domingo, 26 de março de 2017

Porsche Keil
























A ideia do piloto Ike Eichelberger impressiona pela ousadia.

Em 1969 ele elaborou essa bizarra carroceria móvel.

O funcionamento?

Apenas com o toque de um botão, a traseira do carro levantava automaticamente
para dar mais estabilidade nas curvas.

Eichelberger montou a coisa sobre um motor Porsche 904 e foi pra pista.

Abaixo você pode ter uma ideia da funcionamento.



Interessante.

Mas com esse tamanho devia facilitar bastante a vida da turma que vinha de trás
tentar pegar o vácuo, não?

4 comentários:

Tiago Oliveira disse...

Na verdade poucos carros geram tanto vácuo quanto os carros atuais, e foi por isso que inventaram o KERS, pq perdendo a pressao aerodinamica, o carro de trás PERDE rendimento, principalmente abaixo do carro.

Masss nessa época poderia ajudar muito quem vem atrás (quando a aerodinamica era basicamente tentar furar o ar), fora que uma superfície INTEIRA se movendo sobe o CG do carro na hora que ela mais importa (na curva), por isso os carros com superfícies móveis o fazem em apenas locais onde realmente importa (como a própria PORSCHE, e esse ano, a DTM).

Jaime Boueri disse...

Que história maravilhosa! Não conhecia...

...E com fotos ainda!

Secastro disse...

Corradi,

Normalmente swe diz que é importante "pensar fora da caixa", mas este cara simplesmente ignorou a caixa.

Nunca pensei em algo tão bizarro.

Anônimo disse...

Bem interessante...

Virginia International Raceway - VIR, 1969
Ike Eichelberger - Porsche Keil...

==>> http://www.virhistory.com/vir/marques/keil/keil.htm


um abraço,
Renato Breder