Tyrrel, Lotus bem alta com Elio De Angelis e o Larini.
Quem souber mais fique à vontade para ajudar!
15 comentários:
Anônimo
disse...
.. a Lotus decolou... Tá faltando peça neste bico aí... E o De Angelis, caramba. Morte tola. Acidente brabo mas morreu por incompetência dos outros. No caso, francesa.
Renato, uma coisa que nunca entendi era a insistência de Enzo Osella com os motores Alfa Romeu , mesmo com a saída da equipe de fabrica continuou utilizando os motores até o fim da era turbo. Vai gostar de sofrer assim lá longe. Abraço
Ao pessoal que comentou sobre a "Lotus-alta", seguinte:
Em 1981, na tentativa de abolir o efeito-solo, a FIA introduziu a "regra dos 6 cm" e todos os carros ao voltar ao box eram obrigados a passar por um controle que consistia numa ripa de madeira com a altura referida, que não deveria encostar no fundo do carro. . .
Pois bem, o genial Gordon Murray, da Brabham, inventou uma tal de suspensão hidráulica que consistia numa manopla dentro do cockpit que quando acionada pelo piloto erguia o carro na altura regulamentar, dessa forma passando no check sem problemas. . .tão logo a referida alavanca fosse reposicionada o carro "descia" novamente ao minimo, dee maneira a garantir a aderencia. . .
Descoberto o pulo do gato, todo mundo foi atrás, porisso a lotus tão alta nessa foto, era apenas para dar um "me engana que eu gosto" nos fiscais. . .
boa Zé Maria; eu já tava pensando que Chapman tinha endoidado, ficado cheio da guerra com a FISA (isso deve mesmo ter sido) e se tornado anarquista! abs
Exato, Zé Maria... uma boa cutucada na FISA (ela mesmo, né?)...
Se ele não podia usar o 'chassis duplo' da Lotus 88, pelos mesmos motivos apresentados a ele, a 'maracutaia' de Gordon Murray e acompanhantes deveria ser também abolida...
Há de se ressaltar que os carros com efeito-solo naturalmente elevavam-se bastante em baixas velocidades e também durante as largadas e retomadas, além é claro quando estavam parados. Havia também um mecanismo para regular a altura de dentro do cockpit, mas as suspensões possuíam atmbém um curso bastante longo e permisivo com a pressão aerodinâmica aplicada (ou não) sobre o carro.
Com todo o respeito e sem querer polemizar, até porque vc é um dos muitos grandes que passeia por aqui, os carros-asa,,tinham as suspensões extremamente rígidas e praticamente sem curso, de maneira a permitir um perfeito funcionamento dos perfis aerodinâmicos das laterais, extremamente sensíveis às menores variações de incidência e altura, inclusive o Emerson ao guiar pela primeira vez um autentico carro-asa, comentou que nas curvas chegava quase ao back-out devido à aderência do mesmo e que pulava mais que cabrito devido à extrema rigidez das suspensões. . .
15 comentários:
.. a Lotus decolou... Tá faltando peça neste bico aí... E o De Angelis, caramba. Morte tola. Acidente brabo mas morreu por incompetência dos outros. No caso, francesa.
M.C.
uma Tyrrell (Alboreto?) em Imola; a Lotus/ deAngelis em Zandvoort; Larini (viatura?) em Silverstone.
tudo na base do palpite.
Ah... dentre as nanicas, a Osella Squadra Corse era uma das minhas preferidas.
A Osella FA1M de 89 é um dos carros mais lindos da F1...
essa Osella de 88 é mais bonito que muito carro dessa temporada!
Renato, uma coisa que nunca entendi era a insistência de Enzo Osella com os motores Alfa Romeu , mesmo com a saída da equipe de fabrica continuou utilizando os motores até o fim da era turbo. Vai gostar de sofrer assim lá longe. Abraço
Comentário anterior foi feito por Alexandre S, esses ipads as vezes mais atrapalham que ajudam. Rs
Breder
Outra foto da "Lotus alta".
http://sphotos-f.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/35650_527534940592515_1644069466_n.jpg
Agora Mansell. Alemanha também.
Valeu
Ao pessoal que comentou sobre a "Lotus-alta", seguinte:
Em 1981, na tentativa de abolir o efeito-solo, a FIA introduziu a "regra dos 6 cm" e todos os carros ao voltar ao box eram obrigados a passar por um controle que consistia numa ripa de madeira com a altura referida, que não deveria encostar no fundo do carro. . .
Pois bem, o genial Gordon Murray, da Brabham, inventou uma tal de suspensão hidráulica que consistia numa manopla dentro do cockpit que quando acionada pelo piloto erguia o carro na altura regulamentar, dessa forma passando no check sem problemas. . .tão logo a referida alavanca fosse reposicionada o carro "descia" novamente ao minimo, dee maneira a garantir a aderencia. . .
Descoberto o pulo do gato, todo mundo foi atrás, porisso a lotus tão alta nessa foto, era apenas para dar um "me engana que eu gosto" nos fiscais. . .
Abraço do Zé Maria
boa Zé Maria; eu já tava pensando que Chapman tinha endoidado, ficado cheio da guerra com a FISA (isso deve mesmo ter sido) e se tornado anarquista!
abs
Exato, Zé Maria... uma boa cutucada na FISA (ela mesmo, né?)...
Se ele não podia usar o 'chassis duplo' da Lotus 88, pelos mesmos motivos apresentados a ele, a 'maracutaia' de Gordon Murray e acompanhantes deveria ser também abolida...
um abraço,
Renato Breder
Zé Maria
Trazendo ensinamentos importantes.
Valeu
Breder,
Há de se ressaltar que os carros com efeito-solo naturalmente elevavam-se bastante em baixas velocidades e também durante as largadas e retomadas, além é claro quando estavam parados. Havia também um mecanismo para regular a altura de dentro do cockpit, mas as suspensões possuíam atmbém um curso bastante longo e permisivo com a pressão aerodinâmica aplicada (ou não) sobre o carro.
Um abraço,
Danilo Candido.
O que eu sei, é que o carro da Lotus não ficou nada bonito desse jeito ai hehe.
Ao Danilo Cândido:
Com todo o respeito e sem querer polemizar, até porque vc é um dos muitos grandes que passeia por aqui, os carros-asa,,tinham as suspensões extremamente rígidas e praticamente sem curso, de maneira a permitir um perfeito funcionamento dos perfis aerodinâmicos das laterais, extremamente sensíveis às menores variações de incidência e altura, inclusive o Emerson ao guiar pela primeira vez um autentico carro-asa, comentou que nas curvas chegava quase ao back-out devido à aderência do mesmo e que pulava mais que cabrito devido à extrema rigidez das suspensões. . .
É isso. . .abraço do Zé Maria
Corradi, Zé Maria, Danilo, Fernando e demais...
Aqui 2 opções de leitura sobre a Lotus 88, que está intimamente ligada à Lotus 87 (foto do post) e à questão das suspensões:
==>> http://www.grandprix.com/ft/ftpw021.html
-->> http://www.f1technical.net/f1db/cars/473/lotus-88?sid=5360b4ba34735e4412c430d30e8233b8
Boa leitura!!
um abraço,
Renato Breder
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