quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

83


























Não são umas belezas?

6 comentários:

Anônimo disse...

Era dos turbos, carros muito elegantes, sem aqueles castelos de ar horrorosos dos anos 70!

André Candreva disse...

Corradi,

a era turbo nos proporcionou belos carros...

na 1ª foto vemos Elio De Angelis com seu Lotus 93T - motor Renault EF1 V6 t 1.5;

na 2ª foto o Riccardo Patrese - Brabham BT52 - motor BMW M12/13 L4 t 1.5 à frente de Alain Prost - Renault RE40 - motor Renault EF1 V6 t 1.5;

e na última foto o francês René Arnoux com seu Ferrari 126C2B - motor Ferrari 021 V6 t 1.5...

abs...

Anônimo disse...

1983.. Primeira Era Turbo em ascensão... ainda...

Interessante, que no ano seguinte, 1984, com a exclusão da Tyrrel do campeonato, os 2 últimos GPs (Europa e Portugal) foram disputados com todos os carros equipados com motores turbo... pela primeira vez...

Em 1985, apenas a Tyrrell não usou motores turbo em todas as etapas do Mundial. Até a 10a etapa (Austria) pelo menos um dos carros da Tyrrell era equipado com um Ford Cosworth aspirado (um DFY nessas alturas). Os últimos 6 GPs daquela temporada foram todos disputados apenas por motores turbo.

A temporada de 1986 foi a primeira integralmente disputada apenas por motores turbo. A Ford Cosworth se rendeu ao turbo e lançou o motor 'GBA', um V6 turbo de 1,5 litros, que equipou as Lolas de Alan Jones e Patrick Tambay, do 'Team Haas Ltd'.

E olha que eram 9 motores naquele ano: TAG-Porsche, Renault, Honda, BMW, Hart, Zakspeed, Alfa Romeo, Motori Moderni e Ferrari... todos turbo.

Já em 1987, o Ford Cosworth DFZ, um V8 aspirado de 3,5 litros foi a ovelha negra - ou o cavalo negro - entre a cavalaria turbo...

Em 1988 o Judd CV se juntou ao 'DFZ', equipando 12 equipes... apenas 5 tinham motores turbo...

Foi o fim da Primeira Era Turbo... que teve apenas um ano inteiramente turbo...

A próxima Era Turbo está para chegar... 2014? 2015?
Será que vai ser tãO legal como foi a primeira? hmmmm......


um abraço,
Renato Breder

fernando disse...

1983, uma temporada espetacular de se ver, pois os carros com a obrigatoriedade do fundo plano, se eliminando a possibilidade de criar grande aderência por meio de um desenho sofisiticado da aerodinâmica por sob os chassis.
vale a pena conferir, por exemplo, as performances do campeão reinante Rosberg, ou de Piquet, shows de braço e acelerador conjugados.
e portanto a lastimar a falta que fez Gilles correndo nesses carros.

Vinicius Netto disse...

Essa Brabham de 83 é foda bixo!

Anônimo disse...

Não são umas belezas? - perguntou o Humberto.
Sugestão para o Humberto e demais leitores: uma listagem com os 10 carros mais bonitos da F1, num primeiro momento, e, posteriormente, envolvendo todas as categorias (já sabemos que o Humberto tem uma quedinha pelos Can-Am...). Alguns carros da década de 70 conseguem ser bonitos mesmo com os "castelos de ar"... Tipo Brabham BT43, March 761. Ah, importante que na análise leve-se em conta o design do carro independente de cores e patrocínios. Lançada a sugestão, boas festas a todos!