sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Sampa






































Bom dia a todos.

Ronnie Peterson em São Paulo.

Hoje é o dia da cidade!

12 comentários:

fernando disse...

bom dia Corradi

muito legal essa foto, justíssima homenagem ao que a cidade representa para nós aficcionados do blog, tenho que dizer obrigado por esse post.

uma das marcantes características singulares do antigo traçado, pontos de vista onde podia se ver 4 diferentes pontos-de-vista da pista, alguns em sentido contrário a outro.
de lá do setor A também se podia ver tal 'fenômeno', e imagino que do camping no retão também.
e no último plano da foto, os eucaliptos remanescentes da pista original (anos 40/50), bem em frente os boxes - ali eu tive a minha 'epifania', em 1973 num treino de sextafeira do GP vendo Emerson, Stewart, Cevert e Peterson rasgando a reta ondulada e torta em direção ås fantásticas curvas 1 e 2. inesquecível.

valeu Corradi

fernando disse...

(sorry pelo português, a repetição boba de 'pontos de vista' - foi a emoção - rsrs)
abraços

zamborlini disse...

fernando
numa f1 rápida e segura como hoje, não seria demais pedir a volta do antigo interlagos e o velho nurburgring.

Anônimo disse...

Bela foto que deve ter sido tirada na parte da manhã.

Parece ser a subida da junção, e da para ver ao fundo a bela curva da ferradura, que sempre foi a minha parte favorita do Templo.

Adorava essa pista original!

Se quisessem, dava sim para recuperar o traçado antigo.

Abraço!

Mauro Santana
Curitiba-PR

fernando disse...

Zamborlini, adiciono å sua idéia o que pensei quando li o post recente do Corradi sobre o Nürburgring e a montadora coreana que resolveu adotá-lo como pista de provas.
obviamente Interlagos do traçado antigo se prestaria um excelente campo de testes para desenvolvimento de novos conceitos de automóveis, algo que também obviamente se faz necessário, transformar toda essa tecnologia antiquada utilizada como regra geral nos produtos das multis instaladas aqui (como também em México e Argentina).
do que dá pra imaginar o quanto uma indústria renovada faria pelo autódromo e pela população daquele bairro, criação de estrutura e novos empregos relacionados a ele.

mas fica tudo no plano dos sonhos…

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Mauro, certíssimo é luz da manhã com certeza - meu palpite é que foi tirada domingo no warmup, tem muita gente já postada pra assistir o evento no barranco atrás dos boxes.
havia o bonus do warmup, lembram? das 9 ås 10 da manhã (ou das 8 ås 9?) pra quem pernoitava no autódromo, éramos brindados com todas as máquinas dando umas poucas voltas sossegadas, separadas umas das outras, para o deleite dos ouvidos.

pra quem estava nas arquibancadas da reta de largada, a Ferradura era o primeiro clímax das emoções da prova, aonde se via quem tinha conseguido vencer as disputas após a largada e o velocíssimo trecho das 1, 2, retão e a 3. perfeito anfiteatro.

e a se notar nessa foto a discreta Kombi no gramado da Ferradura, para resgate de um eventual bólido que parasse ali com problemas - mais um indicativo de que era warmup, em treinos e na corrida ela não ficaria em lugar arriscado como esse (ficaria mais recuada, em direção ao Lago), quando os carros imprimiam velocidades maiores e freadas contundentes o tempo todo.

Belair disse...

Uma foto que emociona.
OK,podem me chamar de bobo,mas me emociona.
Lembrar,lembrar...

Anônimo disse...

Que foto!!!

Há circuitos para os quais, quase qualquer foto fica boa... é o caso de Spa-Francorchamps, Monte Carlo, Österreichring, Nürburgring, Warkins Glen, INTERLAGOS... na certa o número é maior, mas citeu apenas alguns exemplos.

Os velhos Interlagos (8 km), Nürburgring (23 km), Spa-Francorchamps (14 km), Österreichrong (6 km), sem dúvida fizeram e podem fazer muito pela F1.

