A Tyrrell de François Cévert a frente da Lotus de Emerson Fittipaldi. Sei que
a qualidade da foto não é lá uma grandeza, mas achei linda. O ano é 1971 e salvo
engano, a imagem foi feita na Áustria.
4 comentários:
Anônimo
disse...
É mais fácil (ou menos difícil) identificar as fotos duvidosas dessa época...
Em 1971, François Cevert usou o #12 em sua Tyrrell 002 em 5 GPs: Espanha (Montjuich), Mônaco (Monte Carlo), França (Paul Ricard), Áustria (Österreichring) e Canadá (Mosport).
Na Espanha e na França, sua Tyrrell tinha uma asa dianteira elevada - talvez herança da "Tea Tray" da March 701. Além disso o circuito de Montjuich é urbano, diferente da foto, e o cenário da pista de Paul Ricard é mais árido que o da foto. Mônaco também está descartada: essa foto não poderia ter sido tirada em Monte Carlo! Sobram: Canadá e Áustria.
Tanto no Canadá como na Áustria, Emerson Fittipaldi - o outro 'cara' da foto - utilizou o #2 em sua Lotus 72D. Por esse 'dado' não dá para definir o local da foto. Mas há alguns detalhes que indicam que a foto é mesmo em Österreichring, Áustria.
Vejamos: 1) À direita na foto (ao lado da Lotus de Fittipaldi), sobre a grama, há dois 'marcadores'(?) brancos com o topo em preto... Nas fotos que eu tenho de Österreichring eles também aparecem em outras curvas. Nas fotos que eu tenho de Mosport Park não há tais marcadores. 2) Na asa traseira da Tyrrel de Cevert, há um elemento extra - um Gurney? - na cor laranja. Nas fotos que eu tenho de Cevert, na Áustria, ele aparece e, nas do Canadá, a asa traseira da Tyrrell de Cevert está inteiramente azul... 3) Não tenho fotos de Fittipaldi no Canadá mas tenho da outra Lotus, de Wisell, e ela apresenta o tal "Gurney" em branco... talvez o mesmo ocorresse com a Lotus de Fittipaldi... não sei... Mas na Áustria, a asa traseira da Lotus de Fittipaldi é inteiramente vermelha! 4) A pista do circuito de Mosport me parece mais estreita que essa da foto e, pelo menos no dia da corrida, estava chovendo... mas como não sei se a foto do post é da corrida ou de treinos esse aspecto da chuva não dá pra ser considerado...
Mas as 2 primeiras pistas são suficientes para mim. Logo:
1971 Österreichring, GP da Áustria, François Cevert (Tyrrell 002, #12) e Emerson Fittipaldi (Lotus 72D, #2)
Você não está enganado... elementar meu caro Corradi!! (heheheehe)
breder sua análise está excelente!!! no site statsf1 fui observar se em algum momento das provas citadas o émerson estava atrás do cevert. estava em ambas!!!! rsrsrsrs pelos pinos e pelo gurney vermelho do carro do cevert acredito tb q é austria 71. parabéns ps. humberto, só tem fera por aqui.
bom, o breder deduziu esplendidamente eliminando as possibilidades através dos carros e pilotos inscritos, e adicionando a observação de uma característica daquela pista (os marcadores brancos).
de cara vi os guardrails, e notei semelhnça com outras imagens do mesmo circuito, imagens de 71 e 72; e acho também que o lugar da foto é o trecho em leve descida em direção à BoschKurve, para a qual Cevert está alinhando o Tyrrell - esse trecho era seguinte à reta de partida/chegada, que é em subida íngreme.
no filme "O Fabuloso Fittipaldi" há filmagens dos carros percorrendo esse mesmo trecho, e, também nesse lugar, uma divertida cena de espectadores que pulam a cerca e vão tirar fotos dentro de um Surtees parado no acostamento do lado direito da pista.
infelizmente é o trecho todo, incluindo a Boschkurve, que foi totalmente sublimado, tanto do traçado A1-Ring quanto do novíssimo Red Bull-Ring - re: http://en.wikipedia.org/wiki/Osterreichring
4 comentários:
É mais fácil (ou menos difícil) identificar as fotos duvidosas dessa época...
