segunda-feira, 29 de outubro de 2012

1968


























Pausa.

A Fórmula 1 em 1968.

7 comentários:

Paulo Heidenreich Jr disse...

Quanto mais olho essas fotos mais me espanta a evolução apresentada pelo automobilismo nos dias de hoje. Belíssimas fotos !!! Estou gostando de ver o rítimo de corrida do blog, se bobiar e não entrar sempre, perde alguma coisa.

Por Dentro dos Boxes disse...

Corradi,

em 1968 inicia-se o uso dos aerofólios...

e os primeiros a utilizarem, se não estiver enganado, foram Jack Brabham e Jochen Rindt em seus Brabhams BT26 no GP da Bélgica em Spa-Francorchamps...

e como eles se aperfeiçoaram ao longo dos anos...

abs...

Anônimo disse...

E tome chuva!!!

** FOTO 1 **
Jacky Ickx (Ferrari 312 F1/68), em Rouen-les-Essarts, passando por Graham Hill estacionado...
Aqui a mesma foto maior, dá pra ver o #26 da Ferrari de Ickx:
==>> http://25.media.tumblr.com/tumblr_mayp9i4klB1rod8iso1_1280.jpg

Estas duas fotos são do mesmo local da FOTO 1 e me deram a dica:
==>> http://1.bp.blogspot.com/-MUIRXBoyEkk/Tqmwsr3t2WI/AAAAAAAABfM/8iOU3Zh_V2k/s1600/__00rouen0045r.jpg
==>> http://i183.photobucket.com/albums/x207/Starcowboy/race%20trib/France/8167763_68_FRA034.jpg?t=1241996991


** FOTO 2 **
Jacky Ickx (Ferrari 312 F1/68), em Zandvoort

O carro parece ter o número 10, o que restringe a Zandvoort ou Mont-Tremblant (St. Jovite).
Na Holanda, a Ferrari tinha uma linha amarela nas laterais do carro e no Canadá não. Na foto do post parece que há a faixa amarela...
Ickx só participou dos treinos do GP canadense. Um acidente o tirou da prova (quebrou a perna, ou algo assim).

Na Holanda:
==>> http://www.motorretro.com/wp-content/uploads/2011/02/Zandvoort1968_Ickx.jpg
No Canadá:
==>> http://www.jacky-ickx-fan.net/galerie/formula_1/1968/12_canada/1968_12_canada_010.jpg
o Acidente:
==>> http://www.jacky-ickx-fan.net/galerie/formula_1/1968/12_canada/1968_12_canada_025.jpg
==>> http://www.jacky-ickx-fan.net/galerie/formula_1/1968/12_canada/1968_12_canada_030.jpg
==>> http://www.jacky-ickx-fan.net/galerie/formula_1/1968/12_canada/1968_12_canada_040.jpg
==>> http://www.jacky-ickx-fan.net/galerie/formula_1/1968/12_canada/1968_12_canada_065.jpg


** FOTO 3 **
Graham Hill Lotus 49B, em Nürburgring



Aliás, nessa temporada, houve chuva - na corrida ou treinos - pelo menos nos GPs da Bélgica, Holanda, França e Alemanha.


um abraço,
Renato Breder

fernando disse...

Rouen-68 foi a primeira vitória de Ickx na F1; na página do statsf1.com tem uma foto de Ickx no pódio, segurando o pequeno troféu e uma grande garrafa de champagne, ainda fechada; pode se supor que a foto foi no momento do hino nacional dele, mas acho provável que a champagne tenha permanecido fechada devido å situação consternadora causada pelo terrível acidente que vitimou Jo Schleeser, piloto francês de 40 anos de idade que fazia sua estréia na F1 naquela corrida.
o semblante de jovem piloto belga deixa claro que não era possível, ou , qualquer celebração naquele momento (apesar de ser uma primeira vitoria).
também há na mesma página uma foto do acidente, logo que se inicia o incêndio do carro (que estava virado no asfalto, sem a menor chance do piloto sair de dentro), e é muito impressionante
o tamanho da coluna de fogo que se ergue, daí se compreende o absurdo que era correr com aqueles bólidos carregados com 200+ litros de gasolina, e sem um mínimo sistema de prevenção de fogo no carro, absolutamente nada, nem um extintor a bordo (que aliás não adiantaria nada com aquela quantidade de combustível) - e o acidente do francês foi na terceira volta, com os tanques a pleno - ainda por cima teve a questão das muitas peças em liga de magnésio, que se inflamavam no contato com a água dos bombeiros rescaldando o fogo e talvez mesmo da chuva que veio a cair em seguida.
mas fica claro que a quantidade de combustivel demandada pelos novos motores de 3 litros de cilindrada cúbica foi que tornaram pavorosos os acidentes com fogo na F1 daquela época.

