Em 1963, Jim Clark na pole e com o #3 não aconteceu em nenhuma corrida de F1 válida para o Mundial da FIA.
E essa largada é em Aintree. O GP da Grã-Bretanha válido para o Mundial naquele ano foi em Silverstone.
Essa foto é da largada da 'VIII Aintree 200', disputada em 27 de Abril de 1963. Uma prova de F1, sim...
Na largada, Clark ficou para trás com a "bateria arriada"... Mais tarde ele trocou de carro com Trevor Taylor, seu companheiro de equipe.
O carro de Taylor (#4), pilotado por Clark, terminou em 3o lugar; e o carro de Clark (#3) pilotado por Taylor terminou a prova em 7o lugar a 3 voltas do vencedor.
O grid no formato 3-2-3, era o seguinte:
[1] J. Clark. Lotus 25 #3 - [2] J. Brabham*, Brabham BT3 #7 - [3] I. Ireland, Lotus 24 #8 [4] G. Hill, BRM P578 #1 - [5] R. Ginther, BRM P578 #2 [6] T. Taylor, Lotus 25 #4 - [7] B. McLaren, Cooper T66 #5 - [8] J. Hall, Lotus 24 #9 [9] I. Raby, Gilby #17 - [10] C. Amon, Lola T4 #10 [11] J. Taylor, Cooper T59 #15 - [12] P. Robinson, Lotus 18/21 #18 - [13] J. Campbell-Jones, Lotus 24 #12 [14] J. Blumer, Lotus 24 #11 - [15] J. Russell, Lotus 18/21 #10 [16] A. Pilette*, Lotus 18/21 #19 - [17] T. Parnell, Lotus 18/21 #14 - [18] T. Maggs, Cooper T60 #6
* não largaram (não presentes no grid)
Dá pra identificar todos os carros/pilotos na foto...
As outras duas BELAS fotos... ainda vou dar uma olhada mais detalhada nelas... A FOTO 1 parece ser em Nïrburgring (Alemanha) e a FOTO 2 parece ser em East London (África do Sul)...
BRM #2, de Richie Ginther, à frente, seguida pela Cooper de Bruce McLaren, a Lotus de Jim Clark (capacete azul escuro), a Porsche (laranjada) de Carel Godin de Beaufort, outra Cooper, me parece ser Tony Maggs (pelo capacete amarelo), e outra BRM, de Graham Hill (a outra opção seria Lorenzo Bandini mas aí o capacete seria claro)...
Dando uma consultada no STATS F1, para essa sequência de pilotos, tudo indica que seja antes do fim da segunda volta. Bem provável que seja a primeira volta, cuja ordem ao ser completada era: Ginther, Surtees, Clark, McLaren, Hill, Maggs e, a 6 carros atrás, Beaufort... A partir da 2a volta, Clark sempre esteve à frente de Ginther...
** FOTO 2 **
GP da França, em Reims. O piloto é John Surtees, que abandonou a prova com 12 voltas completadas, após problemas na bomba de combusrível de sua Ferrari 156/63. Pelas fotos que eu tenho, foi também a única vez que aquela tomada de ar (vista atrás do 'santantonio') foi utilizada em GPs do Mundial...
5 comentários:
Uma pequena observação pra começar... hehehe...
** FOTO 3 **
Em 1963, Jim Clark na pole e com o #3 não aconteceu em nenhuma corrida de F1 válida para o Mundial da FIA.
E essa largada é em Aintree. O GP da Grã-Bretanha válido para o Mundial naquele ano foi em Silverstone.
Essa foto é da largada da 'VIII Aintree 200', disputada em 27 de Abril de 1963. Uma prova de F1, sim...
Na largada, Clark ficou para trás com a "bateria arriada"... Mais tarde ele trocou de carro com Trevor Taylor, seu companheiro de equipe.
O carro de Taylor (#4), pilotado por Clark, terminou em 3o lugar; e o carro de Clark (#3) pilotado por Taylor terminou a prova em 7o lugar a 3 voltas do vencedor.
O grid no formato 3-2-3, era o seguinte:
[1] J. Clark. Lotus 25 #3 - [2] J. Brabham*, Brabham BT3 #7 - [3] I. Ireland, Lotus 24 #8
[4] G. Hill, BRM P578 #1 - [5] R. Ginther, BRM P578 #2
[6] T. Taylor, Lotus 25 #4 - [7] B. McLaren, Cooper T66 #5 - [8] J. Hall, Lotus 24 #9
[9] I. Raby, Gilby #17 - [10] C. Amon, Lola T4 #10
[11] J. Taylor, Cooper T59 #15 - [12] P. Robinson, Lotus 18/21 #18 - [13] J. Campbell-Jones, Lotus 24 #12
[14] J. Blumer, Lotus 24 #11 - [15] J. Russell, Lotus 18/21 #10
[16] A. Pilette*, Lotus 18/21 #19 - [17] T. Parnell, Lotus 18/21 #14 - [18] T. Maggs, Cooper T60 #6
* não largaram (não presentes no grid)
Dá pra identificar todos os carros/pilotos na foto...
As outras duas BELAS fotos... ainda vou dar uma olhada mais detalhada nelas...
A FOTO 1 parece ser em Nïrburgring (Alemanha) e a FOTO 2 parece ser em East London (África do Sul)...
um abraço,
Renato Breder
Completando...
** FOTO 1 **
BRM #2, de Richie Ginther, à frente, seguida pela Cooper de Bruce McLaren, a Lotus de Jim Clark (capacete azul escuro),
a Porsche (laranjada) de Carel Godin de Beaufort, outra Cooper, me parece ser Tony Maggs (pelo capacete amarelo), e outra BRM, de Graham Hill (a outra opção seria Lorenzo Bandini mas aí o capacete seria claro)...
Dando uma consultada no STATS F1, para essa sequência de pilotos, tudo indica que seja antes do fim da segunda volta. Bem provável que seja a primeira volta, cuja ordem ao ser completada era:
Ginther, Surtees, Clark, McLaren, Hill, Maggs e, a 6 carros atrás, Beaufort...
A partir da 2a volta, Clark sempre esteve à frente de Ginther...
** FOTO 2 **
GP da França, em Reims.
O piloto é John Surtees, que abandonou a prova com 12 voltas completadas, após problemas na bomba de combusrível de sua Ferrari 156/63.
Pelas fotos que eu tenho, foi também a única vez que aquela tomada de ar (vista atrás do 'santantonio') foi utilizada em GPs do Mundial...
outro abraço,
Renato Breder
A primeira foto é de tirar o fôlego.
Espetacular.
valeu breder!!!!!!
na mosca, pra variar.
A primeira foto é linda.
Postar um comentário