Nessas alturas do GP da África do Sul, já havia uma determinação para o fim das tomadas de ar elevadas? Parece que sim... pelo menos a Brabham ali no lado externo da curva já se apresentava sem a 'chaminé'... O carro branco (#27) também... é o 'Parnelli VPJ4B' de Mario Andretti. Não sei qual foi a modificação para que o modelo ganhasse um 'B' no nome em 1976... A versão inicial do 'VPJ4', usado em 1975, também não tinha uma 'chaminé', ganhou uma no meio da temporada. Esse de 1976 parece mais com a versão inicial de 1975... Mesmo assim, esse foi um carro - emergencial - usado por Andretti apenas em Kyalami e Long Beach, depois de ter se desentendido com Chapman (após o GP do Brasil) e antes de se entender com Chapman (depois do GP em Long Beach) e voltar para a Lotus.
Na foto dá pra ver lá na frente Niki Lauda (Ferrari), seguido por Jochen Mass (McLaren), Vittorio Brambilla (March), James Hunt (McLaren), Patrick Depailler (Tyrrell), Ronnie Peterson (March), Clay Regazzoni (Ferrari), Carlos Reutemann (Brabham), Tom Pryce (Shadow), John Watson (Penske), Mario Andretti (Parnelli), Jody Scheckter (Tyrrell) e a pontinha da Brabham de José Carlos Pace.
Lauda venceu esse GP liderando todas as voltas! Só não 'abocanhou' tudo porque a pole position foi de Hunt...
creio que åquela altura a mudança do regulamento concernente å altura das 'chaminés' já estava determinada e anunciada, pra ser adotada a partir da Espanha como vc bem sabe, mas no caso das BT45 há que se lembrar possuíam motores horizontais, boxer, os 12 cilindros da Alfa, com as cornetas de admissão de ar postadas nas laterais, paralelas ao solo - as tomadas de ar tinham de estar nas laterais também, mais próximas das cornetas, obviamente, do que se em cima do motor. quanto ao Parnelli, bem eu nem conhecia essa versão B do modelo - fui checar no statsf1, nos modelos da Parnelli, e há uma entrada de ar pequena e discreta, aparentemente inprovisada, sobre o santantonio, este q passaria a ser a referência limite de altura máxima dos carros. (aliás, a foto ilustrada naquele site parece ser do mesmo momento da foto do post, com Andretti ladeado por Watson iniciando uma curva å direita, só pode ser a Crowthorne em Kyalami) sempre pensei que o PArnelli somente tivesse tido dois desenhos de 'chaminé', a primeira, ovalada/horizontal, a qual vi correr em Interlagos/75 e uma esguia/vertical que sucedeu a primeira. ambas pintadas de vermelho, exceto em LongBeach/76, quando foi azul escuro. um abraco Fernando
5 comentários:
Parece ser um Alouette III.
Bom dia!
Alouette III
http://www.militaryaircraft.de/pictures/military/helicopter/Alouette/Alouette3_2006-06_LEEUW_015_800.jpg
desculpe, o blog é de automobilismo mas já que vc tocou no assunto rsrsrs...
Eis aí um circuito que poderia voltar a integrar o calendário oficial.
Carlos Henrique
Nessas alturas do GP da África do Sul, já havia uma determinação para o fim das tomadas de ar elevadas?
Parece que sim... pelo menos a Brabham ali no lado externo da curva já se apresentava sem a 'chaminé'...
O carro branco (#27) também... é o 'Parnelli VPJ4B' de Mario Andretti. Não sei qual foi a modificação para que o modelo ganhasse um 'B' no nome em 1976...
A versão inicial do 'VPJ4', usado em 1975, também não tinha uma 'chaminé', ganhou uma no meio da temporada. Esse de 1976 parece mais com a versão inicial de 1975...
Mesmo assim, esse foi um carro - emergencial - usado por Andretti apenas em Kyalami e Long Beach, depois de ter se desentendido com Chapman (após o GP do Brasil) e antes de se entender com Chapman (depois do GP em Long Beach) e voltar para a Lotus.
Na foto dá pra ver lá na frente Niki Lauda (Ferrari), seguido por Jochen Mass (McLaren), Vittorio Brambilla (March), James Hunt (McLaren), Patrick Depailler (Tyrrell), Ronnie Peterson (March), Clay Regazzoni (Ferrari), Carlos Reutemann (Brabham), Tom Pryce (Shadow), John Watson (Penske), Mario Andretti (Parnelli), Jody Scheckter (Tyrrell) e a pontinha da Brabham de José Carlos Pace.
Lauda venceu esse GP liderando todas as voltas! Só não 'abocanhou' tudo porque a pole position foi de Hunt...
um abraço,
Renato Breder
Breder
creio que åquela altura a mudança do regulamento concernente å altura das 'chaminés' já estava determinada e anunciada, pra ser adotada a partir da Espanha como vc bem sabe, mas no caso das BT45 há que se lembrar possuíam motores horizontais, boxer, os 12 cilindros da Alfa, com as cornetas de admissão de ar postadas nas laterais, paralelas ao solo - as tomadas de ar tinham de estar nas laterais também, mais próximas das cornetas, obviamente, do que se em cima do motor.
quanto ao Parnelli, bem eu nem conhecia essa versão B do modelo - fui checar no statsf1, nos modelos da Parnelli, e há uma entrada de ar pequena e discreta, aparentemente inprovisada, sobre o santantonio, este q passaria a ser a referência limite de altura máxima dos carros.
(aliás, a foto ilustrada naquele site parece ser do mesmo momento da foto do post, com Andretti ladeado por Watson iniciando uma curva å direita, só pode ser a Crowthorne em Kyalami)
sempre pensei que o PArnelli somente tivesse tido dois desenhos de 'chaminé', a primeira, ovalada/horizontal, a qual vi correr em Interlagos/75 e uma esguia/vertical que sucedeu a primeira. ambas pintadas de vermelho, exceto em LongBeach/76, quando foi azul escuro.
um abraco
Fernando
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