sábado, 18 de maio de 2013

Raio


































Bom dia a todos.

Espanha

A Lotus de Jochen Rindt.

Pena que ele estava com a razão.

Clique aqui.

3 comentários:

TW disse...

Montjuic?

Anônimo disse...

- Foi o fim das asas elevadas...
- Talvez tenha sido a "última gota d'água" na relação Rindt-Chapman...
- Entortou de vez o nariz de Rindt...
- Hill e Rindt com acidentes quase simultâneos e quase no exato mesmo local...

Aqui, em primeiro plano Rindt e ao fundo o carro de Hill:
==>> http://fc06.deviantart.net/fs71/i/2012/362/d/8/jochen_rindt__spain_1969__by_f1_history-d5cxkic.jpg

E aqui o estrago no nariz do austro-tedesco:
==>> http://2.bp.blogspot.com/_EzAQLYu2sT4/TUCnHc0SGAI/AAAAAAAABdw/DhmAiykJcRo/s1600/929f9dk1.jpg

==>> http://img149.imageshack.us/img149/8315/1969jochenrindt7yk0.jpg


um abraço,
Renato Breder

fernando disse...

pois é Breder
e, com quase total certeza, o ponto da pista onde aconteceu o colapso das asas nas duas 49B em 1969, é o mesmissimo lugar onde em 1975 o carro de Rolf Stomellen perdeu a asa traseira e foia tirado pra fora da pista matando 5 pessoas e arrebentando com as pernas do piloto alemão.
valendo notar que, se em 69 as asas eram novidade em si mesmas, como recurso de downforce, em 75 a novidade era o suporte do apetrecho, suporte feito em finas laminas de fibra de carbono - e lembrando que o GH1, o modelo da equipe de Graham Hill, fazia sua estréia num GP oficial da F1.
fica claro que aquela subida em Montjuich, depois da reta dos boxes e largada, punha uma carga fortissima nas asas traseiras dos carros.