quarta-feira, 4 de abril de 2012

Plaquinhas






















Bom dia a todos.

Emerson Fittipaldi na Espanha.

Montjuic Park. 1973.

13 comentários:

Anônimo disse...

Seria 73, não?

Speeder76 disse...

1974 não pode ser, Humberto. Por duas razões: Nesse ano, Emerson estava na McLaren, e nesse ano, o GP de Espanha foi em Jarama.

De resto, é uma bela imagem. Com um pormenor: estavam todos em espanhol. Viviam-se ainda os últimos dias do franquismo, onde aboliu o uso das outras linguas que se falam nesse país, como o catalão, galego e do basco, bem como as respectivas autonomias.

Com a morte de Francisco Franco, em novembro de 1975 e a ascensão do rei Juan Carlos I, a democracia voltou a Espanha, numa transição bem sucedida, com nova Constituição e a restauração das autonomias, dando a este país uma situação unica do mundo: uma monarquia federal.

Humberto Corradi disse...

Corrigido.

Valeu

Marco Memoria disse...

PQP !! Foto linda, piloto exemplar.
O Rato abriu o caminho pra o Brasil ser um nome respeitado no cenário muindial do automobilismo, venceu na F1, naufragou no sonho de uma equipe brasileira pela qual eu torci do primeiro ao ultimo dia, deu a volta por cima vencendo na Indy.
Montjuic Park era um dos mais belos circuitos de rua (acessando O Google Earth no modo street view da pra dar uma volta nele todo !!)
E só retificando a foto é do ano de 73, Emerson venceu nesse dia, mas foi o ano do racha dele com Chapman, Fittipaldi ainda tinha chances remotas de ser campeão do mundo no GP da Italia, só a vitória ainda dava chances a ele, andou em segundo atras de Peterson, certo q uma hora viria naquele tempo a placa do box com a mensagem: "Peterson, Emerson is more fasted you, confirm message ", mas desta vez ela não veio, resultado Peterson primeiro Emerson em segundo ja sem chances, Fittipaldi se sentiu traido por Colin. que naquela hora com certeza apostava mais no sueco, e pediu para sair e já no ano seguinte foi campeão pela Mclaren.

Anônimo disse...

O carro mais bonito de todos os tempos na F1.
Esse ano sacanearam feio o Emerson.

Mudando de assunto... Alonso também foi bi-campeão muito cedo, mas mudanças erradas de equipes congelaram esse número. Seria a mesma coisa que aconteceu com Fittipaldi?

Abraço,
Emerson Fernando (Meu pai me batizou bem, com o nome dos dois campeões acima... rs)

TW disse...

Vitória sensacional de Fittipaldi. Pena que o bicampeonato viria só um ano depois, por conta de um certo escocês.

abs

Sergio Villarim disse...

Na verdade, a ordem "Ronnie, Emerson is faster than you..." não foi dada por Colin Chapman porque ele pensou que o Rato, sendo bi-campeão, pediria um salário à altura (e nas alturas) para renovar seu contrato com a Lotus, coisa que nem de longe interessava ao dirigente ingles...

ALEX disse...

o Emerson caiu bem no meu conceito depois q li bio do Helio, mas s/ duvida foi um grande piloto..

Anônimo disse...

Speeder_76,

é bem curioso dizer que, com a ascensão do REI, a DEMOCRACIA voltou... mas claro, deu pra entender...

Emerson Fernando,

já pensou se seu nome fosse 'Alonso Fittipaldi'?


Na foto, Emerson está levando a 'cavalaria' para Fuxarda...

um abraço,
Renato Breder

Paulo Heidenreich Jr disse...

Olha, os detalhes da foto eu desconheço, mas uma coisa é certa: essa foto é o meu novo wallpaper !!! Bela foto.

Anônimo disse...

É Breder. Até preferia que o sobrenome fosse Alonso Fittipaldi. Assim a herança seria maior.

Abraço,
Emerson Fernando

Anônimo disse...

Chegando atrasado, já disseram quase tudo!

Lotus 72, sem dúvida O CARRO mais emblemático da categoria!

Ao ser lançado em 70, revolucionou os conceitos vigentes. . .participando por seis temporadas consecutivas, ainda se mostrava competitivo em sua 5ª, com as 3 vitórias do sueco Peterson, em Mônaco, Dijon e Monza/74!

Para os brasileiros, ficou para sempre marcada na memória como aquele carro preto e dourado das grandes vitórias do Emerson, até porque penso que seus sucessos com a McLaren foram muito mais fruto da inteligência do Rato do que da capacidade do carro. . .que só ficou bom de verdade em 76, mas aí são outros 500. . .

Essa prova em particular marcou a última de suas vitórias com a 72, golpe de sorte pois estava com o traseiro esquerdo furado e perdendo pressão, mais uma volta e não completaria a prova. . .Campeões também precisam de uma ajudinha de vez em quando!

Essa versão é a mais bela do carro, asa traseira enorme e bem recuada para maximizar a pressão aerodinâmica sem recorrer a um angulo de ataque muito acentuado e tomada de ar ainda pequena, depois surgiria uma maior, mas menos harmoniosa com o conjunto. . .

E a danada esteve no GP Brasil de 2010, o Rato passeou pela Marginal e também em Interlagos, coisa mais linda de se ver!

Zé Maria

PS: Breder, grato pelas palavras postadas "lá atrás" naquela foto do Cevert+Rato+Vesgo, ocorre que fiquei fora esses dias e não pude agradecer antes, postei lá também um comentário por agora, complementar ao que foi dito. . .abs

fernando disse...

bem lembrado Zé Maria, o pneu furado está registrado na filmagem daquele GP pela Brunswick Films (a companhia inglesa que fazia um anuário cinematográfico das temporadas nos anos 70), onde aparece Emerson controlando nas freadas o bólido serpenteante - e numa foto de página inteira que costumava aparecer na revista "Grand Prix" brasileira, era uma chamada da própria revista e não tinha texto nem identificação alguma da imagem, só o logo da revista e a traseira da Lotus com o pneu esquerdo devidamente deformado.

também 100% com você, essa versão da 72 com a grande asa lá atrás é a mais irada das versões JPS.
abs