quarta-feira, 13 de junho de 2012

Crayon


























Parece até um desenho.

Mônaco. 1970.

11 comentários:

fernando disse...

fantástico.
na primeira foto, lá ao fundo, uma edificação típica da região, algo que se vê ao longo de todo o sul da França beirando o Mediterrâneo, a cor terracota das paredes das casas e ciprestes ao redor, uma árvore que sempre aparecia nas pinturas dos muitos e grandes pintores franceses do modernismo (mais de cem anos atrás) Cézanne especialmente.
e aqui em primeiro plano, essas máquinas muito lokas enfileiradas prestes a arrancarem numa nuvem densa de ruído.
eu acho fascinante essa juxtaposição audiovisual - nesse caso, como não existe mais a curva lá atrás, e talvez nem mesmo a edificação (a curva era onde hoje fica o restaurante la Rascasse, construído bem onde era o hairpin do Gasômetro).

com o nível legal de competitividade e alta performance dos pilotos na F1 dos últimos 2 ou 3 anos, a nostalgia que tenho daquele tempo é desses aspectos de 'atmosfera' dos eventos de antanho - ressaltando que não vivi essa época, então sempre foi uma 'nostalgia de tempo não-vivido', um paradoxo.

na segunda foto, essa vista do porto, na verdade uma marina, hoje em dia já era, tudo que se vê nos GPs é barreiras de guard-rails e alambrados.

Rui Amaral Jr disse...

Sifert de March 701, Oliver de BRM P153 e Sttommelen de Brabham BT33...
Na outra Amon lidera Black Jack e Beltoise....

Marco Memoria disse...

Pra mim os anos 70 proporcionam as melhores imagens da F1, a divesidade de cores , modelos de carros e as diferentes soluções encontradas pelos projetistas numa época que a aerodimanica ainda estava engatinhando e no caso da foto tendo o circuito de Monaco como palco é um colirio de se ver !!

Anônimo disse...

fernando, boa tarde!

Essa é aquela famosa prova em que Rindt só não fez chover!!

Não que você não o saiba, apenas para recordar, ok!

Última vitória da 49C, já em seu 4º ano de uso, impressionante como os carros de antigamente duravam muito mais que os de hoje, mesmo sendo construídos em alumínio e não em fibra de carbono, um material que teoricamente não deveria sofrer fadiga (Rubem, aguardando suas considerações à respeito, ok!). . .para se pensar. . .
Jochen ficou meio que possuído no meio da prova, ao vislumbrar a chance da vitória, pulverizando sucessivamente o recorde da pista volta à volta, inclusive andando muito mais rápido que a pole!

Deu pena do Brabham errar na última da última (curva/volta) e o austríaco fazer a ultrapassagem para "não" receber a bandeirada da vitória!

Tem no Youtube, é mágico poder rever à qualquer hora!

Outra curiosidade envolvendo uma 49C, já comentei por aqui, Hill destruiu a sua (Rob Walker) no treino e Chapman emprestou a de Miles (DNQ), para a prova, daí que os mecas passaram a noite em claro, pintando a barata na base do "colorgin" no padrão do time!

E era o exatamente o mesmo chassis das vitórias do Mr. Mônaco em 68/69!

Portanto foi uma tripleta de vitórias do modelo, 68/69/70!

É isso, vou ficando por aqui, desculpem se me alonguei demais, a verdade é que Rindt foi meu 1º ídolo, então já viu, né?

Abraços.

Zé Maria

politicamente_incorreto disse...

Eu descobri a formula para salvar monaco no calendário!!!!!
Simples e facílima de se implementar e ao mesmo tempo manter a tradição desse circuito. Acredito que sem essa solução a corrida se tornará inviável em pouco tempo e provavelmente a FIA tomará medidas mirabolante.
Qual a medida? simples!!!! reduzir em 30% a rotação do motor para montecarlo. em condições iguais não haveráq problema algum.

Rubem Rodriguez Gonzalez

Anônimo disse...

Realmente, essas imagens parecem um desenho colorido com os lápis de cor da minha (nossa) infância... são belas, assim como as histórias que elas trazem (ou suscitam)... elas - imagens e histórias - estão lá no 'panteão' dos heróis da F1, tanto para quem vivenciou aqueles momentos 'ao vivo', quanto para os que apenas puderam 'acompanhá-los' por fotos, relatos, ou até em imagens em vídeo, um bom tempo depois...

Fantástico..


Quanto à fadiga, a que o Zé Maria se referiu, todo material está sujeito a ela.


um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

Aliás, Zé Maria...

você pediu... leu lá?
http://f1corradi.blogspot.com.br/2012/06/up-to-date.html

outro abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

Mais uma curiosidade, agora em relação aos March 701:

Reparem que as laterais do monocoque contém apliques em formato de asa invertida, era mais uma tentativa de melhorar a aderência do carro, pode-se dizer que seria o tataravô dos carros-asa concebidos pelo mago Chapman!

Zé Maria

PS: a se notar que estes acessórios não foram utilizados em todas as provas do ano.

politicamente_incorreto disse...

Boa lembrança Zé Maria, realmente as asas invertidas nas laterais eram nestes carros uma tentativa - inutil aliás- de usar o conceito de inversão de asa para transformar sustentação em aderência.

Comparando com aquela velha piada que dizia que alguém inventou o limpador de para brisas e outro veio e aperfeiçoou o invento colocando ele do lado de fora do carro.
Com o carro asa foi a mesma coisa, o conceito existia mas enquanto o fluxo não foi preso embaixo do carro pelas mini saias a sua eficiencia era análoga ao limpador de para brisa acima...bom discutir entre dinossauros e reptéis pré históricos......

Rubem Rodriguez GOnzalez

Anônimo disse...

Bom mesmo, Rubem!
É por isso que sempre digo que este é um espaço DIFERENCIADO, a começar pelo dono e continuando com os participantes que só agregam, se bem que outro dia apareceu um "comentário removido pelo autor" que me deixou chateado, nem sei se devia. . .

Zé Maria

zamborlini disse...

eu me incluo entre os dinossauros e répteis pré-históricos. rsrs