Acho que isso sempre foi um elemento interessante na Formula 1, das décadas de 50 e 60. Nos anos 70 houve um ligeira 'homogeinização', principalmente nos motores (Ford Cosworth DFV); nos anos 80 houve uma volta à diversificação e nos anos 90, a 'coisa' tomou um rumo mais 'regulamentarmente restritiva e homogeinizante' (neologismos meus!)...
Uma pena!
Nas fotos, em comum a cilindrada dos motores: 1500 cc (1,5 litros).
O motor Honda era menor em tamanho (mais compacto), transversal e 12 cilindros... e está exposro... Os Honda calçavam pneus Goodyear, novos no universo da F1 (apenas a Honda e a equipe oficial da Brabham)...
O motor Ferrari, maior, era longitudinal e 8 cilindros... e está coberto! As Ferrari calçavam pneus Dunlop, como a maioria das equipes...
Na Honda, Ronnie Bucknum e Richie Ginther. Na Ferrari, John Surtees (no foto) e Lorenzo Bandini.
3 comentários:
Diversidade...
Acho que isso sempre foi um elemento interessante na Formula 1, das décadas de 50 e 60. Nos anos 70 houve um ligeira 'homogeinização', principalmente nos motores (Ford Cosworth DFV); nos anos 80 houve uma volta à diversificação e nos anos 90, a 'coisa' tomou um rumo mais 'regulamentarmente restritiva e homogeinizante' (neologismos meus!)...
Uma pena!
Nas fotos, em comum a cilindrada dos motores: 1500 cc (1,5 litros).
O motor Honda era menor em tamanho (mais compacto), transversal e 12 cilindros... e está exposro...
Os Honda calçavam pneus Goodyear, novos no universo da F1 (apenas a Honda e a equipe oficial da Brabham)...
O motor Ferrari, maior, era longitudinal e 8 cilindros... e está coberto!
As Ferrari calçavam pneus Dunlop, como a maioria das equipes...
Na Honda, Ronnie Bucknum e Richie Ginther.
Na Ferrari, John Surtees (no foto) e Lorenzo Bandini.
um abraço,
Renato Breder
Curioso no Honda observar as mangueirinhas de combustível de plástico transparente, cada uma alimentando o seu cilindro e totalmente expostas!
Zé Maria
Que lindeza!!
Postar um comentário