Em 1971, François Cevert usou o #12 em sua Tyrrell 002 em 5 GPs: Espanha (Montjuich), Mônaco (Monte Carlo), França (Paul Ricard), Áustria (Österreichring) e Canadá (Mosport).
Na Espanha e na França, sua Tyrrell tinha uma asa dianteira elevada - talvez herança da "Tea Tray" da March 701. Além disso o circuito de Montjuich é urbano, diferente da foto, e o cenário da pista de Paul Ricard é mais árido que o da foto. Mônaco também está descartada: essa foto não poderia ter sido tirada em Monte Carlo! Sobram: Canadá e Áustria.
Tanto no Canadá como na Áustria, Emerson Fittipaldi - o outro 'cara' da foto - utilizou o #2 em sua Lotus 72D. Por esse 'dado' não dá para definir o local da foto. Mas há alguns detalhes que indicam que a foto é mesmo em Österreichring, Áustria.
Vejamos:
1) À direita na foto (ao lado da Lotus de Fittipaldi), sobre a grama, há dois 'marcadores'(?) brancos com o topo em preto... Nas fotos que eu tenho de Österreichring eles também aparecem em outras curvas. Nas fotos que eu tenho de Mosport Park não há tais marcadores.
2) Na asa traseira da Tyrrel de Cevert, há um elemento extra - um Gurney? - na cor laranja. Nas fotos que eu tenho de Cevert, na Áustria, ele aparece e, nas do Canadá, a asa traseira da Tyrrell de Cevert está inteiramente azul...
3) Não tenho fotos de Fittipaldi no Canadá mas tenho da outra Lotus, de Wisell, e ela apresenta o tal "Gurney" em branco... talvez o mesmo ocorresse com a Lotus de Fittipaldi... não sei... Mas na Áustria, a asa traseira da Lotus de Fittipaldi é inteiramente vermelha!
4) A pista do circuito de Mosport me parece mais estreita que essa da foto e, pelo menos no dia da corrida, estava chovendo... mas como não sei se a foto do post é da corrida ou de treinos esse aspecto da chuva não dá pra ser considerado...
Mas as 2 primeiras pistas são suficientes para mim. Logo:
1971 Österreichring, GP da Áustria, François Cevert (Tyrrell 002, #12) e Emerson Fittipaldi (Lotus 72D, #2)
Você não está enganado... elementar meu caro Corradi!! (heheheehe)
um abraço,
Renato Breder
Tive uma inspiração...
"Quando elimina-se o impossível, o que resta, por mais improvável que pareça, tem de ser a verdade" (Sherlock Holmes em "O Signo dos Quatro").
um abraço,
Renato Breder
PS: (hehehehehehe)
breder
sua análise está excelente!!! no site statsf1 fui observar se em algum momento das provas citadas o émerson estava atrás do cevert. estava em ambas!!!! rsrsrsrs
pelos pinos e pelo gurney vermelho do carro do cevert acredito tb q é austria 71.
parabéns
ps. humberto, só tem fera por aqui.
bom, o breder deduziu esplendidamente eliminando as possibilidades através dos carros e pilotos inscritos, e adicionando a observação de uma característica daquela pista (os marcadores brancos).
de cara vi os guardrails, e notei semelhnça com outras imagens do mesmo circuito, imagens de 71 e 72; e acho também que o lugar da foto é o trecho em leve descida em direção à BoschKurve, para a qual Cevert está alinhando o Tyrrell - esse trecho era seguinte à reta de partida/chegada, que é em subida íngreme.
no filme "O Fabuloso Fittipaldi" há filmagens dos carros percorrendo esse mesmo trecho, e, também nesse lugar, uma divertida cena de espectadores que pulam a cerca e vão tirar fotos dentro de um Surtees parado no acostamento do lado direito da pista.
infelizmente é o trecho todo, incluindo a Boschkurve, que foi totalmente sublimado, tanto do traçado A1-Ring quanto do novíssimo Red Bull-Ring - re: http://en.wikipedia.org/wiki/Osterreichring
abs
fernando
Postar um comentário