quinta-feira, 21 de junho de 2012

Flechada






















Bom dia a todos.

Os pilotos mostrando a verdade em Monza. 1955.

10 comentários:

Marco Memoria disse...

Os dois belissímos Mercedes 196s, seguidos dos não menos interessantes 196, Fangio puxa a fila seguido de Moss, Kling e Taruffi, o argentino venceu a prova com Taruffi em segundo, as outras duas ficaram pelo caminho.

Anônimo disse...

Essa curva era feita em madeira?

Rui Amaral Jr disse...

As bela Streanliner com Chueco e Moss...as duas curvas são de cimento.

Marcos Alvarenga disse...

Minha pista preferida: Monza com 10km, alternando oval e misto.

Ron Groo disse...

É por isto que amo Monza.

Ron Groo disse...

Pro anonimo...

Não, não eram e nem são feitas de madeira.
Estão lá ainda hoje. Embora sem uso e sem conservação.

Ricardo Reno disse...

Interessante pensar na técnica usada para, além do acerto do carro,pilotar em pista inclinada. Vê-se Fangio na parte de cima e Moss mais abaixo, talvez evitando o vácuo do argentino.

O terceiro e quarto carros em posições invertidas. O PILOTO sem ajuda de engenheiro, volante higtech e bits. Tendo que calcular tudo com a cabeça, coragem e coração. Encontrando um jeito de equilibrar as várias forças que ora querem puxá-lo para o centro ora arremessá-lo para fora, não era para qualquer um.

Não é a toa que Fangio tenha ganhado 5 campeonatos e Moss, que quiseram os deuses, o destino ou sorte não ganhasse nenhum, foram o que foram.

TW disse...

Ainda é possível hoje em dia conhecer esta parte do circuito.

Anônimo disse...

Monza depois da reforma que trouxe de volta à ação os 'bankings'... curva inclinada novinha!
O 'outdoor' diz tudo:
http://areadeescape.files.wordpress.com/2012/04/monza1955mercedesfangio.jpg

Na foto do post, 4 Mercedes-Benz W196. As duas da frente 'Stromlinienwagen' e as duas de trás 'normais'...

#18 Juan Manuel Fangio - largou da pole position e venceu o GP.
#16 Stirling Moss - largou na primeira fila, em 2o, e abandonou o GP com problemas no motor de seu carro. Marcou a melhor volta.
#20 Karl Kling - também partiu da primeira fila, em 3o, e abandonou o GP com problemas de câmbio.
#14 Piero Taruffi - pilotando uma quarta Mercedes-Benz, largou apenas na 4a fila (em 9o) e terminou o GP em 2o.

A prova - 50 voltas - foi praticamente liderada de ponta a ponta por Fangio. Apenas a 8a volta foi liderada por outro piloto: Moss.
Aliás, esta outra foto, parece ser tanto a continuação da foto do post como o momento em que Moss ultrapassa Fangio... será?

http://ciadecarros.files.wordpress.com/2012/05/monza-em-1955.jpg

(na foto, o carro vermelho é provável ser Eugenio Castellotti numa Ferrari 555 'Super Squalo')


A disposição das 4 Mercedes-Benz da foto aconteceu em dois períodos da prova:
Entre as voltas 5 e 7 e depois entre as voltas 9 e 18.

Foi, sem dúvida, uma performance arrasadora da Mercedes-Benz:
1a fila, Pole, Vitória, Melhor Volta, Liderança em todas as voltas além de terminar o campeonato com o Campeão e o Vice... e se houvesse Campeonato dos Construtores, seria a campeã também!

Despedida por cima, com uma 'chiave d'oro'...
Depois disso, a Mercedes-Benz só retornou à F1, bem ressabiada, é verdade, em 1993 com a Sauber...
E voltou meio quietinha, querendo não aparecer muito... estampou um "Concept by Mercedes-Benz" na carenagem das Sauber, e
os motores não receberam, oficialmente, o nome Mercedes-Benz. Consta nos registros o nome de batismo para aquele ano: Sauber... pura propaganda...



Mais das verdadeiras 'Flechas de Prata' (Silberpfeile) aqui:
http://www.kolumbus.fi/leif.snellman/c9.htm


Não confunda com os 'Peixes de Prata' (Silberfische):
http://www.kolumbus.fi/leif.snellman/c3.htm



um abraço,
Renato Breder

Rafael Schelb disse...

Colhões...