domingo, 19 de agosto de 2012

Espanha




































Bom dia a todos.

A Fórmula 1 na Espanha. 1975.

4 comentários:

Rafael disse...

Montjuic perigosa demais pra F1

Secastro disse...

Corrida extremamente complicada esta.

Nos dias de treino os pilotos se rebelaram contra as péssimas condições do autódromo de Montjuich, principalmente a precariedade dos guard-rails (a maioria estava apenas encaixada, não estavam presos por parafusos). Emerson Fittipaldi (o tal que o nelsinho piquet mencionou há poucos dias) considerou que a insegurança era tal que, aproveitando a visibilidade de ser o campeão mundial do ano anterior e compensando a falta de Jackie Stewart (que sempre defendeu a segurança na F1), se recusou a correr, pilotando lentamente o mínimo de voltas necessárias para apenas constar como participação e evitar multas. Naquela época os pilotos tinham uma visão mais fatalista do esporte, e foi seguido apenas por Wilson Fittipaldi e Arturo Merzario, este último nem largou - alegou que "não cabia no cockpit". Poucos metros depois desta foto as duas Ferrari se chocaram e a confusão que seguiu exigiu nova largada e eliminou alguns concorrentes. Logo depois da nova largada Mario Andretti (na foto, atrás de Regazzoni #11) também bateu (estava empolgado vendo a melhor oportunidade de resultado que já tinha aparecido para a equipe Parnelli). Outros acidentes menores foram acontencendo, eliminando a maioria dos concorrentes, até que finalmente Rolf Stommelen teve uma falha no suporte do aerofólio traseiro de sua Hill e voou para fora da pista passando pelos guard-rails e matando alguns espectadores. Stommelen ficou seriamente machucado e não mais voltou a pilotar um F1. José Carlos Pace foi envolvido no acidente, mas não se machucou na batida. A corrida foi suspensa, e como curiosidade a piloto Lella Lombardi estava em sexto com seu March e conseguiu seu único ponto na carreira, que na verdade valeu 0,5 ponto, já que como a corrida foi interrompida antes de sua metade, os pontos são contados pela metade. Até hoje é o único ponto obtido por mulheres na F1.

O único ponto positivo desta corrida foi uma demonstração irrefutável que condições de segurança incompatíveis não seriam mais aceitas em corridas, pelo menos na F1. Em 1973 Roger Williamson já tinha morrido em Zandvoort queimado vivo no seu March pela incompetência do atendimento da emergência pelos fiscais de pista. Em 1974 Helmut Koinnig tinha morrido degolado por um guard-rail mal instalado em Watkins Glen. Todos estes acidentes teriam sido facilmente evitados com um mínimo de preparação dos autódromos, e este GP da Espanha marcou o início de uma F1 mais segura conforme conhecemos hoje.

Infelizmente, Tom Price ainda iria morrer em Kialamy em 1977 por atropelar um fiscal de pista totalmente despreparado, quando sua cabeça se chocou contra o extintor de incêndio que o fiscal carregava, mas mortes causadas especificamente por autódromos inseguros se tornariam cada vez mais raras.

Anônimo disse...

Pegando uma "carona" com o Secastro...

Rolf Stommelen estava liderando a corrida quando se acidentou e José Carlos Pace vinha comboiando Stommelen desde o início da prova.
Entre as voltas 17 e 25, Stommelen só não liderou a 22... Pace estava à frente nessa volta...
Foi a única vez em que Stommelen ou a equipe Hill liderou alguma corrida,,,

* Aqui Stommelen voando para fora da pista e Pace logo atrás:
http://statsf1.free.fr/photos/gp/1975/254.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-ogwczxFXvxc/TdPu5VZNmgI/AAAAAAAAito/xmApD3f1F9g/s1600/1975%252C%2BRolf%2BStommelen%252C%2BHill%252C%2BMontjuich.jpg
* Um recado para os pilotos:
http://www.sutton-images.com/preview.asp?filename=75esp20.jpg&search=75gp04r&index=21&count=46
http://www.sutton-images.com/preview.asp?filename=7518907.jpg&search=75gp04bw&index=2&count=26
http://www.sutton-images.com/preview.asp?filename=75esp22.jpg&search=75gp04r&index=39&count=46
http://f1.imgci.com/PICTURES/CMS/12900/12961.jpg
* Houve quem "furasse" a greve dos pilotos...
http://www.sutton-images.com/preview.asp?filename=75esp24.jpg&search=75gp04r&index=38&count=46
http://www.motorsport-magazin.com/images/550/q_75/sw_adrivo/0140985.jpg


A segurança, além das melhorias nos autódromos, passava (e passa) pela preparação do pessoal - mesmo voluntário - que trabalhava nos GPs. Demoraram um pouco a perceber isso.
Essa preparação cabia (e cabe) aos organizadores dos Grandes Prêmios e os da categoria como um todo. Só que, naquela época a organização era menos centralizada, cada GP tinha sua própria organização, apenas respeitando umas poucas exigências da FIA ou CSI ou quem quer que fosse...
Os pilotos, depois de vários acidentes "bobos" (bobos por terem acontecido, não por seu resultado!) se uniram e acabaram formando a GPDA... O GP da Alemanha de 1970 ter acontecido em Hockenheim, em vez de Nürburgring, por exemplo, foi resultado da ação da GPDA (se ainda não era a GPDA propriamente, já era uma semente dela): pediram reformas no 'Inferno Verde'.
Se não me engano, o afastamento da Spa-Francorchamps de 14 quilômetros do calendário, foi por pressaõ da "GPDA", também... não tenho certeza.
De qualquer forma, não adiantava apenas os carros e pilotos se prepararem... tinha que ser um movimento total e bem orquestrado da categoria como um todo...
Infelizmente, as mudanças quase sempre vinham DEPOIS que um acidente mais grave acontecia...


Mas, apesar da tragédia de 1975, era um circuito belíssimo...


um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

Se eu pudesse fazer uma analogia com o mundo do cinema, diria que um título por demais apropriado a Montjuich/75 seria:

"Um Dia de Fúria"

Estrelado por Michael Douglas, Robert Duvall e Barbara Hershey. . .

Zé Maria