quarta-feira, 10 de maio de 2017

1953
































Especial 1953.

De cima para baixo:

AVUS.

Daytona Beach.

Jean Behra com seu Gordini no México, corrida Panamericana.

O início de Brands Hatch.

E Spa-Francorchamps.

Temporada agitada.

Muita coisa acontecia ao mesmo tempo, não?

11 comentários:

Ituano Voador disse...

John Behra? Tem alguma razão para o anglicismo, Corradi? rsrs

Humberto Corradi disse...

Ituano

Agradeço o alerta!

É a pressa...

Valeu

Emerson Fernando disse...

Boa safra!

Ron Groo disse...

As de Avus e de Spa são simplesmente fantásticas.

Ituano Voador disse...

Tranquilo, Corradi! É que, por conta da ocasião da foto, achei que pudesse haver uma história nesse sentido... Michael Cannell, no livro The Limit, narra que, nessa Carrera Panamericana de 1953, a Gordini enviou Behra ao México alguns meses antes da corrida, com uma verba específica para fazer o reconhecimento da pista, sendo que o francês passou o período inteiro na capital, torrando o dinheiro em todos os bordéis de luxo do lugar. Naturalmente, na corrida rolou em uma ribanceira quando era lider, e só não morreu porque os pneus que levava como estepes lhe serviram como santantonio improvisado.
Essa é uma época com histórias muito legais...
Abs

Anônimo disse...

** FOTO 1 **

Campeonato Alemão de Carros Esportes, em 12 de julho de 1953.
O carro na curva inclinada é um Veritas RS com motor BMW de 1,5 litros.
O único Veritas nessa prova foi conduzido por Kurt Adolff.
Adolff, nesse mesmo ano, participou do GP da Alemanha válido para o Mundial da FIA, pilotando uma Ferrari 166C.
Lembrando que os 'Mundiais da FIA' de 1952 e 1953 foram, na verdade, mundiais de F2!


** FOTO 2 **

Um bando de Oldsmobiles, Hudsons, Packards, Lincolns, etc na largada para a segunda etapa da 'NASCAR Grand National Series',
no dia 15 de fevereiro de 1953, em 'Daytona Beach & Race Course'...
O vencedor (Bill Blair, Oldsmobile #2) ganhou um prêmio de apenas US$ 1500!!

==>> http://fantasyracingcheatsheet.com/nascar/races/results/1953/daytona-beach-road-course/1953-02/320
==>> http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=aBmtqmkuTlg


** FOTO 3 **

Carrera Panamericana, em 23 de novembro de 1953.
"Jeannot Marie Behra", conhecido como Jean Behra e seu [belo] Gordini T24S da equipe 'Club Francia Amigos de la Panamericana'.


** FOTO 4 **

Categoria de base - Cyclecars? - testando na base do circuito?
Que viagem essa foto!


** FOTO 5 **

Spa-Francorchamps, em 21 de junho de 1953. Quarta etapa do 'Mundial da FIA', regido pelo regulamento da Formula 2.
À frente Juan Manuel Fangio numa Maserati A6GCM #4, seguido de perto por José Froilan Gonzalez em outra A6GCM #2.
Largaram na primeira fila desse GP, Fangio (o pole position), Alberto Ascari (o segundo) numa Ferrari 500-F2 e Gonzalez fechando a primeira fila.
Na largada Fangio até manteve a ponta, mas Gonzalez largou melhor que Ascari e ao final da primeira volta já era o líder. Manteve a liderança até abandonar na 11a volta. Acabou ficando com o ponto da melhor volta.
Fangio assumiu a ponta e duas voltas depois abandona com problemas no motor de seu carro. Ascari passa então à liderança e vai até o final do GP.
Fangio assume o volante da Maserati de Johnny Cläes e leva o carro até a terceira colocação. Mas, na penúltima volta. ele sofreu um acidente e o carro não podia mais andar, condição para que perdesse a classificação na corrida.
Se fosse o regulamento de hoje em dia, Fangio teria terminado em 3o lugar, mesmo tendo sofrido uma avaria no carro que o impedisse de continuar andando.



Bela seqüência (com trema mesmo!), Corradi...

um abraço,
Renato Breder

Juanh disse...

Hermosas fotos, la que más me ha gustado es la de Jean Behra y su Gordini de la Panamericana.
Bello auto.
Abrazos!
http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/

Rafael Vieira disse...

Essa época deve ter sido realmente linda, mais por conta do pioneirismo e pouca politicagem, hoje como tudo gira em torno do $$$ a coisa perdeu muito do romantismo e virou negócio caro. Mas belíssimas fotos.

Daylson Elder disse...

Belíssimas fotos.Não sabia sobre esse acidente do Fangio em Spa.Magnífico Breder.Como você encontra essas informações?

Daylson Elder disse...

Nossa.O cara lá atrás na primeira foto parece com o Graham Hill kkk

Anônimo disse...

Daylson Elder,

lá se vão 4 anos... (putz!!!)

Cara, sou um curioso por natureza, apaixonado por história, história do automobilismo, e por isso mesmo "fuço" (ainda!) à beça por aí, na internet, em sites (ou blogs, ou foruns, etc) que trazem mais conteúdo e relatos mais detalhados das corridas... isso há bastante tempo! Às vezes - como foi o caso deste post há alguns anos - uma foto me faz buscar a história por trás dela.... é isso!

Por vezes, até eu me espanto como foi que eu encontrei tais e tais informações... (rsrsrs)


um abraço,
Renato Breder