domingo, 5 de agosto de 2012

Collins























Bom dia a todos.

Circuito de Mônaco. 1956.

Peter Collins aparece conduzindo sua Ferrari.

Podia falar que o motor era V8 e que sua macchina usava pneus Englebert.

Ou que o piloto morava no principado para fugir do serviço militar obrigatório.

Mas deixe essas coisas pra lá.

Não é o que realmente importa.

A história é outra.

Vai muito além de asfalto e gasolina.

A Fórmula 1 é mais que isso.

É a prova que a categoria é feita por pessoas de carne e osso.

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3 comentários:

Anônimo disse...

Curiosidades intrigantes da F1 dos anos 50...

(1) Troca-Troca.
Nessa corrida, a Scuderia ferrari inscreveu 4 carros:
#20 para Juan Manuel Fangio, #22 para Eugenio Castellotti, #24 para Luigi Musso e o #26 para Peter Collins. Até aí tudo bem.
Na segunda volta da corrida, Musso já abandonava. Na décima-quarta volta, foi a vez de Castellotti.
A partir daí, foi um troca-troca só na Scuderia...
Fangio vai para os boxes e cede seu carro para um descansado Castellotti. Depois foi Collins, que vai aos boxes e cede seu carro a Fangio.
Terminada a corrida, com a vitória de Stirling Moss (Maserati 250F), Fangio cruza em 2o. Três pontos para ele e três para Collins.
Entretanto, Castellotti cruza em quarto, o que daria 1,5 pontos para ele e 1,5 pontos para Fangio. Mas, como Fangio já havia recebido os 3 pontos pela pilotagem compartilhada com Collins, esses 1,5 pontos foram para o "beleléu"... ninguém os recebeu...

Cada época com suas estranhezas... mas, com a evolução, as estranhezas estão ficando cada vez mais estranhas..


(2) D50.
Em 1954, Vittorio Jano, projetista da Lancia, apresenta ao mundo da F1 um carro fantástico, inovador, bonito e muito bom: o Lancia D50.
Coincidentemente, a Ferrari vinha tendo um ano atribulado em 1954. Seu modelo '625', que era uma evolução/adaptação do '500/F2', não mostrava uma performance tão arrasadora quanto o "modelo-pai" apresentara nas duas temporadas anteriores.
O novo modelo da Scuderia, o '553 Squalo', também não era lá esas coisas... era até pior que o '625'.
Várias combinações com o modelo '625', foram testadas naquele ano (1954):

- '625' padrão,
- '625' com o motor do '553 Squalo' (chamado de '625/553'),
- '625' com um motor com base no '553 Squalo' mas com partes do modelo '735LM' (chamado de '625/553-735'),
- '625' com um motor com base no '625' mas com partes do modelo '553 Squalo' (chamado de '625/625-553'),

Nada disso adiantou muito.

Em 1955, a coisa não foi muito melhor. O '553 Squalo' foi substituído pelo '555 SuperSqualo' e o '625' foi mantido. Entretanto, o motor utilizado em ambos os modelos foi o do '553 Squalo'.
A performance da Scuderia foi pior que a do ano anterior.
Mas, então o "golpe de sorte" para a Ferrari. Alberto Ascari, o "piloto paradigma" para a Lancia morre num acidente bobo em Monza, em 26 de maio, onde testava pela Ferrari para a Supercortemaggiore.
A Lancia, depois disso, participa de apenas mais um GP de F1. Bélgica, onde Eugenio Castellotti marca a pole position, mas abandona a corrida.
Sem seu piloto-mor, a Lancia desiste da F1 e vende seus carros e motores e os projetos deles à Scuderia Ferrari... com eles vão o projetista Vittorio Jano e o piloto Eugenio Castellotti.
Já no GP da Itália daquele ano (1955), a Scuderia Ferrari inscreve três Lancia D50. Uma para Giuseppe Farina, #2, outra para Luigi Villoresi, #10 e uma para Mike Hawthorn, #8 (Hawthorn não usou o carro).
Farina e Villoresi até se qualificam (em 5o e 8o, respectivamente) mas não largam por problemas com os pneus. A 'D50' foi projetada para pneus Pirelli, mas a Scuderia Ferrari usava os pneus Englebert.

Agora a gente chega na temporada de 1956, a da foto do post...

A Scuderia Ferrari ainda teve 3 participações com o "velho" '555 SuperSqualo' naquela temporada. Mas O carro da Scuderia Ferrari, em 1956, foi... a Lancia D50!!
Como algum acerto deve ter sido feito para que a 'D50' calçasse os pneus Englebert, eu - particularmente - considero o carro um Lancia-Ferrari (na verdade, mais Lancia que Ferrari!).
No ano seguinte (1957), uma ligeira atualização no 'D50' gerou o modelo '801'... ainda assim, predominantemente Lancia...

Ou seja, Juan Manuel Fangio, piloto da Scuderia Ferrari, foi campeão em 1956 com um carro Lancia-Ferrari...

-- continua --------

um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

(3) F1 x F2.
A Scuderia Ferrari fez seu primeiro campeão em 1952, que repetiu o feito no ano seguinte, 1953: Alberto Ascari.
No entanto, A RIGOR, aqueles 2 Mundiais não foram de F1... Em 1952 e 1953, os Mundiais da FIA foram disputados sob as regras da... F2!!!

Assim, Alberto Ascari, piloto da Scuderia Ferrari, não foi bicampeão de F1...



No "resumo da ópera", o primeiro campeão de F1 pela Scuderia Ferrari, e com um carro Ferrari, foi o playboy Mike Hawthorn, em 1958...

Se Ascari não tivesse sofrido aquele acidente em Monza, talvez tivesse sido o primeiro ou segundo tricampeão de... F1 não!
O primeiro ou segundo piloto a ter 3 títulos do Mundial da FIA...


outro abraço,
Renato Breder

PS: desculpe o relato gigantesco, mas não resisti...

Rodrigo Keke disse...

Breder, não se desculpe. São detalhes históricos primorosos! Fico aqui só aprendendo... Abraço!