(amanhã comentarei da trip mais alegre sobre as fotos indicadas pelo Breder…abraços)

Anônimo disse...

Fernando,

um detalhe a mais, na triste história de Schlesser em Rouen 68...

John Surtees, então "O" piloto da Honda, chegou a experimentar o novo carro da Honda, o RA302, mas se recusou a utilizá-lo. Coube, então, ao francês Jo Schlesser a tarefa de por o novo bólido em testes reais, num GP pra valer...


um abraço,
Renato Breder

fernando disse...

é vero, Breder.
e contam vários historiadores que o fracasso geral do projeto desse carro causou a decisão da marca japonesa de abandonar as corridas, como construtora também de chassis (motores obviamente retornaram com total sucesso na era turbo dos anos 80).

------------------------

meu commnet sobre 3 fotos que você indicou no seu comment:
- registram quando Jo Siffert, vendo Graham Hill na beira da pista e fora do carro, para pra pedir emprestado seus óculos de viseira (tipo goggles), certamente por algum sério problema na viseira do suiço, esta do tipo 'placa' de acrílico presa na aba do capacete de rosto aberto.

- as duas preto&branco, incluindo a que o Corradi postou, teem pinta de ser do mesmo fotógrafo, que no caso da foto q vc achou eu tenho certeza ser do alemão Schlegelmilch.
a foto em cores mostra dois fotógrafos em posição de terem feito a foto P&B mas sei que o Schlega é o cabra de capa amarela, pois já vi outra foto( cor) em que ele está com o rosto å mostra e a cara dele aparece com alguma frequência na imprensa especializada.
a foto em cores tem o copyright da LAT, agência de imagens inglesa especializada em esporte motor, fundada por Michael Tee, um cara que iniciou fotografando a F1 em 1958.
essa agência virou firma grande, foi comprada pelo grupo Haymarket Publishing, mas o acervo dos anos 60 e 70 é basicamente de autoria de M.Tee, portanto deve ser ele o fotógrafo que aparece na imagem P&B com Hill e Siffert.
seu filho Steven Tee seguiu a carreira do pai e já há tempos tanbém cobre a F1.

- a se notar a sempre presente maestria do alemão: nas duas fotos P&B, incisivas e certeiras escolhas de profundidade de campo (a foto do Ickx passando pela Lotus parada na grama), usando lente telefoto ; de alta velocidade de disparo pra congelar gestos e linhas da imagem usando grande angular (Hill sinalizando a Siffert, q está ainda chegando na cena, com Surtees passando ao lado) e o tratamento geral dado ås prints originadas de filme P&B (a não ser que sejam um tipo de filme slide monocromático, mas que eu saiba o usual era filme tipo transparencia somente cor).

a obra desse alemão é a fonte de onde sempre aprendi a escolher métodos e a programar o q fazer cobrindo uma corrida, observar as imagens que ele faz vale um curso completo.

era essa a trip que percorreu minha mente ontem observando as 3 fotos - agradeço a vc e o Corradi por isso, as usual.
abraços
Fernando

Anônimo disse...

Fernando,

sou louco por fotos & fotografia (mais que vídeos!)... como gostaria de saber [bem & direito] fotogradia e fotografar...

Muito legal suas observações sobre as fotos...

mais abraço,
Renato Breder