A propósito, a foto está INVERTIDA (ou rebatida horizontalmente).
Os pilotos descem a reta primcipal ('Ligne Droite de la Fouigne') em direção à primeira curva ('Double Droite de Villeroy') feita à direita. Em seguida vem um "S" longo
('Sablieres') cujo fim é na curva 'Gauche de la Bretelle' (ou seja, uma curva à esquerda - Gauche em francês). Daí seguem para a ´Parabolique'.
Pela foto do post, a 'Sablieres' está à esquerda... deveria estar à direita!!!
Quando os pilotos descem a reta principal, a 'Parabolique' estará à direita deles, atrás das instalações do autódromo (boxes e paddock).
A curva que esta´à direita na foto (e deveria estar à esquerda!) é a 'Courbe de Pouas' que nós poderíamos chamar de curva da vitória...
Em 1982 o circuito de Dijon-Prenois foi a sede do GP da Suiça! Pelas leis suiças é vetada a realização de provas automobilísticas em território suiço (desde 1955 quando ocorreu a tragédia das 24 horas de le Mans).
Quanto à 'Batalha', deixo pra outro contar... um episodiozinho sem-graça que ocorreu por lá... (hehehehehe)
um abraço,
Renato Breder
PS: Corradi, você gosta de inverter as fotos dos traçados, né? (hehehehe)
Paul Ricard, na França.
Ah não, Dijon Prenois...
Dijon-Prenois!
Dijon-Prenois, palco daquela batalha em 79 do Gilles Villeneuve e René Arnoux.
Num tava nem próximo de nascer nessa época...mas qndo eu vi o vídeo da disputa dos dois, aprendi a gostar mais ainda de Fórmula 1. Principalmente a que eu não acompanhei ao vivo: Piquet, Fitipaldi, Gilles, etc.
Na verdade, nem o Senna eu acompanhei, no alto dos meus quase 17 anos de idade, hahaha.
Parabéns pelo blog Corradi, acompanho quase todo dia seus posts!
Abs.
Acho que é Dijon-Prenois, me faz lembrar de Villeneuve x Arnoux, bela disputa....
Dijon-Prenois, na França. Recebeu 5 GPs da França e 1 GP da Suiça.
Dijon-Prenois. Na estréia dessa pista, de tão curta, a volta era feita em torno de 59s. Aumentaram então a extensão do circuito. Mas as voltas nunca passaram de 1:08 ou 1:09. Bem curta essa pista. Everson Abreu.
Fácil, circuito de Dijon-Prenois.
Já fizeste um desafio anteriormente com Dijon-Prenois porém sob outro ângulo.
"Batalha" já entrega de cara, Villeneuve x Arnoux
Os caras que desenharam esse circuito tinha outras coisas em mente além de automobilismo....
Djon ou algo assim na belissima França.
Considero que nesta pista, o facto mais marcante da historia da F1, para mim superior ao duelo Rene&Gilles, é que foi aqui que se assistiu ao virar de uma página na F1. A primeira vitória de um motor Turbo.
Depois de andar 2 anos a ser "gozada" por todos, a Renault conseguiu levar a sua avante. Tempos depois, quem não utilizá-se um motor turbo, bem poderia ir plantar couves...
Paulo Marques - Portugal
Postar um comentário