Reza a lenda que, após um fim de semana de Grand Prix, em 1974, o Team Tyrrell estava a bordo de um avião de volta para casa. Depois de devidamente assentado, afivelado pelo cinto de segurança e "acalmado" por umas doses de whisky, Ken Tyrrell estava no ponto para as intenções de Derek Gardner, o engenheiro/projetista da equipe.
Gardner se aproximou, assentou-se ao lado do patrão, pegou um guardanapo e traçou alguma linhas, apresentando a idéia ao chefe. Estas aqui: ==>> http://www.auto123.com/ArtImages/126707/drawing-inline.jpg
Depois da explicação do conceito, o madeireiro dono/chefe de equipe de F1, espantado exclamou algo como "Cruz Credo! O que é isso?" ==>> http://www.ronniepeterson.se/subc/images/p34/p342.jpg
Pronto! Havia nascido o projeto secreto do Team Tyrrell, codinome 'P34'... Bem, se não foi exatamente assim, a história é, pelo menos, interessante...
Aqui as entranhas da máquina: - na versão do lançamento, por Werber Bührer: ==>> http://multticlique.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/05/6-RODAS-1.jpg - na versão do GP da Espanha de 1976 (se não me engano), por Bruno Betti: ==>> http://www.cardesign.tv/wp-content/gallery/2011CutOuts/TyrrellP34a.jpg
Outras equipes até tentaram um carro de 6 rodas, mas apenas em testes...
* March 2-4-0 (Ian Scheckter, testes em Silverstone, 1977): ==>> http://www.farzadsf1gallery.com/image_upload/March_sixwheeler_01.jpg
Reza outra lenda que o eixo traseiro extra no March 2-4-0, criou tantos problemas, que acabou sendo apenas "cenográfico"...
* Williams FW08B (Keke Rosberg, testes em Silverstone, 1981): ==>> http://www.farzadsf1gallery.com/image_upload/SixwheelerWilliams_01.jpg
A influência do projeto de Gardner foi ecoada pelo mundo automobilístico. Por exemplo, no início dos anos 70, Ferruccio Covini criou o carro-conceito C6W (Covini 6 Wheeled) que, no entanto, teve o projeto abandonado e só em 2004 foi apresentado ao público no 'Geneva Motor Show': ==>> http://plussmodification.blogspot.com.br/2011/10/covini-to-produce-hybrid.html
E aqui alguns outros carro de 6 rodas... em alguns casos até 8 rodas! ==>> http://www.crookedbrains.net/2009/09/cars.html
complementando ao sempre preciso breder, me lembro de ter lido em alguma publicação especializada, no começo dos anos 70, que a idéia de um carro de seis rodas já existia na cabeça de gardner desde o primeiro tyrrell. foi o velho ken que lhe pediu um carro convencional no começo e que o projeto com seis rodas ficaria para um pouco mais tarde.
7 comentários:
Esse modelo é belo!!!
Abraço!
Mauro Santana
Curitiba-PR
Essa daí sempre tem vez! jejeje.
Sempre linda
Reza a lenda que, após um fim de semana de Grand Prix, em 1974, o Team Tyrrell estava a bordo de um avião de volta para casa.
Depois de devidamente assentado, afivelado pelo cinto de segurança e "acalmado" por umas doses de whisky, Ken Tyrrell estava no ponto para as intenções de Derek Gardner, o engenheiro/projetista da equipe.
Gardner se aproximou, assentou-se ao lado do patrão, pegou um guardanapo e traçou alguma linhas, apresentando a idéia ao chefe.
Estas aqui:
==>> http://www.auto123.com/ArtImages/126707/drawing-inline.jpg
Depois da explicação do conceito, o madeireiro dono/chefe de equipe de F1, espantado exclamou algo como "Cruz Credo! O que é isso?"
==>> http://www.ronniepeterson.se/subc/images/p34/p342.jpg
Pronto! Havia nascido o projeto secreto do Team Tyrrell, codinome 'P34'...
Bem, se não foi exatamente assim, a história é, pelo menos, interessante...
Aqui as entranhas da máquina:
- na versão do lançamento, por Werber Bührer:
==>> http://multticlique.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/05/6-RODAS-1.jpg
- na versão do GP da Espanha de 1976 (se não me engano), por Bruno Betti:
==>> http://www.cardesign.tv/wp-content/gallery/2011CutOuts/TyrrellP34a.jpg
Outras equipes até tentaram um carro de 6 rodas, mas apenas em testes...
* March 2-4-0 (Ian Scheckter, testes em Silverstone, 1977):
==>> http://www.farzadsf1gallery.com/image_upload/March_sixwheeler_01.jpg
Reza outra lenda que o eixo traseiro extra no March 2-4-0, criou tantos problemas, que acabou sendo apenas "cenográfico"...
* Williams FW08B (Keke Rosberg, testes em Silverstone, 1981):
==>> http://www.farzadsf1gallery.com/image_upload/SixwheelerWilliams_01.jpg
A influência do projeto de Gardner foi ecoada pelo mundo automobilístico.
Por exemplo, no início dos anos 70, Ferruccio Covini criou o carro-conceito C6W (Covini 6 Wheeled) que, no entanto, teve o projeto abandonado e só em 2004 foi apresentado ao público no 'Geneva Motor Show':
==>> http://plussmodification.blogspot.com.br/2011/10/covini-to-produce-hybrid.html
E aqui alguns outros carro de 6 rodas... em alguns casos até 8 rodas!
==>> http://www.crookedbrains.net/2009/09/cars.html
um abraço,
Renato Breder
complementando ao sempre preciso breder, me lembro de ter lido em alguma publicação especializada, no começo dos anos 70, que a idéia de um carro de seis rodas já existia na cabeça de gardner desde o primeiro tyrrell. foi o velho ken que lhe pediu um carro convencional no começo e que o projeto com seis rodas ficaria para um pouco mais tarde.
Um dos mais famosos de todos os tempos!
"El" auto en la historia de la F1.
Abrazos!
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