Por falar em Ascari, eu sempre tive uma duvida. Por que depois de 2 anos dominando a F1 com a Ferrari o Ascari mal correu na F1 nos dois anos seguintes?
até onde eu sei, Ascari era o principal piloto no desenvolvimento do Landia D50, carro (inovador) de F1 da montadora italiana.
Sua importância no projeto era tão grande, que assim que ele morre, a Lancia desiste da F1 e "vende" todo o seu espólio à Scuderia Ferrari.
Assim, em 1956, Fangio foi campeão pilotando para a Scuderia Ferrari, mas o carro - a rigor! - era uma Lancia-Ferrari... inclusive, o modelo daquela "Ferrari" era o... D50!. O motor era exatamente o V8 de 2,5 litros da Lancia D50. Nessa época, a Ferrari trabalhava com motores V12; e por causa das regras da F2 no campeonato da FIA, em 1952 e 1953, trabalhou com motores de 4 cilindros em linha (L4).
3 comentários:
Ótimo texto.
Por falar em Ascari, eu sempre tive uma duvida. Por que depois de 2 anos dominando a F1 com a Ferrari o Ascari mal correu na F1 nos dois anos seguintes?
Agradeço a resposta.
Leandro,
até onde eu sei, Ascari era o principal piloto no desenvolvimento do Landia D50, carro (inovador) de F1 da montadora italiana.
Sua importância no projeto era tão grande, que assim que ele morre, a Lancia desiste da F1 e "vende" todo o seu espólio à Scuderia Ferrari.
Assim, em 1956, Fangio foi campeão pilotando para a Scuderia Ferrari, mas o carro - a rigor! - era uma Lancia-Ferrari... inclusive, o modelo daquela "Ferrari" era o... D50!. O motor era exatamente o V8 de 2,5 litros da Lancia D50. Nessa época, a Ferrari trabalhava com motores V12; e por causa das regras da F2 no campeonato da FIA, em 1952 e 1953, trabalhou com motores de 4 cilindros em linha (L4).
um abraço,
Renato Breder
Obrigado pela resposta, abraços.
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