sábado, 5 de janeiro de 2013

Posição




















Bom dia a todos.

Parece ser apenas mais uma peça do carro.

6 comentários:

Cardozo disse...

Tinha visto no Youtube um vídeo do Rosberg explicando a posição de pilotagem de um F1.

Para mim, a posição é ridícula, antinatural e cansativa. Dá para ter prazer pilotando algo deste jeito?

Adoro a DTM, espécie de F1 carenada, com posição de pilotagem clássica e um mundo de tecnologia que os pilotos gostam.

Porque, porque o Rubens não trilhou este caminho?

TW disse...

Pois eu já vejo que esta posição é melhor que a tradicional, principalmente para a coluna.

Paulo Heidenreich Jr disse...

Que bela foto heim Corradi, sempre tive a curiosidade de saber como se posicionava os joelhos e cotovelos..

Um ótimo ano novo !!!

politicamente_incorreto disse...

Essa posição ridícula e anti natural como já foi citada pelo Cardoso acima só é possível porque os carros hoje são apenas simuladores que andam, seria impossível essa posição se o cara fosse obrigado a usar a embreagem e um trambulador ( itens para mim indispensáveis para os monopostos manterem algum vínculo com a realidade automotiva)

Não digo que os pilotos de hoje não tenham talento, mas ele cada vez mais é um ítem descartável e cada vez menos preponderante. sentar em F-1 hoje é o mesmo que colocar um console espetado na tv da sala e ainda por cima contar com assistencia de vários engenheiros e tecnicos que vão "cantando" a prova para você, daí a utilização daqueles ridículos joisticks com formato assemelhado de volante com duzentos botões que vão sendo mudados a cada ordem dos boxes.
Tem um controlando o consumo instantaneo, outro o consumo global, outro a meteorologia, outro a posição do carro em relação aos outros carros na pista, outro que te dá média ponderada de tempo atual futura e pasada, outro monitora apressão exercida no freio, outra a distancia em que deve corrigir a freada na próxima curva e por aí vai. São centenas de ítens monitorados o que faz a corrida algo muuuuito além do que uma disputa entre máquinas e pilotos.
É por isso que uma HRT jamais fará um bom carro ou quiçá um carro que ande dignamente, não é acerto de projeto. é grana para manter essa carroça inteira.
Mesmo assim é claro que vão argumentar que o piloto faz a diferença, mas cada vez menos. Hoje existe uma discussão aberta se o Vettel é um fenômeno ou apenas o melhor jogador de video game da escola, fruto dessa ridícula tecnologia embarcada e sua aplicação durante a competição, ou seja: cada vez menos o talento é preponderante. Antes uma equipe pequena ou média acertava um bom projeto no inicio da temporada e conseguia bons resultados, isso é impossível hoje.
Exemplos? a Ensign do Mo Nunn as vezes não tinha grana para a proxima corrida e mesmo assim fez carros competitivos, a Williams começou desse jeito e chegou aonde chegou. A Ligier entrou em 76 abafando com uma verba média mas com um carro excelente. A Copersucar mesmo acertou o F-5 na sua terceira versão.
Esses exemplos jamais acontecerão de novo, salvo uma equipe chegar com caminhões de dinheiro como a Red Bull que tem gastos infinitos para a sua equipe, pois apesar do "pacto da concordia" as grandes "lavam a grana e diluem a despesa, as pequenas não tem nem grana para se manter a temporada inteira que dirá caixa dois....
Vou parando por aqui, porque sempre falo/escrevo demais. Honestamente só assisto a F-1 de hoje por um fenomeno da física que se chama inércia, mas como sobre ela incidem váriso fatores a tendência minha nos próximos anos é apenas vasculhar alfarrábios e me deliciar com as corridas do passado, não por saudosismo mas por bom gosto mesmo, hoje qualquer corrida tá parecendo um show do Justin Bieber ou da Madonna e eu não suporto nenhum dos dois......

Rubem Rodriguez Gonzalez

Rafael Schelb disse...

Isso me fez lembrar uma frase do Graham Hill. Perguntaram pra ele se ela era feliz, ou coisa do tipo e ele respondeu algo como: "Lógico, eu faço o que mais amo no mundo, e o melhor: faço isso deitado..."
Interessante notar que a posição de pilotagem hoje, é muito parecida com a dos anos 60, embora tenha variado bastante ao longo do tempo...

Anônimo disse...

Legal é que o Rubem, como ele mesmo admite, não está postando muito ultimamente, embora continue sendo assíduo acompanhante. . .
Mas quando resolve participar, "Sai debaixo mermão" (desculpe o carioquês. . .)!!
Mandou um verdadeiro Exocet!!!
E foi certeiro no alvo!!!
Zé Maria