quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Tyrrell P34

























Bom dia a todos.

Começar com a Tyrrell P34 é sempre especial!

7 comentários:

Anônimo disse...

Esse modelo é belo!!!

Abraço!

Mauro Santana
Curitiba-PR

Al Unser Jr. disse...

Essa daí sempre tem vez! jejeje.

Emerson Pippi disse...

Sempre linda

Anônimo disse...

Reza a lenda que, após um fim de semana de Grand Prix, em 1974, o Team Tyrrell estava a bordo de um avião de volta para casa.
Depois de devidamente assentado, afivelado pelo cinto de segurança e "acalmado" por umas doses de whisky, Ken Tyrrell estava no ponto para as intenções de Derek Gardner, o engenheiro/projetista da equipe.

Gardner se aproximou, assentou-se ao lado do patrão, pegou um guardanapo e traçou alguma linhas, apresentando a idéia ao chefe.
Estas aqui:
==>> http://www.auto123.com/ArtImages/126707/drawing-inline.jpg

Depois da explicação do conceito, o madeireiro dono/chefe de equipe de F1, espantado exclamou algo como "Cruz Credo! O que é isso?"
==>> http://www.ronniepeterson.se/subc/images/p34/p342.jpg

Pronto! Havia nascido o projeto secreto do Team Tyrrell, codinome 'P34'...
Bem, se não foi exatamente assim, a história é, pelo menos, interessante...

Aqui as entranhas da máquina:
- na versão do lançamento, por Werber Bührer:
==>> http://multticlique.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/05/6-RODAS-1.jpg
- na versão do GP da Espanha de 1976 (se não me engano), por Bruno Betti:
==>> http://www.cardesign.tv/wp-content/gallery/2011CutOuts/TyrrellP34a.jpg

Outras equipes até tentaram um carro de 6 rodas, mas apenas em testes...

* March 2-4-0 (Ian Scheckter, testes em Silverstone, 1977):
==>> http://www.farzadsf1gallery.com/image_upload/March_sixwheeler_01.jpg

Reza outra lenda que o eixo traseiro extra no March 2-4-0, criou tantos problemas, que acabou sendo apenas "cenográfico"...

* Williams FW08B (Keke Rosberg, testes em Silverstone, 1981):
==>> http://www.farzadsf1gallery.com/image_upload/SixwheelerWilliams_01.jpg


A influência do projeto de Gardner foi ecoada pelo mundo automobilístico.
Por exemplo, no início dos anos 70, Ferruccio Covini criou o carro-conceito C6W (Covini 6 Wheeled) que, no entanto, teve o projeto abandonado e só em 2004 foi apresentado ao público no 'Geneva Motor Show':
==>> http://plussmodification.blogspot.com.br/2011/10/covini-to-produce-hybrid.html

E aqui alguns outros carro de 6 rodas... em alguns casos até 8 rodas!
==>> http://www.crookedbrains.net/2009/09/cars.html


um abraço,
Renato Breder

zamborlini disse...

complementando ao sempre preciso breder, me lembro de ter lido em alguma publicação especializada, no começo dos anos 70, que a idéia de um carro de seis rodas já existia na cabeça de gardner desde o primeiro tyrrell. foi o velho ken que lhe pediu um carro convencional no começo e que o projeto com seis rodas ficaria para um pouco mais tarde.

TW disse...

Um dos mais famosos de todos os tempos!

Juanh disse...

"El" auto en la historia de la F1.
Abrazos!