Gilles Villeneuve terminou em terceiro, atrás de Niki Lauda (vencedor no terceiro GP após o seu regresso) e de Keke Rosberg, mas foi desclassificado devido à asa do seu Ferrari, que foi considerada ilegal. Aquela asa mais não era do que duas asas normais colocadas lado a lado, e na boa maneira daqueles tempos foi idealizada, executada, testada e posta em uso em poucas horas... Não havia os cem mil túneis de vento, supermegacomputadores com sistemas de realidade virtual e CFD's, e nerds das playstations a opinar sobre os índices de crescimento das begónias e a sua influência no desempenho aerodinâmico da terceira aba do spoiler dianteiro... Pronto, já naveguei na maionese! CG
Gilles era um verdadeiro esportista - F1 é um esporte, apesar das evidências atuais em contrário. Esportes são espetáculso de entetenimento. Tenho umas revistas antigas em que Luis Pereira Bueno dizia que no fim dos anos 60, como não existia a profissão piloto de competição no Brasil, eles eram registrados como "artistas circenses". Então tem de caber artistas, como Gilles, Mansell, Keke, e até outros lunáticos como Jarier, Brambilla, de Cesaris... Estes últimos, como pilotos profissionais foram muito ruins, mas deram muita cor às corridas, e sinto muitas saudades.
É por isto que Gilles é tão amado, mesmo sem os 7 títulos de Schumacher.
Em verdade, a asa dupla foi uma bela provocação de Enzo Ferrari. Depois do Brasil, quando descobriram o truque das 'caixas pretas', havia forte pressão da FOCA para que a artimanha fosse aceita e os resultados de Piquet e Rosberg mantidos. Daí a Ferrari põe dois aerofólios no carro de Villeneuve, pois o regulamento dizia as medidas oficiais da peça, mas não especificava expressamente que cada carro poderia usar somente uma asa traseira. Depois de Long Beach, a FIA acabou desclassificando Piquet e Rosberg do GP do Brasil, e Villeneuve do GP dos EUA. E como represália, as equipes inglesas decidiram boicotar o GP de San Marino, e o resto é história...
11 comentários:
1985? Gilles não 'se foi' em 82?
O Vídeo é de 1982.
É a pressa...
Grato anônimo.
Rrrraaaapaiz... aquele aerofolio foi feito a facão será???
Que coisa mais horrenda!
Fabulosa a batalha. E claro, os dois pilotos. Já lá vão 30 anos...
Meus dois pilotos prediletos da década de 80: Gilles e Keke.
O vídeo em si já diz o porque que sou fã destes dois doidos.
Abraços!
Gilles Villeneuve terminou em terceiro, atrás de Niki Lauda (vencedor no terceiro GP após o seu regresso) e de Keke Rosberg, mas foi desclassificado devido à asa do seu Ferrari, que foi considerada ilegal.
Aquela asa mais não era do que duas asas normais colocadas lado a lado, e na boa maneira daqueles tempos foi idealizada, executada, testada e posta em uso em poucas horas... Não havia os cem mil túneis de vento, supermegacomputadores com sistemas de realidade virtual e CFD's, e nerds das playstations a opinar sobre os índices de crescimento das begónias e a sua influência no desempenho aerodinâmico da terceira aba do spoiler dianteiro...
Pronto, já naveguei na maionese!
CG
Gilles era um verdadeiro esportista - F1 é um esporte, apesar das evidências atuais em contrário. Esportes são espetáculso de entetenimento. Tenho umas revistas antigas em que Luis Pereira Bueno dizia que no fim dos anos 60, como não existia a profissão piloto de competição no Brasil, eles eram registrados como "artistas circenses". Então tem de caber artistas, como Gilles, Mansell, Keke, e até outros lunáticos como Jarier, Brambilla, de Cesaris... Estes últimos, como pilotos profissionais foram muito ruins, mas deram muita cor às corridas, e sinto muitas saudades.
É por isto que Gilles é tão amado, mesmo sem os 7 títulos de Schumacher.
Aula de pilotagem de uma F1 que não existe mais, Gilles sempre Gilles!!!
Em verdade, a asa dupla foi uma bela provocação de Enzo Ferrari. Depois do Brasil, quando descobriram o truque das 'caixas pretas', havia forte pressão da FOCA para que a artimanha fosse aceita e os resultados de Piquet e Rosberg mantidos. Daí a Ferrari põe dois aerofólios no carro de Villeneuve, pois o regulamento dizia as medidas oficiais da peça, mas não especificava expressamente que cada carro poderia usar somente uma asa traseira.
Depois de Long Beach, a FIA acabou desclassificando Piquet e Rosberg do GP do Brasil, e Villeneuve do GP dos EUA. E como represália, as equipes inglesas decidiram boicotar o GP de San Marino, e o resto é história...
E lá se vão 30 anos e o Ituano Voador tá com tudo de cor e salteado. . .legal!
Zé Maria
Limpa e maravilhosa batalha. Espaço suficiente para ambos.
Excelente vídeo.
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