quinta-feira, 21 de junho de 2012

Lola & Matra



Aproximando.

Edição de 1972.

Quando Graham Hill carimbou as 24 horas de Le Mans.

8 comentários:

Ricardo Reno disse...

Esta Matra é linda demais.

Como será que os pilotos faziam para entrar no cockpit desta Lola. Ô negócio apertado hein?

Marco Memoria disse...

Essa prova ja foi comentada a pouco tempo, a foto de Hill meu grande idolo de infancia é um colírio com a viória nesta corrida Hill conquistava a tríplice coroa, ja que tinha vencido o mundial de F1 e as 500 milhas de Indianapolis.
Já a outra deve ser uma das ultimas do sueco Bonnier em ação, visto q veio a falecer no decorrer desta prova, Bonnier assim como Hill era um dos ultimos remanescente dos gentelman - drivers, chegou a surpreender liderando as primeiras voltas, mas ja na manhã da prova ao ultrapassar uma Ferrari Daytona aconteceu o choque, a pequena Lola T280 voou e bateu ao alto de uma arvore levando a vida do sueco.

fernando disse...

Ricardo, era simples: entravam no carro pela porta!
sério, sem gozação, ali onde Bonnier está apoiado, se abre pra cima - como hoje em dia os chamados supercarros têm, portas que se abrem pra cima ao invés de para o lado.
a Matra-Simca da foto de baixo, a mesma coisa.
havia porta dos dois lados, dá pra notar o vinco do metal na lateral, o pedaço onde está escrito o nome dos pilotos (depois do adesivo shell) aquilo é escamoteável (acho o máximo esse termo).

fernando disse...

e, dentro da Lola pronto pra iniciar um turno, o holandês van Lennep, que tinha vencido a prova um ano antes em dupla com o mala Marko num maravilhoso 917K da Martini Racing. e tinham estabelecido distância recorde de vencedores na história da corrida, recorede q perdurou até 2009 ou 10 se não me engano.
tenho uma vaga impressão q van Lennep era melhor piloto q Marko em provas de endurance, mas isso sem nenhum embasamento, é q não vou com a cara do austríaco mesmo.

gostei muito da primeira foto, primeiro por estar bem tirada, ótimaluz, cores saturadas, mostrando dois pilotos que se tornaram história embora tão conhecidos como Graham Hill; e gostei demais da cara do carro, com o patrocinio principal do país Suiça, e a pintura feita a mão dos buracos de queijo, espalhados sobre a carroceria assim como todos os adesivos e os faróis.
uma programação visual que deve causar calafrios nos 'diretores de arte' de hoje em dia - reparem: a única coisa com linhas retas, o quadrado com o nome da Suiça em 4 línguas, mesmo isso está colocado diagonalmente ao sentido longitudinal do carro, e em contraposição ao enorme numeral 8.
legal demais.

TW disse...

Se tornando, assim, o único a conquistar o hat-trick do automobilismo!

Anônimo disse...

Boas observações/informações, Fernando, enriquecedor...

mais info (hehehehe)...

** FOTO 1
Bonnier (capacete laranjado) dando umas dicas a Van Lennep (capacete vermelho)...

O trio Jo Bonnier / Gijs van Lennep / Gérard Larrousse, da equipe 'Ecurie Bonnier Switzerland' largou em 5o e após 213 voltas ocorreu o acidente que tirou a vida de Bonnier...
O belo carro do trio pe uma Lola T280 equipada com um motor bem conhecido: Ford Cosworth DFV 3,0 V8.


** FOTO 2

Na foto, o Matra MS670 (com motor Matra MS72 3,0 V12) da equipe 'Equipe Matra-Simca Shell', conduzido pela dupla Henri Pescarolo / Graham Hill (na foto).
Largaram em 2o no grid e venceram essa edição das '24 Horas de Le Mans', com um total de 344 voltas, perfazendo 4.691,343 kms, a uma média de 195,472 km/h.


Apenas como comparação, o trio vencedor da edição deste ano, Marcel Fässler / André Lotterer / Benoït Tréluyer, num Audi R18 e-tron quattro, deu 378 voltas (5.150,629 km!!) a uma média de 238,500 km/h... apenas lembrando, pela foto do Hill, que em 1972 houve chuva durante a prova...


um abraço,
Renato Breder

Ricardo Reno disse...

Valeu Fernando!

Obrigado.

Anônimo disse...

Marco Memoria, acho que a Triplice Coroa seriam as 500 Milhas de Indianapolis + 24 Hs de Le Mans + GP Monaco F1. . .e nao o Campeonato. . .

Abraco.

Ze Maria