sexta-feira, 8 de junho de 2012

Montreal

























Bom dia a todos.

80's.

A Fórmula 1 no Canadá.

11 comentários:

E.Martins disse...

Montreal, Land of Confusion.

Speeder_76 disse...

As duas primeiras fotos são de 1980, a segunda é de 1984, com o Spirit de Huub Rothengarter.

fernando disse...

essa pista é um tanto quanto perigosa, e de tempos em tempos somos lembrados disso - vide Panis, Frentzen e Kubítiza.

putza carro feio esse tal Spirit.

Anônimo disse...

Bom dia, Corradi e demais 'viciados'...

Belas fotos...

* FOTO 1
Hector Rebaque (Brabham BT49D) em Montreal 1980.
A foto é de algum treino. Acho que não choveu durante a corrida.
O carro parece muito com o de 1981, no entanto, em 1980 calçava Goodyear e em 1981 Michelin...

* FOTo 2
Primeira Largada do GP do Canadá de 1980.
Lá ao fundo uma Tyrrell, pelo aerofólio com a inscrição 'Candy' voando (Derek Daly ou Jean-Pierre Jarier), 'trombando' com a Lotus de Mario Andretti.
A confusão foi generalizada. Nelson Piquet e Alan Jones, largando da primeira fila, não cederam na primeira curva após a largada e, depois de se tocarem, causaram um acidente 'múltiplo'...
Jean-Pierre Jarier (Tyrrell 010), Derek Daly (Tyrrell 010), Emerson Fittipaldi (Fittipaldi F8), Keke Rosberg (Fittipaldi F8), Mario Andretti (Lotus 81), Gilles Villeneuve (Ferrari 312T5) e Jochen Mass (Arrows A3) se envolveram na confusão.
A corrida foi interrompida e reiniciada. Daly e Mike Thackwell não relargaram.
Thackwell fazia sua estréia na F1 (uma vez que não se qualificara ao GP da Holanda); ele correria numa terceira Tyrrell (com o #43), que após a confusão da largada foi passada às mãos de Jarier.
Outro acidente grave foi o de Jean-Pierre Jabouille (Renault RE20), que praticamente encerrou sua carrira de F1. Depois disso, só mais 3 GPs, sendo que o primeiro deles foi apenas em maio do ano seguinte, em Ímola.

* FoTO 3
Em primeiríssimo plano, o holandês Huub Rothengatter em sua Spirit 101B Hart, em Montreal 1984.
A foto parece ser do GP.
Logo à frente da viseira de Rothengatter dá pra ver um pedaço de uma asa traseira vermelha: uma Ligier (mais provável) ou uma McLaren.
Na curva lá atrás, há um outro carro no meio dela e entrando na curva, uma McLaren (pelo capacete, Lauda?).


um abraço,
Renato Breder

Enio Peixoto disse...

Renato

No GP do Canadá de 1981, a Brabham usou pneus Goodyear. Ela iniciou o ano usando Michelin. Mas a partir do GP da França, a Goodyear, que tinha abandonado a Fórmula 1, voltou equipando a BRabham e a Williams.

Anônimo disse...

É verdade, Enio... valeu pela observação...

A foto pode ser do GP de 1981, então... choveu na corrida!

Aliás, a confusão 'pneumática' de 1981 foi demais... A equipe Fittipaldi, por exemplo, começou com a temporada com os 'Michelin', passou para os 'Avon', voltou aos 'Michelin' e terminou o ano com os 'Pirelli'...

Foi uma temporada em que 4 marcas de pneus (Michelin, Avon, Goodyear, Pirelli) participaram simultaneamente.

um abraço,
Renato Breder

fernando disse...

a info do Enio está certa: Piquet largou da pole mas chegou em 5º, atrás de 4 calçados com Michelin, cujos pneus de chuva eram melhores que os Goodyear.
mas foram 2 pontos vitais para que o brasileiro continuasse na disputa pelo título contra Reutemann, título que Piquet acabou conquistando.
sua equipe ficou muito bem impressionada com essa performance dele, e há um relato que, pela concentração tão intensa que o piloto teve que botar na pilotagem em condição tão difícil, ao fim da corrida ele tinha pequenas hemorragias nos micro vasos sanguíneos dos olhos!

quanto à foto 1, não sei dizer pois achei os carros de 80 e 81 praticamente idênticos - o lance é que conheço uma foto do irmão de Gilles, Jaques senior, na Arrows com patrocínio da Beta, na mesmíssima condição de luz e molhado que esta do Rebaque, então meu palpite é que é de um treino em 1981 - no ano anterior o irmão do Gilles não tomou parte do GP.

fernando disse...

ah, não creio que seja da corrida pois nunca vi uma imagem com um mísero momento de luz do sol daquela corrida, choveu forte e ficou nublado o tempo todo da prova.

Anônimo disse...

CONFIRMADO:

A foto é de 1980.

- Em 1981, a "capa" do 'santantonio' vinha escrito, várias vezes, 'PEMEX'... a da foto está completamente em branco, como em 1980...
- A linha branca central no bico do carro (que sai debaixo do número do carro) está interrompida, como em 1980... em 1981 não está assim...
- Na lateral da asa traseira, no Canadá em 1981, vinha escrito: 'Goodyear' na parte superior e 'PEMEX' embaixo... Em 1980, há um desenho mostrando 4 cubos empilhados, em perspectica isométrica, como o da foto do post...
- Em 1981 a Brabham usou asa dianteira em seus carros, em 1980 não...

Detalhes pequenos, bem sutis, mas que acabam com as dúvidas...


Fotos de 1980:
http://www.racingsportscars.com/f1/1980/Montreal-1980-09-28-005.jpg
http://www.racingsportscars.com/f1/1980/Montreal-1980-09-28-006.jpg


Fotos de 1981:
http://www.racingsportscars.com/f1/1981/Montreal-1981-09-27-005.jpg
http://www.racingsportscars.com/f1/1981/Zandvoort-1981-08-30-005.jpg


outro abraço,
Renato Breder

Enio Peixoto disse...

Renato

Você tem razão. A pintura é de 1980 e na corrida do Canadá em 1981, a Brabham usou asa dianteira nos 2 carros.
Mas eu não me lembro se usou asa em todas as pistas.

Um abraço

Anônimo disse...

Isso mesmo, Enio...

onde está escrito:
- Em 1981 a Brabham usou asa dianteira em seus carros, em 1980 não...

leia:
- Em 1981, no Canadá, a Brabham usou asa dianteira em seus carros, em 1980 não...

mais um abraço,
Renato Breder