quarta-feira, 16 de maio de 2012

Déjà Vu


























Há exatamente um ano atrás aparecia aqui uma reflexão.

E se ao invés de um tivesse sido o outro?

Clique aqui para ler .

5 comentários:

politicamente_incorreto disse...

Corradi, seu link está uma ponte que leva nada a coisa nenhuma.....rsrsrsrs

Mas suponho que o tema seja : E se Fosse o Piquet que tivesse morrido na Tamburello, certo?

Se é sobre isso posso te dizer que se fosse nas mesmas circustâncias boa parte da devoção e consternação que ocorreu na época e se irradia até hoje seriam as mesmas, principalmente aqui no Brasil.

Tem dublê de jornalista e babaca que tenta vender a idéia de que o Senna é endeusado até hoje porque era um macaquinho da Globo e seu MC era o Galvão Bueno....

Não sei aonde termina o ódio e começa a tolice.... quando descobrir juro que aviso, mas como tolo o cara não é só sobra o ódio.

Por partes: Se o Piquet tivesse morrido no auge, quando era considerado o melhor do grid por todos, liderando a corrida - fato inédito na categoria - e ainda mais com direito a uma cobertura aonde as cameras de tv já existiam em profusão o resultado emotivo seria o mesmo.
Some-se a isso o fato que o Senna morreu em uma época de crise financeira das brabas e período de anemia total de ídolos no Brasil, até a seleção brasileira que levantava a estima do povão estava a 24 anos sem arrumar nada, o Senna canalizou essa orfandade de ídolos no país e herdou um alegião de fãs que pouco ou nada entendiam de F-1, aí até hoje vemos "Sennistas" defendendo o piloto mais com emoção do que com a razão, não sou Sennista ou nad aque o valha, mas com os argumentos certos sou bem mais eficiente do que torcedoes e fieis de carteirinha.

Ainda temos o ingrediente da latinidade que tem queda para se solidarizar na tragédia, somos um povo quente, intempestivo e emotivo. E nesse interím o Piquet teria o mesmo tratamento do Senna, haja vista que a orfandade de ídolos e anemia de pessoas públicas de sucesso era tanta que o Brasil até o advento do Senna cultuava como herói contemporâneo a figura do Tancredo Neves, o que foi sem nunca ter sido. Um político conservador, eleito pela via indireta que é lembrado mais pelo que poderia fazer do que pelo que realmente fez.

Para finalizar acho que se entendi bem o post o Piquet se tivesse morrido no lugar do Senna a memória e idolatria que o povo dedica ao Senna seria sua. Ou pelo menos os blogs de alguns jornalistas não precisariam escrever posts tão raivosos na data de passagem do mesmo..... ou será que não?

Rubem Rodriguez Gonzalez

Humberto Corradi disse...

Rubem

Já acertei o link.

Valeu

Ricardo Reno disse...

Rubens,

Colocando para quem ama este esporte de loucos, como nós, igualmente loucos, creio que o sentimento de perda é o mesmo.

Para o grande público acredito que não,pois todos sabemos que Piquet não estava nem aí para isto. Vide a entrevista insossa que ele deu quando foi campeão do mundo pela primeira vez. Ou talvez ele se importasse mas disfarçava muito bem.

Mas quem de nós se importava? O cara pilotava o fino e pronto.

Já Senna canalizou muito bem suas conquistas e feitos, como você citou, e realmente era um piloto excepcional. Mesmo porque bateu-se com os grandes de uma grande época.

Mas quem tem paixão pelo automobilismo, não se importava com a relação dele com a mídia, a Xuxa a Adriane e o escambau? Desde que ele enfiasse um saco nos outros no sábado e vencesse no domingo era o que realmente valia.

Na minha paixão pelo esporte e,acredito, a maioria dos que aqui escrevem, temos o gosto pelo desafio,pela história, pela pilotagem, pela perfeição e pela coragem. O resto é o resto.

Ricardo Reno disse...

corrigindo...e o escambau.

Anônimo disse...

Foto do pódio do GP de Monza de 1987. Piquet faturou e Senna, no final, sentindo a pressão do Piquet que se aproximava cada vez mais com a Williams, vazou a parabólica na sua Lotus e tomou um banho de poeira. Mas segurou firme e voltou.

É provável que a imagem mostre algum gracejo do Nelsão para o Ayrton.


Carlos Henrique