É como o Zamborlini disse, a F1 atual tem um nível de segurança bem maior que das décadas de 50 a 80. Infelizmente, um dos ítens dessa segurança recai, exatamente, na alteração dos autódromos/circuitos 'tradicionais' - melhor dizer 'de verdade' - mundo à fora. Só isso já enxugaria bastante uns bons pedaços desses autódromos.

E o principal... para Bernie Ecclestone:
- Interlagos (redução de 8 para 4 km): em vez das antigas 40 vezes, agora os carros passam 71 vezes pelas câmeras dos fotógrafos e da TV...
- Nürburgring (redução de 23 para 5 km): a diferença é maior, das antigas 14 (no traçado completo), passou-se para 60 'momentos de exposição'...
- Spa-Francorchamps (redução de 14 para 7 km): voltando ao tamanho antigo, cairia das atuais 44 para apenas 22 vezes que o carro seria exposto...
- Österreichring (redução de 6 para 4 km): eram 54 voltas e com a mutilação do traçado para o 'A1 Ring' (atual red Bull Ring) foi aumentado para 71 aparições midiáticas...

Competição automobilística nada...

Tanto a 'diretriz' da FIA quanto a 'subserviência' dos responsáveis pelos autódromos gerou o que existe hoje... pelo menos, o velho Nürburgring esta lá, inteiro... talvez precisando de socorro, mas não morreu ainda...


um abraço,
Renato Breder

Ron Groo disse...

Parabéns para SP, a maior cidade da América Latina.

TW disse...

Bela foto de uma época onde Interlagos tinha um traçado desafiador.

Parabéns São Paulo!

Jorge Dias Lage disse...

Renato Breder, a questão dos "momentos de exposição", atualmente, não seria empecilho para circuitos longos, pois a tecnologia disponível é capaz de captar imagens em lugares impensáveis no passado. Inclusive para quem estivesse presente no autódromo, os telões (já comuns em todos os eventos) resolveriam o problema.

A não ser que na cabeça do Sr. Ecclestone existam outras razões.

Abs.

Anônimo disse...

Jorge,

os torcedores presentes nos autódromos - na cabeça de Tio Bernie - são um estorvo, são desnecessários. Se pudesse, acredito que ele vetaria a entrada dos torcedores...

O interesse dele é sim na transmissão da TV. E você está totalmente correto ao afirmar que a tecnologia atual é suficiente para captar e transmitir imagens dos lugares mais diversos...

No entanto, autódromos de menor extensão modificam a dinâmica da prova... no sentido que cada 'página' da história da corrida é contada - ou finalizada - na linha de chegada. Em vez de uma 'página' com 'inúmeros parágrafos', reduziu-se isso a uns 2 ou 3 'parágrafos'. A 'leitura' é mais rápida e prende mais os 'leitores'...

Por exemplo, em Nürburgring. No lugar de se esperar uns 7 ou 8 minutos para cada 'atualização' dos dados da corrida, esse tempo caiu para cerca de 1 minuto e meio... é a essa exposição midiática (acelerada) que eu me referi... ou tentei.. talvez eu tenha escolhido, equivocadamente, a forma de escrever o que eu pensei...

Sem dúvida, isso prende as pessoas na frente da TV... a dinâmica, o ritmo das informações foi acelerado e, se alguém piscar, pode perder alguma coisa...

É mais ou menso isso o que eu quis dizer, com o que escrevi no primeiro comentário...

outro abraço,
Renato Breder

Walter disse...

Eu não conhecia essa foto: é linda!
Vendo a foto, entendo porque acordar cedo no sabado, passar o dia no autodrmo, dormir là e ver o Moco vencer, no domingo.
Não se trata de discutir as bobagens da F1 de hoje, mas sim a beleza daquela F1.
Uma pista veloz, cheia de alternativas e segura.
Carros lindos, com alternativas mecânicas, aerodinàmicas e de motorização.
Era realmente demais!
Valeu Corradi!